Por Dionatan Zibetti

Com certeza um dos assuntos mais polêmicos e de maior controvérsia da igreja cristã. Seque aqui a minha opinião sobre o assunto. Não significa que esta seja a verdade a ser seguida, mas este é o meu ponto de vista. Espero receber outras opiniões. Envie um email dizendo qual é seu ponto de vista para dionatan@gmail.com ou comente aqui no blog. Abraços a todos.

Versão para edição, download ou impressão clique aqui.

Como era dado o dízimo no Antigo Testamento?

O costume de dar o dízimo não se originou com a lei mosaica. Em Gênesis 14 vemos que depois de Abraão ter socorrido Ló, na batalha dos reis, ele recebeu visita de dois reis. O primeiro foi o rei de Sodoma, que veio para expressar sua gratidão, e o segundo foi Melquisedeque, o rei de Salém, que veio abençoá-lo e (v 17-20) e Abraão lhe deu o dízimo de seus despojos.

De todos os Judeus foi requerido que pagassem dízimos da semente da terra, o fruto da árvore, a erva e o rebanho (Lev 27.30-32). Esste dízimo não está relacionado a dinheiro. Somente o dízimo que Abraão deu a Melquisedeque estava relacionado a bens materiais, aos lucros que ele adquiriu quando venceu a batalha dos reis.

Os Judeus deviam entregar seus dízimos aos levitas (Nm 18.21s). que cuidavam do templo (Nm 18.21-24), que por sua vez apresentavam “uma oferta alçada ao Senhor” que representava o dizimo dos dízimos (Nm 18.26), que tinham de ser dados ao sacerdote, conforme Num18: 25-28. (ver também Ne 10.39).

Os dízimos deveriam ser levados ao lugar que o Senhor escolher (Dt 12.5s, 17s), isto é Jerusalém e seu oferecimento deveria tomar a forma de uma refeição ritual, em que o levita também tomava parte (Dt 12.7-12). Em cada terceiro ano o dizimo deveria ser oferecido na própria localidade do dizimista para que os mais necessitados também comessem e se saciassem (Dt 14.28s).

Esta era a prescrição da Lei. Lei esta que Jesus Cristo nos libertou através de seu nascimento, morte e Ressurreição. O sacerdócio levítico acabou, “se, portanto, a perfeição houvera sido mediante o sacerdócio levítico (pois nele baseado o povo recebeu a lei), que necessidade haveria ainda de que se levantasse outro sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão? Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei” (Hb. 7:11-12). “O sacerdócio levitico acabou, mudou-se a lei, o sacerdote agora é o Senhor Jesus” (Hb. 7:11-19). “Concluímos, que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à Lei”. Rm.3:28. “E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé”. Gl.3:11. “Não anulo a graça de Deus; porque, se a justiça vem pela lei, Cristo morreu inutilmente”. Gl.2:21. “Vocês que procuram ser justificados pela Lei, separaram-se de Cristo, caíram da graça.”. Gl.5:4.

O que isso para a igreja de Cristo?

A Lei que Obrigava os judeus a darem os dízimos da semente da terra, o fruto da árvore, a erva e o rebanho como prescreve a Lei de Moisés não existe mais. Estamos libertos deste ritual. Porém, devemos lembrar que Abraão deu dízimo de seus despojos a Melquisedeque, antes mesmo da Lei de Moisés ter originado.

Jesus identificou Melquisedeque como sendo o Messias (Mc 12.35s), Se Jesus é o Messias, então ele é “sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque”. Conforme aclamado no Salmo 110.4. Essa é a conclusão que teve o escritor da epístola aos Hebreus, declarando a superioridade de Melquisedeque sobre Abraão, e por causa disso, ficou estabelecida a superioridade de Cristo e de Sua nova ordem, sobre a ordem levítica dos tempos do Antigo Testamento. (ver Hb 5.6-11, 6.20-7.28).

Com essa conclusão dada por Paulo, então o dízimo dos lucros que Abraão deu a Melquisedeque, representa claramente o príncipio sobre dízimo na nova ordem do Novo Testamento.

Melquisedeque é superior a Abraão, Cristo e Sua nova ordem, é superior a ordem levítica dos tempos do Antigo Testamento. (ver Hb 5.6-11, 6.20-7.28). Portanto os Dízimos de nossos lucros passam a pertencer ao Senhor Jesus, A igreja cristão, que agora recebe os dízimos, não mais sobre os 10% da produção dos filhos de Israel, mas sobre 10% dos rendimentos Filhos de Deus, para mantimento e conservação do templo.

O dízimo de Abraão apareceu, na história do povo de Deus, 400 anos antes da lei. Abraão pagou dízimo quando estava na incircuncisão, isto é, quando ainda era gentio. portanto o dízimo nada tem haver com a lei no tocante a sua origem, pois surgiu muito antes dela. Arranque-se da Bíblia todo o conteúdo da lei e ainda fica o Dízimo, na sua íntegra exatamente na parte que nos toca a fé e a justiça de Abraão, de quem, espiritualmente, descendemos.

O Significado Melquisedeque no Antigo Testamento está em seu sacerdócio universal e ilimitado, mostrado em Hebreus 7.3, em seu duplo ofício de “rei-sacerdote, e em seu nome (Hb 7.1-2). Ao dar o dízimo a Melquisedeque, Abraão reconheceu que Deus era o verdadeiro Deus, e que o sacerdócio de Melquisedeque era verdadeiro e eterno.

O Senhor Jesus Cristo nos mandou entregar os dízimos?

Jesus não foi contra a cobrança legal Dízimo, nem a favor, mas sim indiferente. Ele advertiu aos Judeus a continuar dizimando. Porém não mais como o preceito mais importante a ser seguido. Em Mateus 23.23 Jesus falou aos fariseus. “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dizimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciados os preceitos, mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas cousas, sem omitir aquelas”. Mt. 23:23.

Jesus deixou claro que Ele vaio para cumprir a Lei, e libertar seu povo de todo o cerimonial exigido pela Lei. “Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim revogar, vim para cumprir” Mt. 5:17. “Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra” Mt. 5:18. Jesus cumpriu toda a lei. “Porque o fim da Lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê”. Rm. 10:4.

A Lei do dízimo conforme exigida na Lei acabou, mas a igreja agora segue o exemplo de dizimar conforme fez Abraão a Melquisedeque. Não como o mandamento mais importante a ser seguido e quanto à obrigatoriedade, o princípio supera a regra. Paulo diz aos Romanos que “a força do pecado está na lei”, ou seja, posso dizimar por obrigatoriedade, mas com o coração distante ou com outras motivações. O princípio, neste caso, não é cumprido, pois as intenções do coração se divergem do ato externo. E a incompatibilidade entre o interno e o externo foi à principal crítica de Jesus aos hipócritas e fariseus de seu tempo. Como disse Jesus: “Os preceitos, mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fé”.

Em Atos também podemos ver exemplos de como os primeiros cristãos ofertavam.

“Todos os que creram estavam juntos e tinha tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade”. At. 2:44-45. Até Barnabé que era levita e que segundo a Lei tinha direito de receber os dízimos não os recebia, pelo contrário, ofertava aos apóstolos, provando assim mais uma vez que essa Lei chegara ao fim. “José, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé, que quer dizer filho de exortação, levita, natural de Chipre, como tinha um campo, vendendo-o, trouxe o valor e o depositou aos pés dos apóstolos”. At. 4:36-37.

“Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria”. II Co. 9:7 .

A contribuição deve ser feita de forma voluntária, com alegria e devoção a Deus. “Porém agora estamos livres da lei porque já morremos para aquilo que nos mantinha prisioneiros. Por isso somos livres para servir a Deus não da maneira antiga, obedecendo à lei escrita, mas da maneira nova, obedecendo ao Espírito de Deus. Rm 7:6

“Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for”. I Co.16:1-2. O apóstolo Paulo nunca mandou ninguém fazer sacrifícios, leia acima: “conforme a sua prosperidade”.

Ofertar traz prosperidade?

Esse também é um motivo em que muita gente erra. O contribuir espontaneamente para obra do senhor é recompensado por tesouros celestiais. Preferirias tu ter seu tesouro na terra, onde perecerá, ou no céu, onde o gozarás eternamente? Porém muita gente se esquece de lembrar que levar ofertas até o altar tendo alguma coisa contra o seu irmão de nada aproveitará. “Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma cousa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta”. Mt. 5:23-24 .

Leia também :Provérbios 11:24-25, Mateus 6:19-21, Lucas 12:33

“Mande que façam o bem, que sejam ricos em boas ações, que sejam generosos e estejam prontos para repartir com os outros aquilo que eles têm. Desse modo eles juntarão para si mesmos um tesouro que será uma base firme para o futuro. E assim conseguirão receber a vida, a verdadeira vida.” 1 Timóteo 6:18-19.

O dizimo não é mais uma obrigação, mas um preceito, e a oferta muito menos deve ser dada por interesse. Afirmações como: “Vou dar o dizimo para não ficar desempregado, vou dar o dizimo para eu não ser castigado por Deus, Vou dar o dizimo para ficar rico, prosperar financeiramente” são afirmações erronias e rejeitadas por Deus. A Oferta deve ser dada com gratidão sem se pensar em qualquer tipo de retorno da parte de Deus e não deve ser dado simplesmente por medo de não ser abençoado.

Quem Malaquias chama de ladrão por causa do dizimo?

Para estudar a professia de Malaquias, devemos comparar com a história de Neemias. Depois de reconstruir os muros de Jerusalém em 52 dias e fazer a renovação da aliança mosaica em 444 a.C., Neemias volta à corte de Artaxerxes e permanece na Babilônia por 12 anos. Durante sua ausência o sumo sacerdote Eliasibe tomou algumas salas de depósito do Templo e transformou em apartamento para Tobias, que é amonita (Nee 2.19; Dt 23.4) e isso não agradou o povo que acabou deixando de lado a Lei de Deus.

Foi neste período que Malaquias profetizou (432 a.C.) e denunciou essa indiferença e pregou contra essas práticas. “E agora essa advertência é para vocês, ó sacerdotes. Se vocês não derem ouvidos e não se dispuserem a honrar o meu nome… lançarei maldições sobre vocês… Vocês se desviaram do caminho e pelo seu ensino causaram a queda de muita gente; vocês quebraram a aliança de Levi, diz o Senhor dos Exércitos. (Ver Malaquias 2.-19).

Suas palavras foram dirigidas também ao povo e desprezadas pelos sacerdotes. Visto como as câmaras tinham sido usadas como aposentos para Tobias, o povo já não estava mais contribuindo para o templo. No capítulo 3 o Senhor pede ao povo, que continue a dizimar em sua casa para que não falta mantimentos, pois essa atitude fez com que os levitas para poderem se sustentar voltassem para suas fazendas e abandonassem o templo de Deus (Neemias 13:10-11). Para isso, Malaquias advertiu o povo de que a falta de dar os dízimos era o mesmo que roubar ao Senhor, e fez promessas ao povo que voltasse a dizimar e ofertar, e Deus fez uma promessa aos Judeus que abriria portas no céu para derramar bênçãos sem medidas. Porém, apesar das advertências de Malaquias, somente quando Neemias voltou a Jerusalém em 430 a.C., os erros foram corrigidos conforme Nee 13.10-11.

Quem é o “devorador” que a Bíblia fala?

Outra coisa que devemos lembrar é que existe um espírito chamado devorador e que muitos pregam por engano que a única maneira de expulsar o espírito devorador da vida dos cristãos é entregando os dízimos e as ofertas conforme Malaquias 3:10,11.

Como já mencionamos, o dízimo não é investimento que traz retorno da mesma espécie. Também não é moeda de troca com Deus, do tipo: “eu dou o dízimo e o Senhor me retribui com prosperidade”. Também não é escudo contra o mal em nossas vidas.

Porém quando ofertamos espontaneamente ou devolvemos o dízimo de nossas rendas como gratidão a Deus, estamos adorando o Senhor, reconhecendo, na prática, que Ele tem cuidado de nós e continuará cuidando. Com isso adquirimos sabedoria e temor do Senhor, o que é muito mais valioso que qualquer bem material. O homem rico, sem Deus é pior que o pobre com Deus. Qual é o fim do milionário que morre sem o Temor de Deus no coração?

O gafanhoto devorador, na maioria das vezes, nada mais é do que conseqüência de decisões e atos errados de nossa parte, que nos trazem prejuízos. Por exemplo: Compras mal feita ou por impulso; falência ou perda de bens por imprudência, divórcios, doenças, acidentes, etc., tudo conseqüência da falta de sabedoria e temor do Senhor.

Em alguns casos o gafanhoto devorador pode também ser obra de Satanás, mas ainda assim decorrente, principalmente, do pecado e da infidelidade espiritual, que é a iniqüidade. Quando o homem anda em retidão junto ao Senhor, é Ele próprio quem luta e derrota nossos inimigos, inclusive o devorador: “Se vocês lhe obedecerem e fizerem tudo o que ele mandar, eu lutarei contra todos os inimigos de vocês.” (Ex 23:22).

Jesus Cristo disse “Eis que vos dou poder, e tu pisaras TODA obra (poder) de Satanás”. A autoridade que Jesus nos deu sobre as obras de Satanás está no contexto do evangelismo. Quando estamos fazendo a vontade de Deus, isto é, pregando o Evangelho a toda criatura, anunciando o Reino de Deus, temos este poder e somos guardados por Deus. Importante, porém, é saber que esta proteção refere-se à nossa própria salvação e não a coisas materiais, porque isso não tem valor para Deus.

Há muitas pessoas que crêem que deixando seus dízimos todos os meses na igreja estarão protegendo todos os seus bens do devorador e se decepcionam ao baterem seus carros ou serem roubados ou qualquer outra coisa do gênero. Pensar dessa forma é um verdadeiro engano do qual as pessoas devem ser alertadas para não perderem sua fé diante dessas situações. Paulo, o discípulo mais fervoroso de Jesus, freqüentemente passava necessidades, fome, frio, nudez, perigos de toda espécie, mas a sua salvação foi garantida porque ele foi fiel. Os discípulos de Jesus, freqüentemente, não tinham dinheiro nem mesmo para dar uma esmola aos pobres, como a Bíblia relata em Atos cap.3

Conclusão.

O tema “dízimo” continua sendo alvo de muitas e clássicas controvérsias geralmente de procedência hermenêutica, ou seja, má interpretação do texto bíblico. Nossa vida espontânea diante de Deus deve superar a regra com base na consciência e principalmente, na voluntariedade.

Eu acredito que hoje podemos ir além do dízimo em virtude da gratidão e crescente consciência em Deus em nós. Precisamos fazer a obra, construir igrejas para acolher as pessoas que precisam ouvir a palavra de Deus. Todo investimento feito na obra é bem aproveitado. Uma igreja bem construída e confortável é um benefício que será desfrutado por nós e por nossos filhos. É um patrimônio nosso que será deixado para nossas futuras gerações.

Devemos lembrar também que a igreja tem gastos com Conta de luz, água, aluguel, acentos, pintura, impostos, sexta básica aos mais pobres, construção de novas igrejas e o sustento dos missionários no campo. Uma igreja de porte médio não se mantém em pé com menos de 10 mil reais por mês considerando os gastos expostos acima.

Para finalizar, leia a promessa feita aos gentios: “Prevendo as escrituras que Deus justificaria os gentios pela fé, anunciou primeiro as boas novas a Abraão: Por meio de você todos os povos serão abençoados, assim os que são da fé são abençoados junto com Abraão, homem de fé.” Gl. 3:8-9.

Os gentios são abençoados na fé e não no dizimo. “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo”. Ef. 1:3 .

Na Lei, o DÍZIMO era a causa principal da bênção do povo judeu e a bênção era consequência deste DÍZIMO (Malaquias 3.10) A maneira certa do povo judeu contribuir na LEI era dando o Dízimo para ser abençoado.Na GRAÇA, o Sacrifício de Cristo é a causa principal da bênção do povo cristão.

Já somos abençoados em Jesus, temos que conhecer a palavra.

Fiquem na paz.

Dionatan Zibetti

Referencia de pesquisa:

O novo comentário da Bíblia – F. Davidson – Ed. Vida Nova

O novo dicionário da Bíblia – J. D. Douglas – Ed. Vida Nova

Conheça melhor o Antigo Testamento – Stanley Ellysen – Ed. Vida Acadêmica

Neemias e a dinâmica da liderança eficaz – Cyril J. Barber – Ed. Vida

Professor Dalton – Bacharel em Teologia

Dr. José Gomes da Silva Neto – Bacharel, Mestre e Doutor em Teologia; Doutor em Psicologia Pastoral, Doutor em Psicologia da Religião (Ph.D.); Psicanalista Clínico e Psicopedagogo.

José Adelson de Noronha – http://joseadelson.wordpress.com/tag/dinheiro/

Cléuvis Casagrande – Criador do site conselhos do céu

“o ponto de vista das pessoas acima não necessariamente expressa a minha opinião sobre o assunto pesquisado”

Bíblia de Jerusalém – Ed. Paulus.

Textos citados extraídos da:

Bíblia: Nova Versão Internacional

Bíblia: Nova Tradução na Linguagem de Hoje

Bíblia: Almeida, Revisada e Atualizada.

About these ads

Comentários em: "Estudo sobre Dízimo e Oferta" (156)

  1. Júlio C.P. disse:

    Muito profundo o seu estudo sobre os dizimos e ofertas…

    espero voce possa sémpre tranamitir a verdade de Deus nos seus postes e anotações…

    E que o Espirito Santo de Deus possa estar ao seu lado sempre que você for se aperfeiçoar no conhecimento boblico….

    ateh….

    • fiquei muito contente aprendi muito sobre os dizimos, que Deus possa abensoar o seu ministerio.
      e obrigado Deus e fiel

      cesar

    • Tudo bem. O dízimo foi dado antes da lei ao Melquisedeque que era o representante do Deus altíssimo e Nosso Senhor Jesus Cristo, certo! Ou seja, foi dado diretamente ao Sumo Sacerdote e a ninguém mais, certo! O Sumo Sacerdote hoje é somente Jesus Cristo, certo! PERGUNTA: Por que todo homem (que são meros sacerdotes por Cristo na nova Aliança) que ganha um diploma de DOUTOR EM DIVINDADES se entitula ‘Sumo Sacerdote” ( Por que somente o Sumo Sacerdote recebe o dízimo de acordo com o texto de Melquisedeque) e sai pegando o dízimo do cristão. Outra coisa, ainda não vi um entitulado pastor dizer assim numa igreja: – Alguém aqui presente esta precisando de comida ou remédio? – Tem! Então tem algum irmão aqui presente que poderia ajudar o nosso irmão, que está aí do seu lado, com comida e com o remédio do coração? Desculpe-me, mas ainda não vi ninguém fazendo isso. Que a Graça de Deus seja conosco.

      • Sidnei, você poderia ser o que poderia começar a agir dessa forma, reparta aquilo que Deus tem te dado com abundancia.

    • O dizimo é de Deus. Sim….
      Gênesis 12:1 Abrão morava em Harã quando Deus mandou sai para outra terra e levou consigo sua mulher, Ló e filhos do seu irmão e os bens que tinha adquirido. Abrão passou por muitas cidades edificando um altar, passou pelo Egito onde teve problemas com sua mulher. Então como Abrão andava muito não possuía terra para plantar com isso não poderia dar alimentos de dízimo. Em Genesis 13:2 A palavra do Senhor Diz: Abrão muito rico; possuía gado, prata e ouro. Genesis 14:20 Parte “B” E de tudo deu Abrão o dizimo, para o rei Melquisedeque . Tudo o que? Gado, prata e ouro(Tesouro). Não fala de alimentos.
      Em Êxodo 30: 16 E tomarás o dinheiro das expiações (“Palavras mais conhecidas como reconciliação, propiciatório, sangue, remissão de pecados e perdão estão diretamente relacionadas com esse tema”.) dos filhos de Israel, e o darás ao serviço da tenda da congregação (lugar de adoração ao Senhor – Igreja); e será para memória aos filhos de Israel diante do SENHOR, para fazer expiação por vossas almas.
      Cuidado Amados.

  2. Pr. Fernando disse:

    Não concondo com algumas ideias que vocêtenta transmitir nesse estudo meu amado !!!

    Na verdade hà sim uma procura dos pastores para arrecadação, porém esse sentimento está relacionado a engrandecer a obra de Deus e infelizmente é necessario haver recursos financeiros para isso.

    Mas bem, Deus está no controle do seu povo, a palavra de Deus nos fala que DELE, por ELE e para ELE são todas as coisas, e a sua justiça caira sobre todos.

    Gostei muito sobre seus comentarios de maneiras de melhorar sua vida espiritual…

    Deus te de sabedoria e direcionamento meu amado…

    • Luiz Cavarzan disse:

      Como assim, infelizmente é necessário haver recursos!!!
      Sabemos que são necessários então apresente-os a congregação para que espontãneamente o Cristão participe, porém sem ser enganado com a condição de que se não contribuir com o dízimo ele está roubando a Deus. Ai é má fé. E na questão engrandecer a obra de Deus não é fazer mansões como faz por ex. o bispo Macedo. querem enganar quem!!! O povo talvéz, porém Deus não vai dar não.

      Que a Graça de Deus nos acompanhe.

    • Carlos DJesus disse:

      Meu amado Pr. Fernando eu discordo do comentário do Senhor, pois ele ñ falou em relação a não contribuir com o dizimo, e sim como esse dizimo deve ser ofertado a Deus.
      É interessante que partindo do principio do dizimo, porque Abraão deu o dizimo antes da lei, vcs ñ estão nem ai pro sábado, pois o sábado foi desde a criação e ainda estava nas tábuas da lei e nem por isso vcs se preocupam com ele; pois ele ñ traz renda ñ é? O que eu vejo é a maioria, quase todos vcs pastores ensinando errado aos fieis em relação ao dizimo; tenham mais fé em Deus, ensinem o certo e deixa Deus trabalhar no coração das pessoas, mas ao contrario disso, vcs querem fazer o papel do Espirito Santo. #Ficadica… Fica na paz e que Deus te ilumine Pr. Fernando

  3. JEAN CARLO disse:

    oi eu adorei os estudos sim pq afinal igreja não é leilão e DEUS naum esta a venda ele esta nos corações de cada uns de nois abraços q DEUS te abençoe e de te sempre entendimento…

  4. concordo em genero, numero, grau e dinheiro,rsss

  5. Ola…….gostei muito de ver este estudo pelo Dionatan a tempos atras ele defendia uma tese totalmente diferente dessa e destorcida……….e ateh chegamos um dia a quase discutir no msn.
    HOje fico feliz de ver ele falando desse assunto dessa forma fico felis por ver o Dionatan que fazia o seu melhor pra Deus .voltando a fazer tudo novamente…..fico muito feliz por isso.
    Deus abençoe
    Abraços!!!!

  6. Pr. Geraldo Matais disse:

    Gostei do estudo. Muito proveitoso. Contudo, quero resalvar, Dionatan, que até mesmo no A.T. Deus não fundamentou seu relacionamento com os israelitas em dizimos. Tanto que Cristo disse que eles não entenderam o espírito da Lei que é o amor. A verdadeira motivação para o povo adorar a Deus não estava posto sobre a exclusividade de observações legalistas, mas sim de seu desprendimento das coisas mundanas e passageiras para um aalvo superior que eles estavam experimentando dia após dia que era a presença de Deus que lhes dava a garantia de uma vida terrena satisfatória. Se assim era o trato de Deus concernentes ao mundo visível o que se dizer de Seu cuidado para o mundo vindouro! Mas, eu gostei de seu estudo, das fontes consultadas, de seu texto maduro. Continue assim e Deus te conceda seu Espírito de conhecimento. Em Cristo…
    Rev. Geraldo Matias – I.P.B. de Eden – Sao Joao de Meriti – RJ.

    • Amado Dionatan, excelente post. Quanto ao comentario do Rev. Geraldo Matias, gostaria de saber uma forma de entrar em contato com ele. Foi meu pastor em 2001 aqui em Cachoeiro de Itapemirim e perdi comtato. SDe possivel me passe o endereço

      Fique na paz

  7. Mara Lucia de Souza dos Santos disse:

    Gostaria de saber tudo sobre Dizimo e Oferta

    Esto precisando de estudo sobre Lucas e Atos sera que voces pode me achudar

  8. gilberto rocha disse:

    A paz dos Senhor meu amado,
    Eu estou de pleno acordo com que o irmão disse sobre os dizimo e oferta, eu gostaria de lembrar os amados irmãos que tudo aquilo que Deus coloca no nosso coração, e pra nos transmitirmos, pois eu tenho certeza, que esse comentário, pra muitas pessoas que ler vai ajudar muito na sua vida epiritual, pra outros pode até causar trantorno, mas se Deus o encubiu de falar meu irmão fale, por que ele que te usar desta forma na face da terra, nos sabemos que outras pessoas(irmãos) tem outra vizão sobre este assunto, mais o importante é Deus tem te abençado desta forma de agir e pensar, e eu creio que ELE te abençoa e te usa da forma que ele que, a palavra do Senhor não volta vazia sem antes cumprir o seu propósito na vida de alguém
    Continue assim que Deus te abençoe, Não olhe para as pedradas……Se nos queremos transmitir a palavra do Senhor, eu sei que muitos vão tentar nos parar usando até a própria Biblia destorcendo a palavra do Senhor……Fica com Deus..Amém

  9. Willians S. disse:

    A Graça e Paz do Senhor Jesus, sejam com voce e todos os seus…
    Olha estou buscando alguns estudos a pedido de um superior eclisiastico, para podermos ministrar em nossa igreja o valor e a importancia dos dizimos e ofertas e pude notar que seu estudo tem uma boa dinamica e orotoria, que realmente prende a atenção, e o que mais achei interessante é que a base desse estudo como um “geral” é o Dizimo de Abraão a Melquisedeque, quando voce mencioa que esse ato foi 400 anos ANTES da lei mosaica… Acredito que alem de outros estudos e bases que estou buscando em varias biblias de estudos, assim como essas ricas informações propociaram um conteudo de de sumo valor para o crescimento de varias pessoas. Que Deus continue dando a voce muitas oportunidades como essa para expor a verdade de maneira inteligente, sabia e verdadeira… Um Abraço Ev. Willians

  10. carlos pinto disse:

    se estou vivendo para cristo, como viver coisas do velho testamento, quem paga o dizimo para as igrejas, nao esta fezendo a vomtade de JESUS e sim a vontade dos padres pastores e outros que vivem com o dinheiros do dizimo, entao essea que pagam o dizimo diretamente para as igrejas devem receber a recompensa dos donos das igrejas que sao eles os que citei acima,
    eu faço minha parte dando de comer a quem tem fome e de beber a quem tem cede, e redio os doentes, porque irei das dinheiro para homens viverem no luxo,

  11. NUNCA SE FEZ TAO NECESSARIO NESTES ULTIMOS DIAS ,UM ESCLARECIMENTO COMO ESTE NESTE ASSUNTO-DIZIMO,POIS O MERCENARISMO,A APOSTASIA,ESTAO INVADINDO AS IGREJAS DE FORMA ASSUSTADORA PARA OS QUE VIVEM PELA GRAÇA.

  12. deurival sobrinho disse:

    Amados estou pretendendo exibir amnhã a noite algo, tipo um slide/filme/mensagem sobre DIZIMO e como devemos oferta na Casa de Deus, e como posso contar com vcs ao respeito caso possivel favor envie algo sobre o assunto.
    Agradece desde já em nome de JESUS CRISTO, pois será divulgado no Culto a Assembleia.
    Atenciosamente,

    Deurival Sobrinho

  13. Ev Ton lima disse:

    Sobrio , profundo , esclarecedor, edificante,meus parabéns´, que Deus lhe abençoe.
    Quando os lideres descobrirem, como motivar as pessoas a dizimarem, eles veram um verdadeiro milagre acontecer nas igrejas, na maioria das vezes as pessoas querem dar o dizímo, alguns toques ; transparência;assistência social ; progresso , melhorias nos aparelhos da igreja (rampa para cadeirantes , custeio integral de material didáticos na igreja; ect e tal ) é incrivél como a igreja se mobiliza quando tem elemento motivador, eles vão além dos dizimos, dando parte consideravel das suas riquezas. e esperam que seja todo aplicado na óbra de Deus, Quase me esqueci, parte deste dizimos e para sustento dos pastores , presbiteros , missionários etc, porém devem levar uma vida modesta , como a maioria dos congregados levam . aqueles que sonham com luxo , riqueza , carrões, devem buscar outra fonte de renda.

  14. Graça e Paz Pastor!
    Sabemos que o povo perece por falta de conhecimento.
    Precisamos sim de homens e mulhreres de Deus, dispostos a colocar a mão no arado e levar a Palavra de Deus a toda criatura. Portanto, todo estudo, comentario e outros artigos relacionados com a Palavra do Senhor (desde que filmente retirados da biblia)tem que ser divulgados de forma correta e que todos possam desta forma compreender a verdade.
    Que Deus te abençõe e continue iluminando a sua vida!

  15. Vanderlei Gadelha disse:

    A Paz do Senhor! Um dos melhores estudos que já vi sobre os dízimos e Ofertas. O Dízimo é antes da Lei. A prosperidade da promessa é Celestial; o que nada impede de receber ainda nessa vida material. Devolver parte daquilo que Deus te deu,de coração, sem exigir nada em troca. Fica com Deus.

  16. francisco tarcizo brito vieira disse:

    achei o estudo uma benção, a biblia diz em Oseias que “o povo de Deus perece por falta de conhecimento”, e muitos teem sido entristecidos com ensinamentos erroneos à respeito de dizimos, lideres sem fé em Deus, com medo de passar fome, com ganancia, e com preguiça de ir trabalhar para ganhar almas para Jesus, ficam impondo as pessoas para pagar o dizimo;o salmista diz: ” nunca vi um justo desamoarad nem a sua descendencia a mendigar pão.”. As pessoas preisam serem instruidas a doar volutariamente e com amor pela obra de Deus e para que o seu servo não passe necessidades; O homem que trabalha para o Senhor com diligência e abnegação, com certeza vai colher frutos e os fieis serão impulsionados pelo Espirito Santo a fazer doações para a casa do Senhor e consequentimente para o servo que está na frente da Obra. A paz do Senhor, e que Deus nos livre dessa geração perversa.

  17. Amén e Amen,o véu da cegueira espiritual tem de ser rasgado,quem insiste na lei não pode usufruir da graça,DEUS honra quem da´com alegria e não por coacção ou medo de ir parar ao inferno.DEUS nos abençoou com todas as bençãos ,nenhuma ficou de fora.Além do mais dizimo erauma ordenança e não mandamento como costumam pregar,que foi abolido por UM SACERDOTE ETERNO.Deus não quer so´10%,mas a nossa vida total.

  18. walter barreto disse:

    Que DEUS possa cada dia te abençoa o estudo esta muito bom graça e ´paz

  19. Precisamos aprendermos cada vez mais sabermos ministrar sobre dizimos e ofertas,ensinar de acordo
    com a palavra de Deus. Que deus vos abençõe

  20. Que Deus vos abençõe,continue nesta tua força.
    Apaz do Senhor Jesus.

  21. Olha,com este estudo esclareceu minhas dúvidas,mas uma coisa que eu queria mensionar, não sei se estou certa porque quem sou eu para julgar,mas a gente sempre ouve as pessoas comentarem, pessoas essas que não conhecem Jesus e ouvem a mensagem de que se não dermos o dízimo e ofertas vamos para o inferno ,que somos ladrões, principalmente nos programas de TV,essas pessoas ficam horrorizadas,e ficam com uma imagem destorcida do evangélio,eu acho que isto espanta as pessoas do evangélio de Jesus.

    • palomagilli disse:

      Olá Lisiane.

      Com certeza… Se a igreja vivesse a plenitude do evangelho, vivesse segundo o sacerdócio e nação santa, certamente seriamos levados mais a sério.

      Se carregássemos a presença de Deus com a gente o tempo todo, o Espírito se manifestaria em curas e maravilhas e o poder de Deus seria revelado em nós.

      O simples fato da igreja – no geral – não viver como ser bíblico, faz com o mundo julgue, se afaste e não queira conhecer as boas novas.

  22. Graça e paz.
    Aqui no Paraná tem uma denominação “não dizimistas” segundo os relatos foi criada em 1910 por Louis Francescon. Agora compare com a Assembléia de Deus “dizimistas” que tem a mesma idade o quanto cresceu no Brasil e no exterior.
    Ótimo estudo! É o que tenho apreendido desde a minha juventude na escola dominical, devolver o dízimo é um ato de amor para com a obra de Deus.

  23. Luiz Gustavo D. Cardoso disse:

    Abril 24, 2009 ás 03:46 da manhã
    Que a paz do nosso Senhor Jesus esteja com todos.
    fico, feliz de ter este assunto tão esclarecido,
    pois tira todo gama de extorção do meio do povo
    de Deus ,que já é taõ sofrido :pois disse Jesus :
    O meu povo peca por não conhecer as Escrituras.
    O eunuco no caminho para Damasco lia as Escrituras
    mais não entendia ,chegou , Felipe trago pelo Espirito Santo e disse: entendes tu o que lês ?
    (resposta sabia do eunuco.) como poderei entender, se
    alguem me não ensinar . Atos cap.8 vers.31
    assim nosso irmão em cristo fez muito bem em nos ensinar esta parte. Deus te abençõe meu amado

  24. Graça e paz.amado!!!!
    Estou de pleno acordo contigo meu irmão. Apesar de fazer parte de uma denominação que obrigatoriamente temos que dar os dízimos. concordo e faço da sua opinião a minha também. Hoje existem igrejas e líderes que se aproveitam da falta de conhecimento da palavra por parte dos membros para tirarem proveito próprio.
    Deus abençoe você, e fique na paz de Cristo

  25. Estive hoje o dia inteiro pedindo que Deus me desse um esclarecimento verdadeiro sobre o dízimo e seu estudo foi a resposta. Há muitos anos somos dizimistas e nunca vimos as janelas do céu se abrirem e abundância em nossa vida financeira, pelo contrário sempre passamos por muitas dificuldades nesta área. Algum tempo atrás dávamos somente ofertas e como era um ato de amor gratidão a Deus eu via resultados. Agora já faz algum tempo que temos dizimado “por obrigação de cristão” e vemos cada vez mais o fundo do poço para nossas finanças.
    Obrigada pela sua coragem e direção do Espírito Santo sobre um assunto tão delicado e polêmico.
    Deus te abençõe poderosamente.

  26. No texto acima a seguinte frase e referida……
    “O homem rico, sem Deus é pior que o pobre com Deus”
    Gostaria de saber qual versiculo da biblia explica que
    que pobre com Deus, pode ser pelo menos um pouquinho pior do que o rico………?
    Acredito que aquele que confessou seus pecados, e se arrependeu deles, aceitou a Jesus como seu salvador, em hipotese alguma pode ser pior doque qualquer outra coisa………Outra coisa, a biblia e uma so, independentimente de velho ou novo testamento, toda ela e a palavra de Deus. O Novo testamento e a palavras de Deus como o velho tbm…..Voces ficam fazendo diferenca da biblia, uns preferem o velho testamento e outros o novo testamento. Gente pelo amor de Deus, a diferenca aqui,e que cada um interpreta a biblia como acha melhor, o que e errado, porque a biblia nao se vende separada, voce nao compra o velho testamento separado do novo, isso diz, qua a biblia e uma so, se vcs obedecem o novo testamento, tbm tem que obedecer o velho, porque os dois livros sao a palavra de DEus.

  27. Quem sao vcs de ficarem falando asneiras..
    1 lugar, ninguem te obriga a dar o dizimo, em momento algum, vc foi obrigado a dar o dizimo, se vc frequenta uma igreja que te obriga a dar o dizimo, procure outra, pois seu pastor ou anciao, nao anda em comunhao com Deus
    2 lugar dizimo e um ato de fe, voce nao e obrigado a dar. Se vc da o dizimo porque e obrigado, vc vai sempre ver suas financas no fundo do poco.

  28. paz seja convosco amado de DEUS ,gostei do estudo ,e semple digo que a igreja tem 2 pernas,uma e dizimos e a outra e a oferta ,nos quatros evangelhos o SENHOR JESUS espusou,os compradores e os vendedores da porta do templo,mas hoje a casa de oraçao como ELE chamou e casa de vendas,onde a avareza tomou conta ,e O ESPIRITO SANTO saiu e o comercio tomou conta ,e pecado vender e comprar na casa de DEUS ,eu creio num DEUS SANTO,os dizimos sao SANTO ao SENHOR amem

  29. Rômulo Rizo disse:

    Bom, eu dou o dízimo de todo o ganho financeiro que tenho… assim entendo estar fazendo o correto diante do meu Deus ( que me sustenta )… Ele merece tudo o que eu tenho… 10% eu entrego com sacrifício, mas com prazer !!!! Sinto a aprovação dEle sobre minha vida !!!

    • palomagilli disse:

      Aí é que está a diferença: dizimar não por obrigação ou porque vc será amaldiçoado…
      Mas sim, dizimar por prazer, gratidão!!!

  30. LUIS CLAUDIO MARTIN disse:

    MUITO OBRIGADO PELO PELO RICO COMENTARIO,TECIDO SOBRE ESTE ASSUNTO TAO POLEMICO…A GRATIDAO A DEUS DEVE SER A ALAVANCA QUE NOS LEVA A CONTRIBUIR,COMO DISSE O APOSTOLO PAULO:’COM ALEGRIA’.DEUS LHE ABENÇOE…MUITOS ESTAO ABRINDO IGREJAS COM A FINALIDADE DE GANHAR DINHEIRO,E SE ESQUECEM QUE NOSSA MAIOR RESPONSABILIDADE E GANHAR ALMAS PARA O REINO DE DEUS…

  31. Regina Sampaio disse:

    Graça e paz de Deus!!!

    Mto completo seu estudo sobre este polemico assunto, nos ensina claramente a não devolver o dizimo por imposição, pressão, mas sim por amor a Deus e desejo de ser recompensado em sabedoria e temor a Deus q é o q realmente importa em nossas vidas, ao contrario do q mtos ensinam q se fiel dizimista, receberemos uma vida de prosperidade o q soa como recompensas materiais o q tem levado mtos a se desviarem de uma vida reta diante do Senhor!
    Qto ao mundo atual, nunca se fez tão necessario um estudo como este, pois aqueles q tem zombado das coisas de Deus aqui na terra, estão sendo denunciados, envergonhados e confundidos, c as coisas de Deus n se brinca, mas como está na palavra, falsos profetas aparecerão, porém nosso Deus prevalece, aleluiassss!

  32. ricardo machado disse:

    amado,as igrejas deste seculo nao estao conseguindo lidar bem com a questao do dinheiro: deixar de cobrar o dizimo seria um ato de fe dos pastores. porem quando eles lembram dos seus salarios so lhes vem a mente as contas a pagar. por isso eles vao cobrando o dizimo para manter seus padroes de vida as custas dos que servem de massa de manobra para isso

  33. Gostei do seu estudo. Porém, tenho algumas obs afazer. A correlação da atitudede abraão para com Melquisedeque. Ali está,me parece, atitude totalmente voluntária e peculiar de Abraão, por que só 10%(dizimo) e não mais ou menos? Já que não tinha sido estabelecida a Lei, ela veio só em Moisés. Qual Templo pertencia Melquisedeque, para que houvesse mantimento? Vejo, neste texto em particular,uma atitude de reconhecimento da grandeza do sacerdócio e do que ele representava, como sombra do sacerdócio futuro, explicado em hebreus. Foi uma atitude particular de abraão, naõ necessariamente tem que ser exercida pela igreja, na dispensação da Graça. Não sou contra as Ofertas nas igrejas,pois elas sãobiblicas e eram praticadas pela igreja primitiva, sou contra o uso de textos do Velho Testamento(VELHA ALIANÇA)para justificar, exigir o dizimo dos fiés, por imposição, coaçao, usado termos como, você está roubando a Deus, Você será amaldiçoado etc. No Novo Testamnento(NOVA ALIANÇA) o que devemos nos basear e seguir na integra e aquinão á lei e sim graça, vemos apenas a palavra OFERTA, como pratica da igreja, não vemos a palara dizimo, veja livro de Atos, por exemplo, que são justamente a vida da Igreja, ja na nova dispensação,já com o VEU RASGADO, Já depois de Cristo Jesus ter cumprido a Lei, de forma agradável a Desu Pai, e só ele poderia fazer isto, homem nenhum conseguiu, e jmais conseguirá,e pôs fim á Lei ( “…o fim da Lei é Cristo…”)e agora sim, grandes e sublimes motivações para OFERTAR-MOS nas igrejas, pelo que Cristo fez e continua Fazendo, mas muito mais pelo que Ele representa para nós, individualmente, pelo que Ele é. Que continuemos contribuindo com nossas Ofertas Voluntárias sejam elas: 10, 20, 30, 60, ou até 100%, mas que não se use textos do Velho Testamento ou qualquer tipo de coação, e que nossos líderes usem esses valores, para o bem do povo e obra de Deus e nao para trazer conforto e luxo para suas vidas , esquecendo daquele membro de sua igreja , passando por dificuldadesa. Deus te abençoe poderosamente.

  34. rita maria disse:

    gostei muito meu irmão , muito esclarecedor seu comentário .,muitas igrejas estão fazendo da casa de deus um comércio muitos pastores que se dizem pastores maus esclarecidos também pregam malaquias3:10eusam isso para confundir a cabeça da maldiçao mais todos vão prestar contas de seus atos com deus.

  35. Maria sandra disse:

    Obrigado amado pelo rico estudo sobre dizimo e ofertas bom seria se todos os irmãos que não tem esclarecimentos em suas denominação buscasem informações esclarecidas neste assuntos inclusive, Pastores que perderam a essência do que o chamado pelo amor, em ser verdadeiros pastores de ovelhas ,pastores que tem dito aos membros que todos os dízimos e oferta e do sacerdócio e que perteçe á Ele e por aí vai igrejas crescendo insatisfeitas com a realidade entrando em contradições com a palavras de Deus. O senhor te abençoe tu e tua casa.

  36. Prezado irmão lhe saúdo na santa paz do Senhor Jesus, fico feliz em reconhecer que não sou o unico que goza deste esclarecimento as vezes nos ensoberbecemos achando que só nos vemos tais coisas, mas vejo que ha muitos que não se dobraram diante da pressão destes dias, a verdade é que precisamos voltar-se a Deus deixando todo rudimento e doutrinas que impede a liberdade cristã. Deus em Cristo lhe abençõe

  37. todo que aprendir nesse estudos sobre dizimos e ofertas foi bencaos na minha vida para semos abensoados temos que abensoa a obra de Deus

  38. compartilhamos da mesma compeensão, seu estudo é benção de Deus. Deus te abençoe!

  39. Graça e Paz Querido..
    Depois de tanta leitura da palavra, esperava + de vc..!
    Isso Acontece (a meu ver) quando olhamos td criticamente, sem orientação de Deus..! Querido quando nao aceitamos algo e já temos um ponto de vista.. é isso que acontece..!! Concordo em alguns pontos… mas infelizmente não com a ideia na qual vc quis passar! Deus te abençoe!

    • palomagilli disse:

      Oi amada…

      Não sei se compreendeu a idéia central do texto…
      Ele não disse que não é necessário dizimar… Ele disse que independente do que fazemos (dizimamos ou ofertamos) precisamos fazer voluntariamente, de bom coração, sem obrigação!

      Espero ter ajudado.
      Paz

  40. jose carlos disse:

    Amado gostei muito do estudo sobre o dizimo, abriu minha mente ao entendimento. Que DEUS o abençoe.

  41. jose carlos disse:

    É CADA UM PENÇA DE UMA MANEIRA, O QUE DEVEMOS FAZER É MEDITAR NA PALAVRA E PEDIR A DIREÇÃO DO ESPIRITO SANTO,POIS DEUS NÃO DEIXA NIGUEM CONFUNDIDO.DEUS É MARAVILHOSO, TODA HONRA SEJA DADA A ELE. QUANDO OFERTAMOS DE CORAÇÃO DEUS NOS ABENÇOA E SUPRE TODAS NESCESSIDADES. DESCULPE SE EU ESTIVER ERRADO . QUE DEUS OS ABENÇOE TEMOS QUE AJUDAR NOSSO PROSSIMO, POIS É ISSO QUE DEUS QUER.

  42. nilton aragao disse:

    Caro Dionatan,

    Observei atentamente seu estudo sobre dízimos e ofertas, queria apenas comentar que não só com relação aos preceitos bíblicos ou aos mandamentos que nada na Palavra do Senhor nos é obrigatório, Ela tem o objetivo de nos levar para o céu. Desta forma ofertar e dizimar na Casa do Senhor é um ato de fé, de adoração, de gratidão a Deus, de demonstração de desapego espiritua material e portando, ser contrário a avareza e a idolatria. Conforme Malaquias, no capítulo 3, o povo que deixara de dizimar foi considerado ladrão e em Corintios 4:10, os ladrões não herdarão o reino de Deus. Ora, se o dízimo é questão de fé, adoração a Deus, etc; que os ladrões e apegados a bens materias não herdarão o reino de Deus e que Jesus em 23:23 de Mateus chama os dízimos de DEVER, jamais posso negligenciar ou ensinar a nossa necessidade de dizimar (porque nós é que precisamos) na casa de Deus. Como o nosso bolso é muito difícil de se converter, jamais ensinarei a alguém que o dízimo pode ser desprezado, incentivando muitos que já não querem contribuir com uma pequena parte que Deus lhe Deus. O dízimo não salva, mas pode impededir que o cristão entre no céu, caso ela possa dizimar e não dizima. A palavra de Deus é inerrante e devemos pedir sempre a revelação de Deus. Todos nós estamos sujeitos a alguma avaria ou prejuízo material, no entanto, falo por experiência própria, que o Senhor tem suprido minhas necessidades e que tenho prazer em dizimar e ofertar na casa do Senhor pois Ele me deu o que tinha de melhor: Jesus Cristo. Devemos lembrar que a fé sem obra ela é morta e sem ela é impossível agradar a Deus. A Deus o que é de Deus!

    Que o Senhor lhe abençoe!

  43. Meu caro irmao, vc não sabe se cumpre a lei ou não, se o dizimo é ante da lei, o apedrejamento no caso de adultério tambem o é, a circunsizão da mesma forma, o que disser da guarda do sábado.Jesus as cumpriu por nós lembra. Quando a Melquisedeque, Jesus é superior tanto ao sacerdocio dele quanto ao sacerdocio de Levi, pois o sacerdocio de Cristo e de descendencia de Davi ou seja, na nova aliança, mudou-se o sacerdocio, logo mudou-se as leis, conseguentimente a forma de ofertar e etc…. o livro aos Hebreus fala para um povo recem-convertido que trazia um fardo da lei sobre os seus lombos, inclusive a lei dos dizimos paulo mostra no cap. 7 que eles estavam livres desse fardo. entendemos que as igrejas precisam de sustento financeiros, mais não podemos re-colocar o fardo da lei que Jesus tirou sobre os lombos dos crentes outra vez. O pior é que dizem que não somos obrigados, porém, se nao somos dizimistas não podemos ocupar cargos na igrejas e corremos risco de ir para o inferno, criamos uma nova indulgencia..

  44. Marcelo Araujo disse:

    A paz do senhor, gostei muito deste estudo sobre o dizimo. Tambem creio esta ser a forma correta em relação a contribuição na igreja.Não se limitar apenas ao dizimo, como na igreja de atos dos apostolos.

  45. jose jorge de souza disse:

    prezado dionatan,sou um humilde estudioso do novo testamento há 12 anos, e sempre debati com pastores evangelicos a respeito do dizimo, perdi amigos por causa da PALAVRA, mas nao me arrependo, pois JESUS CRISTO FOI CRUCIFICADO NA CRUZ, pelos sacerdotes judeus porque viviam como parasitas do imperio romano, e foram abalados seus interesses, assim sendo JESUS CRISTO morreu por nós na cruz levando nossas enfermidades e pecados.
    Infelizmente nao me congrego por obrigatoriedade de dar o dizimo e nao oferta, como tao bem está explicado por vós, e, AI DE QUEM FALAR MAL DOS DIZIMOS PARA OS IRMAOZINHOS EVANGELICOS, SERAO CHAMADOS DE LADROES. que DEUS ti der o ESPIRITO SANTO
    para que tenha mais sabedoria e forças para suportares os ataques que receberás, tenha a paz do NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, AMEM

  46. tenho trinta anos de ministerio e nunca vi o mais fiel irmao no dizimo ficar rico,prosperridadesao fatos isolados na vida de alguns.a adimnistraçao de dizimos nas igrejas e uma vergonha,e ante biblico.
    As entradas sao para previlegiados,e vc ai que e fiel,pode apostar quando um dia vc precisar,eles vao dizer va jejuar.dizimo nao da prosperidade e nem maldiçao,poi cristo ja pagou o preço,e se fez maldito por nos, entendeu mininoes.

  47. ola amados .
    quero conhecer um ministerio que recebem ofertas baseaado em corintios,contribuir com o que propos no corraçao,pois defendo esta tese tambem.
    joao-recife.
    fone;81-30622630-81-85188652.

  48. ola amados.
    se for pra obedecer a cristo quando ele falou que devemos dizimando do endro, do cominho, da hortelan,etc,so tenho uma opçao:levar o dizimo das mercadorias que eu comprar no mercado,sera que eles vao querer sempre assim so mercadoria para igreja,vai da o que fqalar hein..
    se voce que ter uma vida finaceira independente me procure pois tenho um projeto vitorioso pra vcs.
    joaobigben@hotmail.com
    boas festas

  49. JESUS NUNCA MANDOU QUE NOS DIZIMASSE ISSO E UMA MENTIRA E MAIS OS APOSTOLOS NUNCA COBRARAM DIZIMOS OS APOSTOLOS CONSTRUIRAM A IGREJA COM MUITO SANQUE E TRABALHO PRINCIPALMENTE PAULO E PEDRO E EU NAO ACHEI NADA SOBRE PASTOR PRESIDENTE PASTOR EMPREGADO DO PASTOR PRESIDENTE OS APOSTOLOS CITAM PRESBITERO DIACONO E EVANGELISTA CERTO NAO VEJO PASTOR COMO LDER DE TODOS ORA ALGO ESTAR ERRADO

  50. ORA NOS TEMOS QUE EXAMINAR AS ESCRITURAS JESUS PREGA HUMILDADE ELE NAO ERA RICO E NEM ANDAVA A CAVALO OS APOSTOLOS TAMBEM PREGAVAM A HUMILDADE E NAO ERAM RICOS E ELES PODIAM PORQUE ELES CONSTRUIRAM A IGREJA COLOCARAM OS PRESBITEROS E DIACONOS PARA PREGAR A PALAVRA E A IGREJA ERA LOCAL NAO TINHA IGREJA MATRIZ IGREJA FILIAO NAO TINHA PAPA PADRE PASTOR ETC PELO MENOS EU NAO LI NADA SOBRE ISSO NAO TEM NADA ESCRITO NEM NO FELHO NEM NO NOVO TESTAMENTO.PASTOR DOMAR CONTA DAS OVELHAS E O QUE ESTA NA BIBLIA SO TEMOS UM PASTOR DEUS ESSE SIM QUEM NOMEIOR OS APOSTOLOS SE JESUS E A FAVOR DO DIZIMO ENTAO OS APOSTOLO TERIAM QUE PREGAR O DIZIMO PAULO TERIA QUE PREGAR O DIZIMO PREDRO TERIA QUE PREGAR O DIZIMO TODOS TERIAM QUE PREGAR O DIZIMO TERIAMOS QUE TER MENSAO DO DIZIMO COMO LEI NO NOVO TESTAMENTO SE JESUS LEVOU TODA A MALDIÇAO ENTAO PORQUE OS PASTORE FALAM TANTO EM MALAQUIAS 3 10 PORQUE.NA BIBLIA ESTAR ESCRITO DIZIMO PARA TRIBO DE LEVI QUE NAO ERDARAM A TERRA O TEMPLO NAO EXISTE MAIS FOI DESTRUIDO NO ANO 70DC O SARCEDOCIO TAMBEM SE DEUS CRIO O DIZIMO PARA A TRIBO DE LEVI QUE ERA A TRIBO DE MOISES ENTAO PORQUE OS PASTORES COBRAM O DIZIMO PORQUE OS APOSTOLO ESPALHARAM A IGREJA PELO MUNDO SEM COBRA DIZIMO OBRIGATORIO E ANTES ERA MAIS DIFICIO PORQUE GUANDO SE ESTA COMEÇANDO E MAIS COPRICADO PAULO NUCA FALA EM DIZIMO EM RIQUESA MATERIAL PAULO DIZ QUE NAO TEMOS QUE ESTAR DE BAIXO DA LEI DE MOISES TEMOS QUE ESTAR NA GRAXA NA FE

  51. a muito tempo tenho orado a Deus pra que me desse uma orientação a respeito de dizims e ofertas pois sempre fiz tudo certinho achando que assim seria inundado de bençãos e nunca ví as janelas do céus se abrirem pra mim, muito menos as sem medidas bençãos.sempre achei que tinha algo de errado,nisso tudo.é assim quand não se conhece as escrituras e nos deixamos enganar por pedaços de versículos usados para deturpar a verdadeira essencia da palavra. mas agora graças ao nosso bom Deus se abriu uma luz em minha mente, muito obrigado por isso e fica com Deus Dionatan amigo.

  52. JOANISON ALVES FARIAS disse:

    POEQUE TANTA DISCURÇÃO. PORCAUSA DO DIZIMO?
    SE ISTO FOSSE DA VONTADE DE DEUS CRISTO TERIA FALADO
    CLARAMENTE, SOBRE O ASSUNTO. PORQUE ISTO,SABERIA ELE QUE ERA POLEMICO [COMO FOI NOS TEMPOS DE MOISES,SERIA EM NOSSOS TEMPOS. CRISTO FALAEIA COMO DEVERIA-MOS DAR O DIZIMO EM NOSSOS DIAS. SE EM DINHEIRO OU EM SESTAS BASICAS, ROUPAS,MORADIAS OU REMEDIOS AOS VELHOS E NESSESETADOS DA SUA OBRA.]MAS ELE DEICHOU ESCRITO ASSIM: AI DAQUELES QUE SE DIZEM PASTORES,QUE VESTE DA LÃ E COME DA GORDURA DAS OVELHAS. E ENSIMA DESTE APRICOU SUA SENTECIA. LADROES SÃO QUEM COBRA DIZIMOS,DO ORFÃN,ESTRANGEIRO E DA VIUVA. E ESQUESE DO AMOR E DA MISERICORDIA. CRISTO MUITO NOS AMA,POQUE VOCÊ QUE COBRA O DIZIMO NÃO AMA TAMBÉM. NÃO DISSE AS ESCRITURAS QUE DEVEMOS SER IGUAL AO MESTRE? NÃO OMITE ESTAS COISAS

  53. FERNANDO SOUZA disse:

    BELÍSSIMO ESTUDO, VC É PASTOR SE FOR PARABÉNS POR TAMANHA CORAGEM QUE DESAGRADA EU ACHO QUE QUASE A TOTALIDADE DOS PASTORES,QUANTAS VEZES TIVE QUE DÁ O DIZIMO COM MEDO DE SER CASTIGADO, DE O GAFANHOTO INVADIR A MINHA VIDA FINANCEIRA ESSAS COISAS NOS É ENSINADAS NAS IGREJAS E LÁ VAMOS NÓS ENTREGAMOS O DIZIMO SEM NENHUM SENTIMENTO PARA COM DEUS MAIS COMO IMPOSIÇÃO, ESSE ESTUDO ME AJUDOU BASTANTE.

  54. jhon wesley disse:

    Amado,irmao gostei dos comentario,porem discordo de alguns pontos,nos quais,disseste que,a oferta contribui por reconmpensas vindouras ou celeste,e que a prosperidade e entao uma recompensas aos salvos que iram,pro ceu, pois bem,se assim fosse teriamos que invalidar o que esta escrito em 2co-9-6;11 que diz que o homem colhe o que planta,o que planta muito ,muito colhera,dai e ser vos a dado boa medida saculdida recalcada,transbordante,ha uma promessa de Deus para nos aqui na terra.

  55. Concordo com o assunto, pois o esclarecimento do mesmo está de forma excelente, fácil de entender.

  56. Muito bom estudo,mas não sabemos muito lidar com a liberdade,então não devemos cair na mentalidade egocentrica e mesquinha deste século,não vamos mais fixar aos 10% mas fazer como a viúva que da sua pobreza deu com amor tudo o que possuia (marcos 12:42,44)e não devemos endurecer o nosso coração.gostei muito do estudo só assim vamos plantar e colher uma boa porção medida recalcada sacudida e transbordadante que é a justiça, que não é na terra mas na nova jerusalem celestial.

  57. FERNANDO SOUZA disse:

    ALGUÉM PODERIA ME ORIENTAR EM RELAÇÃO AO TEXTO BÍBLICO DE MALAQUIAS 3:10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, PRA QUEM ERA ESSE MANTIMENTO,OU SEJA, VEJO OS ISRAELITAS TRAZENDO O FRUTO DE SUAS TERRAS E GADO. O QUE ME INTRIGA
    CONSERTEZA É PARA QUEM ERA DESTINADO. CONSERTEZA SERIA MUITO PRA QUEM VIVIA NO TEMPLO.

  58. JOANISON A. FARIAS disse:

    COMO LEMOS A ISTORIA DOS ISRAELITAS;
    ARÃO ERA DA TRIBO DE LEVI, ESTÁ ESCOLHIDA POR DEUS PARA MINISTRAR O PO0VO. C/ O TEMPLO E, NA DIVISÃO DAS TERRAS COUBE AOS LEVITAS UMA PARTE TAMBEM,EMBORA SUA TERRA NÃO ERA BOA PARA PLANTAR OU CULTIVAR. FOI EXATAMENTE AI QUE NASCEU O DIZIMO DOS LEVITAS, DIZIMO ESTE QUE ERA PARA MANTIMANTO PARA O SEU SUSTENTO OU SEJÁ UMA FORMA DELES SE ALIMENTAR, ESTAS PARTES QUE ELES RECEBIA, DEUS TAMBEM LHE COBRAVA-LHE 10% PORA O SENHOR COMO OFERTA QUE ERA QUEIMADA COMO UM OLOCAUSTO PARA DEUS.ESTAMOS FALANDO DAS TRIBOS QUE SAIU DE JACO,[AS DOSE TRIBOS]. VOCÊ, NOS SOMOS DA TRIBO DE JACO?. QUANDO LER EM MALAQUIAS, LE TAMBEM SÃO MATHEUS CAP. 23 NÃO PUZANDO PARA A DIREITA OU ESQUERDA. MEDITAÇÃO: O CAMINHO É UM SÓ. PORFIAI POR ENTRAR POR ELE DISSE O SENHOR JESUS. LIGA NELE. ABRAÇOS.

  59. FERNANDO SOUZA disse:

    ISSO SIGNIFICA QUE O DIZIMO TINHA DOIS SIGFICADOS OU SEJA ERA UMA FORMA DE AGRADECIMENTO A DEUS E DEVOÇÃO E UMA ATITUDE SOLIDÁRIA COM OS ISRAELITAS DANDO O SUSTENTO. NE ISSO?

  60. JOANISON ALVES FARIAS disse:

    OLA FER.
    ERA UM COMPLOMISSO COM A CARNE, PORISTO FALA DE UMA LEI CARNAL.O MANTIMENTO ERA PARA O ANO TODO.
    DEUS NÃO QUER O NOSSOS BENS, E SIM QUE NOS SEJAMOS OBEDIENTES EM TUDO. COMO A ORAÇÃO DO PAI NOSSO.
    QUE DIZ,[VENHA A NOS O TEU REINO E SEJA FEITA A TUA VONTADE EM TODA PARTE. ORA SE UM REINO VEM A UM POVO É NESSESARIO QUE. TODOS SEJA SERVOS DAQUELE REINO.
    E O REINO QUE CHISTO VEIO NOS TRAZER É DE SIMA E NÃO DEBAIXO, QUE PRESISA DE BENS TERRENO. COMO PEDEM.
    NÃO ESTAMOS ROUBANDO SE ESTIVERMOS DANDO TESTEMUNHO QUE AGRADEMOS A DEUS. COMO ONRAR SUA DOUTRINA,COMPRAR E PAGAR, SER ONESTO EM TUDO,NÃO,ADULTERAR,PROSTITUIR,FALAR MAU DO SEU PROXIMO,DAR MAU TESTEMUNHO, ANDAR COMO O MUNDO GOSTA ETC. QUEM FAZ ESTAS COISAS E QUE SÃO LADRÃO DA GLORIA DE DEUS. TEMOS QUE SER LIMPO DE MÃO E PURO DE CORAÇÃO,
    E NÃO ENTREGAR SUA ALMA A VAIDADE.
    DIZER EU AMO A DEUS É FACIL, MAS DEIXAR SUAS OBRAS FALAR QUE VC AMA A DEUS É DIFICIL.
    FARIAS

  61. debora angela disse:

    nossa amei esse estudo, pois me esclareceu muitas duvidas.
    Pena que algumas pessoas não vêêm dessa forma, para essas pessoas só falo uma coisa:LÊIA A BIBLIA MAIS VEZES

  62. Quero fazer algumas perguntas:
    “Dízimo segundo Abraão”
    1- Onde está escrito no testamento de Jesus (depois de Sua morte), que temos que dar o dízimo? (sem deduções).
    2- Além desse Dízimo, Abraão deu outro dízimo?
    3- No caso dos despojos dos cadáveres que Abraão matou, isso seria um bom exemplo para a Igreja?
    4- Será lógico deduzir, somente com esse episódio, que devemos dar o dízimo mensal e para a instituição???
    5- Não será Melquisedeque, rei e sacerdote dos jebuseus, de Jebus, neto de Cão, povo pagão e idólatra que David destruiu depois?
    6- Além de rei e sacerdote dos jebuseus, o que mais sabemos (sem deduções) sobre Melquisedeque?.
    7- Seria lógico também seguir o exemplo do dízimo dos egípcios, pois os seus sacerdotes recebiam porções de Faraó?
    8- Se eu tenho que dar o dízimo para O Rei e Sacerdote, Jesus, para quem devo entregá-lo? Há alguém encarregado em “Suas finanças”?
    9- há mais outras “oferendas” que devemos dar (ao Rei e sacerdote Jesus), segundo abraão?
    David

  63. WILLIANS G FERREIRA disse:

    Voce foi muito feliz em seu estudo. Quero apenas enriquecer ainda mais o seu ponto de vista. É bíblico sim dar os dizimos ao Senhor, mas não como se prega a maioria dos lideres religiosos. Se tivermos de dar os dizimos como a maioria ensina nas igrejas então deveriamos observar o seguinte: Toda a classe de sacerdote cristão teria que viver exclusivamente dos dizimos sem ter outra atividade, nenhum levita poderia possuir ou herdar bem algum (NUM:18:19 E 20)e por fim pergunta-se: como classificar os levitas dentres os gentios cristãos? e por que a maioria dos lideres são possuidores de grandes bens terrestres (carros ou casas ou aviões ou empresas e outras coisas mais)
    O dizimo hoje ou qualquer outra oferta tem que ser ensinado a dar por fé (para a manutenção da obra de Deus) e gratidão a Deus (maneira pela qual Deus se agrada) por ele ter te dado condições em ofertar.
    Aliás a palavra dízimo pode pela fé ser substituida pelo cinquizimo, quinzimo ou outros “zimos” desde que seja por fé e gratidão ao Senhor.
    O crente não é bobo e não adiante colocar ÓCULOS VERDES nas ovelhas para engana-las. Temos a bíblia sagrada que fala mais alto em nossos corações, graças a Deus.
    Abraão deu dizimos por gratidão a Deus, Jacó, seu neto, não era dizimista, veio seguir o exemplo de seu avo muitos anos depois em GEN.28:22, ele pediu a Deus a benção e em troca seria grato com os seus dizimos.
    QUERIDOS PASTORES, ENSINEM A VERDADE AS SUAS OVELHAS E SÓ ASSIM ELAS SERÃO ABENÇOADAS JUNTAMENTE COM VOCES, JESUS BREVE VIRÁ.

  64. Manoel da Silva Lima disse:

    Esta é minha opiniaõ em relaçao ao dizimo.
    O dizimo é uma contribuição: ja que contribuimos com impostos em tudo que compramos até para respirar se paga impostos, o dizimo é a unica fonte de renda que a igreja tem para sobreviver o governo diz que os impostos sao para a saude e o povo continua doente e sem pespectiva de melhora,educaçao,piorou,segurança não vou nem comentar.enquanto nas ig.viciados,prostitutas e doentes são curados,e isto sem ajuda do governo,e vencendo desafios dos criticos e avarentos que na realidade saõ escravos do dinheiro o dinheiro da ig.é investido na ig.e naõ em vicios que tem desgraçado a vida de muitos o que depois acaba é nas maõs da ig. para os recuperar.Davi disse tudo que a em mim bendiz ao nome do Senhor,e isso inclui a nossa contribuiçao.ao invés de criticarmos a ig.vamos criticar aquilo que naõ somos correspondido com nossos impostos que pagamos.mim responda por favor.

    • Denilson disse:

      quando o senhor nos perguntar lá na glória. ajudastes alguém durante o tempo em que lhe dei para viver na terra ?
      senhor!!! a minha ajuda eu deixava com meu lider da igreja em fórma de dizimos e ele ajudava as pessoas.
      Mas eu não mandei ele ajudar em seu lugar… eu mendei você ajudar. pois ai é que está a diferença, os lideres enrriquecem com os dizimos e não ajuda o proximo.

  65. Franklin Calazans disse:

    Graça e paz querido,

    Posso ver que o seu estudo é bem profundo e que você é conhecedor da Bíblia Sagrada.
    Na verdade quero expressar o que acontece comigo:
    Eu ponho em prática o ensinamento que dizimar e ofertar, são atos de adoração ao Senhor, sendo que isso seja feito com amor.
    Acredito que seja Deus, vendo a minha liberalidade, vem me abençoando tremendamente na área financeira.
    Não sei porque acontece assim, mas por um período parei de ofertar do modo como fazia, e não foi por mal, mas por falta de atenção. De repente começou a faltar provisão, quando comecei a ofertar novamente as coisas começaram a melhorar de novo, e hoje vivo em plena harmonia, com os dízimos, ofertas e principalmente Deus.

  66. sidney silva disse:

    Bom estudo, mas devemos lembrar que foi através de ofertas,que missionarios foram enviados por isso o evangelho chegou até nós,mas ainda há muito o que fazer são quase 4000 linguas faladas no mundo que não possuem nada traduzido da Palavra de Deus, para isso mudar devemos ofertar com amor e prazer para o reino de Deus se expandir sobre os paises que fazem parte da janela 10×40. ÓTIMO ESTUDO MAS ESPERO QUE NÃO SIRVA APENAS PARA ALIVIAR A CONCIENCIA DAQUELES QUE NÃO TEM COMPROMISSO NENHUM COM O REINO DE DEUS!

  67. Pb. Mauro disse:

    Bom estudo, algumas pessoas não concordam ,porem falam da parte que ñ gostaram ,eu porem tento ensinar isto a muito tempo para o povo mas encontro muita difculdade ,visto que essa não é a visão da igreja então tenho me calado,,,,,,ÓTIMO ESTUDO MAS ESPERO QUE NÃO SIRVA APENAS PARA ALIVIAR A CONCIENCIA DAQUELES QUE NÃO TEM COMPROMISSO NENHUM COM O REINO DE DEUS! é bom lembrar .

  68. 1º – A Lei que Obrigava os judeus a darem os dízimos da semente da terra.
    2º – “Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim revogar, vim para cumprir” Mt. 5:17.
    Concordo que dízimos e ofertas NÃO SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS de sermos abençoados, pq do contrário anularíamos o papel de Cristo em nossas vidas, mas creio que dízimos e ofertas são ferramentas pelo qual Deus realiza a sua obra, pois Ele trabalha por princípios e a fidelidade bem como a fé entre outros, são coisas que Deus preza. Como os textos acima destacados, que retirei deste estudo, mostra que Jesus teria sido indiferente ao que já havia sido ordenado. A graça não veio para abolir mas sim fazer com que o homem tenha sensibilidade e dê ouvidos à Deus e não se baseie apenas em seu entendimento ou apenas se apegue à letras. Shalom La Rhema

  69. Parabens! primeira vez que leio algo muito interessante sobre o DIZIMO, e o melhor a verdade sobre o DIZIMO, oxalá que todas as denominações pregassem a verdade sobre o DIZIMO assim como foi escrito por você, eu tinha muitas duvidas sobre o assunto mas depois desta leitura saberei como ser fiel a Deus conhecendo o verdadeiro estudo sobre DIZIMO, que Deus continue te abençoando. OBRIGADO!!!!!

  70. abraao nao deu nada do seu patrimonio ou posse sim, dos despojo da querra.
    jaco fez um voto. se fez nao era dizimista e colocou 5(cinco) condiçoes observe: se isso, se aquilo o mesmo falar de tudo que me concederes. leia a culuna de betel(gênesis cap 28)
    nao tive tempo de ler todo o seu estudo mas peço a voce acrescenta onde DEUS confirmar a alinça com os levitas. malaquias 2 cap que deu te anbeçoe

  71. Fernando disse:

    Adorei o estudo concordo plenamente!!

    Fikem na Paz.

  72. sergio luis dos santos disse:

    V. Sa que diz que o Bispo Macedo faz mansões, pelo jeito não devolve o dizimo nem pelo motivo de prosperar e repreender o devorador e nem por outro que é dar por amor.

    • Luiz Cavarzan disse:

      É verdade eu levanto da cama e faço aquela oração que Jesus me ensinou pela Graça. Pai Nosso que estai no Céu………………..,O pão nosso de cada dia nos dai Hoje…….
      Sempre com muita “FÉ”,depois vou para minha empresa trabalhar e com a ajuda de Deus buscar o meu pão de cada dia. Sou empresário, tenho casa própria, Carros, motos, rancho, uma família feliz, SEM ENTRAR NAS CORRENTES.
      “Aquele que crer e for batizado, será salvo. O que não crer já está condenado.
      A Bíblia é um conjunto de livros, O Evangélio “A BOA NOVA” é o que Jesus pediu para o “CRISTÃO” divulgar. A Verdade já me libertou da LEI, Agora eu vivo pela graça do meu SALVADOR.
      Se foi suficiente para vc. entender OK.
      Que Deus derrame a Graça Dele em Ti.

      • Luiz Cavarzan disse:

        Ah. deixa eu corrigir pois já estava saindo e não olhei a digitação. No lugar de evangelio, le-se Evangelho. senão logo serei chamado de analfabeto, eu já conheço as figuras.

  73. meus amados que a paz de cristo esteja em seus coraçoês,como cristâos evangelicos sabemos que dizimos não e sacrificios como alguns ensinão.mas obediência e fè. se você não tem fè para não faze-lo- não- o faça.procure uma igreja que não trabalha com o mesmo e seja feliz. hoje em dia a igreja para todos os gostos ,se estão em cristo não sei ,mas tambem não e da minha conta.o apostolo paulo nos ensina que não devemos junga aos outros vamos juntos lutamos contra as obras das trevas que estão assolando nossas igrejas

  74. devemos volta a palavra original, o verdadeiro evangelho pleno de cristo jesus.

  75. sou dirigente de um trabalho em minha igreja,se faz nescessario que aprenda e aprofunde a cada dia mais no conhecimento da palavra,estes estudos pra mim sao 100% proveitosos pra mim muito obrigada eu agradeco de coracao.

  76. WILLIANS G FERREIRA disse:

    Queridos irmãos em Cristo, infelizmente muito se tem falado sobre este assunto sem a verdadeira interpretação.
    Abraão foi o primeiro a dar os dizimos e tudo que Abraão fez Deus impultou como justiça (Gênesis 15:6) (Tiago 2.23), ou seja, Deus achou justo e aplicou como regra para o povo judeu que viveria segundo a lei de Moisés e para nós os crentes que viveria pela fé e graça de nosso Senhor Jesus Cristo.(Gl 3.11)
    Se para o povo Judeu, Abraão é seu patriarca para nós é o nosso pai na fé.
    Se para o povo Judeu era obrigado a dar os dízimos, para nós o dízimo é uma questão de fé a ser seguido e nada mais.
    O que Deus olha em nós é a nossa fé, é aquilo que nós oferecemos com amor e com alegria, seja no campo missionário, seja na igreja local ou para o necessitado.
    Ou o que adianta nós sermos religiosamente dizimistas e no entanto virar as costas para aqueles que mendingam o pão ou mesmos para aqueles domésticos da fé que estão necessitados e que cultuam a Deus perto de nós e embaixo do mesmo telhado do templo?
    No meu ponto de vista o dízimos tem que ser ensinado como exemplo de gratidão a ser seguido e não como obrigação.
    Já ouvi pastores dizerem que quem não dava os dízimos ia pro inferno ou estava pecando e Deus poderia amaldiçoa-lo com a visita do devorador.
    Uma pergunta. Voces acham que Deus aceitaria alguma oferta ou alguma coisa nestas condições? (II Coríntios 9:6-10 II Coríntios 9:7.)

  77. muito bom esse estudo

  78. costei do estudo muito bom hoje mesmo vou ter que da estudo sobre este assunto foi de grande ajuda

  79. carlos paulista disse:

    sábias palavras irmão dionatan…o dizimo na nova aliança é dado por voluntariado,e não é nem questão de fé,pois no novo testamento não há mandamento nem promessa a respeito do dizimo…as pessoas precisam parar com esse negocio de dizer que quem não da dizimo é ladrão,que esta debaixo de maldição,que não vai pro ceu e outros tipos de asneiras…Deus não precisa que homens mintam,inventam,pressionem,etc, para que os crentes contribuem na sua obra…precisam parar com esse negocio,pois a propria palavra tem poder para mover o coração de um servo…aos pastores que estão lendo este estudo,deviam ler nas igrejas esta materia do irmão dionatan e vão ver que de coração é melhor do que coação a contribuição…ah! ia me esquecendo…pastor que prega sobre o dizimo em malaquias 3.10,não se esqueça de repartir o dizimo com os evangelistas,presbiteros,diaconos e cooperadores,pois eles sao,na regra de interpretação,os levitas(obreiros) de hoje, pra que eles deem o dizimo dos dizimos.

    fiquem todos na paz do Senhor!

  80. A paz do Senhor para todos. Eu gostei muito do estudo do irmão Dionatan e aprendi bastante. O que precisamos entender a princípio é: que a Bíblia, que é a palavra de Deus, está dividida em sete tempos, ou se preferir, sete dispensações. Seria como um prédio de sete andares. Hoje, nos encontramos no sexto piso, ou seja, no sexto andar que é o tempo que vivenciamos hoje; a GRAÇA. O sétimo piso seria a dispensação do REINO. Quando se fala da LEI, estamos falando de uma dispensação que está à um andar abaixo do nosso, ou seja, seria o quinto andar do prédio. A LEI me dizia que se eu não pagasse o meu dízimo ao Senhor, eu era ladrão. E naquela, era mais do que aceitável porque era LEI. Hoje paga o IPVA do seu carro porquê? Porque é LEI. Se não pagar você estará infrinjindo a LEI, concorda? Hoje, se um fiel de qualquer denominação não devolver o seu dízimo e você chamá-lo de ladrão, você corre um sério risco de ser processado por danos morais. Porquê? Por que estamos trazendo um encinamento que ficou no quinto andar e trazendo para o sexto. Isso causa um choque de dispensações. E DEUS não tem compromisso com nada que está fora do tempo. Tem coisas na Bíblia que só irá se cumprir no sétimo piso, na dispensação do REINO MILENAR. A bíblia me diz que nessa dispensação uma criança vai poder brincar com uma serpente e não haverá perigo algum, um boi poderá andar juntamente com o leão que não haverá problemas e o lobo pastar junto da ovelha e a ovelha não será atacada. Mas isso só na sétima dispensação. Se você trazer essa promessa para hoje, elas não vão se cumprir porque é só para o MILÊNIO DE PAZ. Se trazer para a nossa dispensação da GRAÇA, a criança vai morrer picada pela serpente, o boi vai ser estrassalhado pelo leão e a ovelha não vai sobrar nem a pele da coitadinha. E DEUS tem culpa disso tudo? NÃO é claro. Apenas são ensinos que estão fora do tempo que Deus já pre-ordenou para cada um deles. Quando falo de dízimo, eu não posso mais usar Malaquias 3:8-10, e sim Hebreus 7:4-10. Falar sobre dízimo dentro do nosso tempo é algo maravilhoso. Sou a favor de devolvermos como forma de gratidão a DEUS, dízimos e ofertas, para que assim haja manutenção na casa do SENHOR. Econcluo dizendo: ” DÍZIMO, NÃO É LEI.
    DÍZIMO, NÃO É VOTO.
    DÍZIMO, É FRUTO DE SALVO. ”

    Que Aqule que ama ao que dá com alegria, possa falar ao seu coração através dessas simples palavras. Um grande abraço de seu irmão Presbítero Flávio Martins.

    • Amigo você não esta fazendo nada para Deus, e sim para o clube religioso no qual você pertence.Porque na tua seita não prega todas as demais leis de Moisés.Você precisa ler a Biblia e entender o que está escrito, e não ficar somente ouvindo o que o lobo devorador ensina no altar

    • A ESCRITURA nao fala para que haja manutençao leia, essa palavra nao existe em malaquias 3,10.MANTIMENTO.vamos ajudar mais o proximo e deixar de comprar avioes particulares,mansoes com torneiras de ouroe e outras coisa que muitos lideres conseguem por que ensinaram o povo a trocar essa palavra.trocarm mantimento por manutençao.isso e adulterar a palavra. fernandes0337@yahoo.com.br

  81. acho de uma importancia muito maravilhosa esses escrarecimentos sobre os dizimos e as ofertas afinal existem pessoas que por terem sido instruidas erroniamente não tem a capacidade de enchegar a nesecidade da igreja em um todo,pois sabemos que quando nos colocamos a serviço do reino não so com os dizimos e ofertas mais com a total entrega das nossas vidas o reino de Deus se espande e vidas são alcansadas,que a travez deste estudo as pessoas abram as suas mentes ao invez de estarem dando as suas desculpas na sua alto devessa de que a igreja não presiça de dizimo e oferta,pois só sabe a dificuldade de honra com os compromissos que a igreja tem quem as pastoreia.que o senhor Jesus na sua maravilhosa graça continue lhe abencoando meu amado irmão em cristo Pr.Rinaldo Cruz da Igreja Missionaria Evangelica Peniel, João Pessoa (PB)

  82. Darei este estudo na EBD,pois é altamente esclarecedor e de muito entendimento,que nosso Deus continue te abençoando !!!!!!

  83. washington luiz disse:

    gostei muito desse estudo foi esclarecido muitas das minhas duvidas e tenho sertesa que servio par outras pessoas tambem que deus o abencoe

  84. NÃO TEM OQUE FALAR FICA QUIETO

  85. nayara r.d.d disse:

    eu ñ entendi nada eu quria mesmo e saber o porque devemos dizimar e ofertar

    • palomagilli disse:

      Olá Nayara… Sugiro que leia novamente o texto…
      O porquê de dizimarmos e ofertarmos é pelo ato de gratidão a Deus e pela sua obra na Terra em nossas vidas…
      E isso não é obrigatório (como tem se ensinado por aí) mas sim voluntário. Deus espera de nós, ofertas voluntárias, um coração que dá com alegria e sem esperar algo em troca por isso, pois Jesus já é a nossa maior recompensa!

      Espero que tenha te ajudado um pouco…
      Abraço

  86. mais eu gostei de de saber um pouco sobre isso…

  87. Infelizmente, você não tem noção do que é o dízimo ,gostaria de saber onde você estudou sobre isso procure uma escola que te ensine a palavra de DEUS … pessoas como você certamente estão dentro de casa querendo pregar o amor de JESUS … vá para uma igreja ,pois nossa casa não é um templo ,para servir a JESUS …temos que congregara . que DEUS lhe der uma direção fique na Paz de JESUS e em oração ………

  88. A paz do Senhor irmão. Afinal de contas, o dízimo é ou não é uma ordem a ser seguida? Ele implica ou não na salvação? A pessoas que não devolve o dízimo tem ou não tem prosperidade. Em minha igreja, o dízimo é uma ordenança e está fundamentado em nosso estatuto, portanto torna-se uma lei, sendo assim, se alguém deixa de cumpri-la, quebra uma lei tornando-se então um pecador. O que você acha disso?

    • Carlos Paulista disse:

      A paz do Senhor,irmão Adriano,

      Tomo a liberdade de responder as suas perguntas baseado na biblia,que tem autoridade final sobre qualquer assunto biblico.
      Nenhuma igreja,mesmo que tenha boa intenção,tem a palavra final,senão incorreríamos no mesmo erro da igreja catolica ou seita.

      O dizimo é citado antes da lei com abraão e jaco,e esses dois patriarcas deram o dizimo voluntariamente sem Deus pedir ou ordenar.(Gn 14.20 e Gn 28.22).

      Posteriormente o dizimo foi regulamentado como lei para sustento dos levitas,e era obrigatorio para todos os judeus e quem assim não o fizesse,estava debaixo de maldição e era comparado a um ladrão.(Lv 27.32,Dt 12.17 e Ml 3.10).

      Quando Cristo veio e morreu na cruz por nos,Ele aboliu o cerimonial da lei(regras),para implantar uma nova aliança no Seu sangue.A nossa salvação só depende deste sacrificio perfeito e de mais nada.(At 4.12).A salvação é um dom de Deus.(Ef 2.8)

      No novo testamento o dizimo é citado só em Hebreus no capitulo 7,e ali não fala de contribuição,mas fala da superioridade do sacerdocio de Cristo em relação ao sacerdocio levita.(Hb 7.1-12).

      Portanto na nova aliança,o dizimo se da voluntariamente,pois nós somos gentios debaixo da graça,e não judeus debaixo da lei…não se dá por fé porque não há promessa nem mandamento para tal,mas se da por amor,como alguem que dá um presente ao pai,sem esperar retorno.

      Quanto a nossa prosperidade,Jesus foi bem claro em dizer que quando somos fieis a Deus e seu reino,Ele suprirá todas as nossas necessidades.(Mt 6.25-34).

      Finalizando,voce comete pecado quando infringe uma lei de Deus e não o estatuto da sua igreja.

      Fique na paz do Senhor.

  89. Se este dizimo fosse tão importante,porque os apóstolos não eram dizimistas, Jesus tambem não deu o dizimos. Abraão só deu uma vez e não era lei, e foi resto de guerra, Jacó demorou mais de 20 anos para dar o dizimo somente depois que ele ficou rico. Salomão que foi o mais rico de todos não foi dizimista. Vai perguntar pra quem dá o dizimo o papa, o Macedo, o Valdemiro, o Malafaia e todos os demais lideres de seitas regiosas
    Hoje qualquer um abre uma seita e passa a exigir que os membros pague o dizimo pra ele.
    Jesus não mandou ninguem fundar seitas, E a seita que prega o dizimo não reconhece o fundamento da vinda do filho de Deus

  90. Olá, Dionatan:
    Foi muito bem sua fala quando diz:
    “Segue aqui a minha opinião sobre o assunto. Não significa que esta seja a verdade a ser seguida”
    Lançando aqui também minha opinião:
    Acho que muitos para não querer se adequar a verdadeira palavra , querem adapita-la aos seus pensamentos (não que seja o teu caso), ou seja, buscando versiculos isolados para se encaixar naquilo que ele pensa, bem tenho experiências de dizimista e creio que que o senhor Jesus é a favor sim, meditamos no versiculo abaixo que se encontra no tempo da graça, ou seja novo testamento:
    Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.
    Mateus 23:23

    Muitos observa e medita somente na parte A do versiculo, esquecendo que o proprio jesus disse neste mesmo versiculo que devemos fazer ambas as coisas, quando diz:
    ” devíeis fazer, sem omitir aquelas”
    Bem não consigo ver um outro dercenimento que não seja este – ser justo, misericordioso e acreditar mais entretanto sem deixar de dizimar. O que eu entendo é que devemos buscar e se esforçar para sermos tudo isso embora seja dificio, mais quem amar a Deus acreditar na tua palavra de transformação , e está é para ele regras de fé.
    Que o senhor ilumine a todos nós que somos sedentos da revelação da tua palavra,ok!
    um grande abraço.

    • cara irma,nunca que MT23,23 jesus incita nos cristaos da nova aliança a dar dizimos ele estava era de fato lembrando eles que eles os fariseus nao era para igreja,eles deveriam lembrar dos principios mais importantes da lei ja que eles observavam a lei.cristo estava na realidade ali exortando contra a hipocrisia dos fariseus.leia a Biblia.fernandes0337@yahoo.com.br

      • “ele falava com escribas e fariseus”fariseu nao era uma palavra pejorativa como nos a usamos hoje havia um significado ate nobre:separados.e hoje tambem nao tem nenhum escriba.

    • O irmão dalton tem razão,irmã sandra…Jesus não estava falando com a igreja e sim com judeus debaixo da lei…o novo testamento só começou a partir da ressurreição de Cristo…o erro de muitos cristãos(e isso provoca distorções teológicas) é achar que o novo testamento começa nas primeiras paginas dos evangelhos.
      Eu concordo com voce quando diz que o dizimista tem que ter principalmente amor,pois ele é a base do cristianismo.

  91. Wander Marinho Ferreira disse:

    É bom saber que não estou sozinho com as verdades de Deus, e que existe pessos dispostas a falarem a verdade ainda que sejam crucificada pelos homens.
    Que Deus te abençoe e continue te usando como homem de Deus nesses ultimos dias, e se lembre de nunca perder o contato com seu salvador.

  92. caro irmao q a paz do criador esteje convosco,mas permita observarei que abraao afinal de contas deu o dizimo uma unica vez e mesmo assim dos despojos de uma guerra e isso era comum ate mesmo entre os barbaros,penso que isso nao seja o suficiente pra vc criar uma base doutrinaria levando a crer que o dizimo e para os tempos da nova aliança,segundo lugar meu caro irmao devorador nunca foi espirito em parte alguma da escritura.agora uma pergunta: a escritura diz entregue todos os dizimos ou o dizimo? e obivio que existia mais de um dizimo o que nao praticamos hoje,depois os dizimos eram usufruidos dentre todos os que entregavam compartilhado o que nao acontece hoje estou certo ou errado?o que vc ve e os integrantes do templo entregando 10%dos seus rendimentos ao lider e ele afirma q isso e para manutençao da igreja templo,hora e os irmaos e suas necessidades?observe 1 corintios capt.16:”quanto a coleta a favor dos irmaos”agora dizimo irmao,dizimo biblico era viveres,vaca boi,frutos das sementes,como converter isso em dinheiro? se fosse dinheiro como o senhor mandaria vender o que ja era especie?Deuteronomio 14;24.tome cuidado ao fazer exegese por ela pode se tornar uma eisegese,nao force as escrituras,pois esta escrito q aquele que retira ou acrescentar vai responder por isso um abraço e que a paz do altissimo seja contigo.fernandes0337@yahoo.com.br

  93. Eu penso q é exatamente isso q deveria ser ensinado nas igrejas,mas infelizmente os lideres preferem pôr medo nos fiéis para forçá-los a dizimar;e para algumas pessoas q parecem não ter entendido mto bem sua esplanação,em momento algum vc disse q não se deve dizimar nos dias de hj, apenas mostrou a maneira correta de fazê-lo.O que tem fechado o coração de mtas pessoas a ofertar e dizimar na igreja não é a infidelidade para com Deus ou avareza como mtos dizem, e sim, a falta de transparência dos lideres na administração dos bens do Senhor, enquanto lideres enriquecem as custas de dizimos e ofertas,a obra de Deus sofre com falta de recursos que deveriam ser empregados nela,sem contar q hj nas igrejas em geral existe contribuições separadas para todos os departamentos da igreja.Ex:missões tem a oferta missionaria e o carnê de contribuições mensais que vai de 5 a 100 reais de acordo com o poder de cada contribuinte,assistencia social os irmãos são convocados a levar os alimentos para confecção das cestas basicas q serão doadas as familias de irmãos carentes, e assim por diante em todos os departamentos da igreja. Se o dinheiro q entrasse entre dizimos e ofertas fossem mesmo canalizados na manutenção do templo e na obra de Deus com certeza não seria necessario essa apelação q existe hj para q a igreja dizime e oferte, pois quando se ve resultado das contribuições o povo voluntariamente abre a mão e contribui com alegria como o apóstolo Paulo recomenda que se faça,mas por causa da falta de temor de mtos líderes na administração daquilo que não lhes pertencem na totalidade,mas sim pertence a Deus é que as coisas chegam no ponto que se vê hj em dia, muitos envergonhando o nome de Cristo e do evangelho por causa de dinheiro e bens materiais, que Deus nos ajude e levante um exército de verdadeiros obreiros compromissados com a palavra de Deus e a expansão do reino de Deus aqui na terra.

  94. FACO DESSA AS MINHAS PALAVRAS Eu penso q é exatamente isso q deveria ser ensinado nas igrejas,mas infelizmente os lideres preferem pôr medo nos fiéis para forçá-los a dizimar;e para algumas pessoas q parecem não ter entendido mto bem sua esplanação,em momento algum vc disse q não se deve dizimar nos dias de hj, apenas mostrou a maneira correta de fazê-lo.O que tem fechado o coração de mtas pessoas a ofertar e dizimar na igreja não é a infidelidade para com Deus ou avareza como mtos dizem, e sim, a falta de transparência dos lideres na administração dos bens do Senhor, enquanto lideres enriquecem as custas de dizimos e ofertas,a obra de Deus sofre com falta de recursos que deveriam ser empregados nela,sem contar q hj nas igrejas em geral existe contribuições separadas para todos os departamentos da igreja.Ex:missões tem a oferta missionaria e o carnê de contribuições mensais que vai de 5 a 100 reais de acordo com o poder de cada contribuinte,assistencia social os irmãos são convocados a levar os alimentos para confecção das cestas basicas q serão doadas as familias de irmãos carentes, e assim por diante em todos os departamentos da igreja. Se o dinheiro q entrasse entre dizimos e ofertas fossem mesmo canalizados na manutenção do templo e na obra de Deus com certeza não seria necessario essa apelação q existe hj para q a igreja dizime e oferte, pois quando se ve resultado das contribuições o povo voluntariamente abre a mão e contribui com alegria como o apóstolo Paulo recomenda que se faça,mas por causa da falta de temor de mtos líderes na administração daquilo que não lhes pertencem na totalidade,mas sim pertence a Deus é que as coisas chegam no ponto que se vê hj em dia, muitos envergonhando o nome de Cristo e do evangelho por causa de dinheiro e bens materiais, que Deus nos ajude e levante um exército de verdadeiros obreiros compromissados com a palavra de Deus e a expansão do reino de Deus aqui na terra.

  95. Marilane disse:

    Louvo ao Senhor por mais uma oportunidade de sua Santa Palavra ser estudada. Sou evangélica há 13 anos e “dizimista fiel” em toda intereza do significado. Tinha um medo horrível do espírito chamado devorador entrar na minha vida, por isso vivia em conformidade com Malaquias o qual era pregado na mais profunda rigidez. Com o passar dos anos o Senhor foi me mostrando que não deveria devolver o dízimo com esse intuito, mas sim com amor. Amor pelas almas, amor pela obra, mas se faltasse um centavo já entrava em pânico. Contudo os questionamentos vieram não por avareza, mas sim por perceber que muito embora houvessem “dizimistas fiéis” suas vidas continuavam muito piores do que as comparadas como “não dizimistas”. Enfim foi aí que entrei em estudo profundo sobre o dízimos e cheguei a conclusões bem idênticas com as relatadas aqui. Quero deixar claro que quem dá com alegria irá prosperar, mas que não existe um devorador de adereço para quem não cumprir tal “mandamento”. Mas aquele que OFERTA seja 10% 11% 12% de suas rendas está cumprindo o maior mandamento do Novo Testamento O AMOR. Amor pelo próximo, pela obra do Senhor, claro que se essa contribuição tem que ser dada de todo coração e sem querer nada em troca.

  96. bom dia a todos que Deus abençoe a vida de cada um de vcs; ao mesmo tempo ele tenha misericordia desses Pastores ou até membros das igrejas.. preparados para pregar o dinheiro……. até mesmo exigindo e obrigando…… a dizimar e dar dizimo até mesmo entregando envelopes para cologar nome endereço telefone para a igreja ter um controle do dinheiro, Meus amados pregam a palavra prega a escritura da Biblia prega a Verdade ou vcs preferem pagar o Preço cuidado o preço é Altoooo

  97. Alexsandro disse:

    Vamos vê se entendi: o que você quer dizer, e que o dízimo pode ser dado como gratidão, reconhecimento, mas não por mandamento, sem sofrer nenhuma retaliação. Mas creio que os pastores, tambem teologos sabem da verdade, mas por medo de sofrerem no financeiro ocultam a verdade, porque sabem que se pregarem isso pouquissimos darão o dizimo: não existem provas que possam asseguram o dizimo na nova aliança.

    • carlos paulista disse:

      Querido irmão alexsandro,sou teologo e não oculto a verdade…ate na minha igreja que congrego eu sempre digo o que a biblia diz a respeito do dizimo e ela diz que o mesmo era para os judeus que estavam debaixo da lei.Somos gentios,agora como igreja do Senhor,e pra nos não existe nenhum mandamento a respeito desse assunto para a igreja.
      O dizimo hoje se da voluntariamente,sem pressão,sem medo,sem promessa,sem mandamento.
      O dizimo na nova aliança só é citado uma vez em hebreus,no capitulo 7 e ali não fala de contribuição e sim da superioridade de Cristo em relação ao sacerdocio levitico.
      Os que pregam Ml 3.10 e se beneficiam do dizimo,não cumpre 2 requisitos basicos que ali pedem:
      1:Não dão parte para os orfãos e viuvas
      2:Não repartem com os obreiros(em via de regra seriam os levitas hoje).
      Quanto ao dizimo antes da lei,Abraão e Jaco deram voluntariamente,ou seja Deus não ordenou que dessem dizimo.
      No caso de Abraão o dizimo foi voluntario,mas a circuncisão foi ORDEM DE DEUS,e hoje quem cita que o dizimo foi antes da lei,não diz que devemos cincuncidar por ter sido antes da lei.É claro que não vamos circuncidar e isso Paulo deixa bem claro,e quem fizer isso está debaixo da lei e da graça tem caido.
      Tanto dizimo como circuncisão foi regulamentado como lei para os judeus debaixo da lei,e não pra nos que estamos debaixo da graça.
      Tanto isso como as outras coisa da lei,eram sombra ate que viesse Cristo,e quando Ele veio aboliu o cerimonial da lei deixando a parte moral,que é a essencia da lei.
      Veja este exemplo:
      A lei do cinto de segurança no Brasil serve para salvar vidas(essencia)
      A multa é somente regra(cerimonial).
      Quando todos usarem o cinto de segurança pensando que ele é para salvar suas vidas,e não para serem multados,estarão cumprindo a essencia da lei.Deste modo quem cumpre a lei de Cristo,e não a lei judaica,estão cumprindo a essencia da lei.

    • palomagilli disse:

      Olá Alexsandro…

      Infelizmente temos mais pastores que pensam nas consequencias de ensinar a verdade do que viver a verdade, propriamente dita…

      Conheço igrejas que não tem “momento ofertório” e os locais para depósito ficam aos fundos, próximos das portas da igreja. E essa igreja é uma das que mais recebem ofertas nos Estados Unidos. Como isso?! Simples: os pastores ensinaram a verdade (dar voluntariamente e com alegria) e a igreja aprendeu direitinho…

      O que falta na igreja é a verdade!

  98. Vinicius disse:

    Ótimo estudo! Que Deus, segundo a sua infinita graça, te enriqueça cada vez mais no conhecimento e sabedoria na Palavra. Jesus já pagou, está totalmente pago!

  99. alexsandro disse:

    parabens pelo estudo que Deus te abençoe, ja tive minha conclusão.

  100. Núbia Perets disse:

    Só lembrando que igreja são pessoas e não paredes, pois disse o Senhor: “Onde estiver dois ou três reunidos em Meu nome ali estarei no meio deles”. E disse: “aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para as vossas almas”. lembrem também que quando se alimenta quem tem fome e se veste quem está nu se ampara o necessitado é a Ele que se faz, portanto vamos aprender Dele e não do fulano cicrano e beltrano. Hoje se fala tanto em cobertura espiritual, o ato de cobrir referi-se a possuir tomar em casamento e só o meu D’us pode me possuir pois eu sou Dele e Ele é meu. Os homens ganaciosos seguem transformando a Sua Glória em vexame, saiamos dela povo do Senhor para não incorrermos nos seus castigos.

  101. Adilson Machado Tavares disse:

    Caros irmãos, penso que é importante para as igrejas a contribuição para mante-las, mas descordo da maneira que isso é feito, buscando uma maior aproximação dos ensinamentos de cristo, comecei a frequentar, diversas denominações de igrejas, como: Universal, Assembléia de Deus, Restauração, Deus é Amor entre outras e percebi que foco principal em todas as pregações é sobre o dízimo e ofertas e agora surgiu mais uma, o patrocinador e em todas elas falam em prosperidade, e sempre todos falam, só dê se for tocado pelo Espirito Santo de Deus, e é claro que todos querem ser tocados pelo Espírito. Além disso usam de falar em línguas, advertidas em 1 Corintios – capitulo 14. Falam alto, gritantando e com técnicas vocais para persoadir a quem está assistindo, a mesma usada por militares e policiais. Portanto minhas ofertas vão para quem realmente vejo que estão desprovidas de alimento, vestimento entre outros além do que já contribuimos com muito mais de 10% que são os impostos destinados a educação, saúde, alimentação entre outros programas do governo para beneficiar aqueles desprovidos de recursos. Não consigo entender o por que de tantas denominações de Igrejas, Cristo veio para unir as Igrejas e as pessoas, e tudo que se faz é cada vez mais é dividi-las, criticas as igrejas de denominações diferentes são constantes, cada qual quer se sobresair mais, construindo grandes templos, juntando o maior número de pessoas possíveis. Creio em Deus nosso Pai, em Jesus Cristo, no Espirito Santo e na Bíblia, vou continuar, orando, buscando dicernimento na palavra do envangelho e pregando para outras pessoas e sem cobrar nada, no meu entendimento é essa a lição de Cristo, transmitir um para o outro.
    Que todos sejam abençoados e que continuem buscando a Deus. Amém

    • carlos paulista disse:

      Vc disse tudo,irmão Adilson,o dizimo em Israel era um imposto para cobrir gastos com os levitas,pobres e festas e ficou restrito aquela nação,pois ela era teocratica.
      Embora hoje vivamos num país laico,temos que pagar impostos dentro de uma democracia que preve beneficios pra todos.
      A igreja como uma nação santa vive,na parte fisica,humana, da voluntariedade dos fieis e não por pressão de ninguem.(isso seria o correto).

  102. A igreja para evolução no aspecto material, precisa de ofertas e dizimos, áqueles que vivenciam um alto grau de teoria religiosa, não entenderão esse dever dos fiéis, mesmo porque pela fé, os dizimistas fazem provas de Deus. sou testemunha de fatos desse genero, pois diz a biblia:sem fé é impossivel agradar a Deus.

  103. Se vc tem duvidas sobre os beneficios que o dizimo traz a igreja, não entregue o seu, pois a biblia diz que: se não fizeres por fé, será pecado, se a tua igreja não lhe parece digna do seu dizimo, estás ocupando o lugar de Deus com o atributo de juiz.

    • carlos paulista disse:

      Me perdoe pr Joel,mas o sr confundiu tudo…onde diz em termos de nova aliança que nós temos que dizimar por fé?não há este mandamento na nova aliança,e se não há,não se precisa fé e sim voluntariado.A fé que agrada Deus não é aquela que se dá dizimos,que crê que pode haver cura ou outra da mesma natureza e sim que creia que Ele exista,veja o que diz hebreus no versiculo que o sr citou…Hb 11.6:

      Heb 11:6 – Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus CREIA QUE ELE EXISTA, e que é galardoador dos que o buscam.(grifo meu).

      Talvez o erro do sr e de muitos é achar que dizimos esta relacionado com a salvação e isso não é correto.
      Já foi dito neste espaço que a maioria não dá valor as pessoas e sim as paredes,porque nós vemos muitas pessoas necessitadas na igreja e não é revertida pra elas parte dos dizimos.

      Não sou contra o dizimo desde que ele seja voluntario, e acho errado pressionar a igreja usando malaquias 3.10,dizendo que quem não dá dizimo esta roubando a Deus e não vai para o ceu…a proposito…o sr leu todo o contexto desta passagem?percebeu que Deus não só chamou de roubadores os leigos,mas principalmente os levitas de Israel?Eles,os levitas é que não levavam para casa do tesouro os dizimos dos dizimos dos judeus!A arrecadação era feita em todo Israel,mas só os levitas é que levavam para Jerusalem os dizimos dos dizimos.

      Quando nós interpretamos corretamente a palavra de Deus,não estamos nos colocando no lugar de juizes,mas sim de observadores e praticantes da palavra!

      • Marilane Marçal disse:

        Caro Amigo Carlos Paulista

        Gostaria somente de entender melhor sua colocação quando escreveu:”A fé que agrada Deus não é aquela que se dá dizimos,que crê que pode haver cura ou outra da mesma natureza e sim que creia que Ele exista.” O que queria esclarecer e a respeito da cura. Você esta dizendo que eu não posso obeter a cura através da minha fé, ou o meu entendimento foi equivocado. Perdão, não estou julgando suas palavras, realmente só não entendi a colocação.

        Att,

        Marilane Marçal.

  104. carlos paulista disse:

    Querida irmã Marilane,

    Existe a fé salvifica,fé que salva e a fé como dom,aquela que que cre Deus pode agir em estancia sobrenatural,fazendo algo que o homem não pode fazer.
    A fé salvifica,fé que salva,está em Efesios 2.8…veja o que diz:

    Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

    A fé como dom está em 1 aos corintios 12.9…vou por o contexto,do verso 1 ao 11, pra voce ver que a fé neste caso,está relacionada como dom….veja:

    1 ACERCA dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
    2 Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.
    3 Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.
    4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
    5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
    6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
    7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
    8 Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
    9 E a outro, pelo mesmo Espírito, a( FÉ;) e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;(grifo meu)
    10 E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
    11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

    O verso mencionado de hebreus 11.6,que fala sobre crer que Deus existe,claramente se ve que é a fé salvifica,e não fé como dom,pois todo o seu contexto mostra que muitos homens deixaram tudo pra traz, não só porque creram que Deus existe,mas tambem porque queriam ter comunhão com Ele e morar junto dEle numa cidade que tem fundamentos,ou seja,construida pelo proprio Deus…veja o verso 10:

    10 Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.

    Então,querida irmã,Deus fica mais feliz quando voce coloca a fé que salva em pratica,do que a fe como dom.

    Quando tua fé como dom falha,voce simplismente,talvez,não receba uma cura,uma benção,etc…tua perca é temporaria

    Em contrapartida,se tua fé que salva falhar,voce pode perder a salvação,que é ETERNA!!!
    Tanto fé salvifíca ou como dom,vem de Deus….é dom de Deus!,mas se não soubermos separar isso,faremos uma interpretação errada do texto que estamos lendo.

    Que Deus te abençoe!

    • Marilane Marçal disse:

      Amém!
      Que Deus te abençoe pelo esclarecimento, não somente a ti mas a todos que se propõe em mostrar o verdadeiro evangelho. Que o Senhor seja com cada um de nós. O esclarecimento me edificou. Que o Senhor dê forças e saúde a todos que tem isso em seu coração.
      Att,

      Marilane Marçal.

      • carlos paulista disse:

        Amem,querida irmã…Que o Senhor tambem te abençoe e que te de sempre fome pela palavra de Deus e que vc sempre absolva conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo!

  105. Núbia Perets disse:

    Quando os beneficiários (os famosos Dá Dá, segundo provérbios) da gordura das ovelhas questionam o estudo esclarecedor sobre os dízimos, dizem que é necessário para manutenção da obra; me pergunto se não lembram que o Messias mandou os evangelistas irem sem levar bolsas ou carteiras, será que não li direito? Ele acaso mandou fazer um pé de meia, reservas ou levarem cartão de crédito ? não senhores, foi aí que Ele mandou exercer a fé, no entanto, distorcem a palavra em benefício próprio. ainda poderiam argumentar que o templo exije gastos, lembro outra vez que igreja são pessoas reunidas no Nome do SENHOR (2 ou3). por isso se na tua casa há mais de um que servem a D’us então há um igreja reunida ali. é importante saber disso agora antes que venha a perseguição da igreja do Senhor para que não fiquem desorientados nos tempos difíceis.
    o Senhor D’us em gênesis disse ao homem: dominai sobre as aves dos céus sobre os peixes do mar…, creio que lembram dessa passagem mais em nenhum momento Ele mandou dominar o seu semelhante, uma vez que prima pela liberdade do homem tanto que nos disse para adora-lo com todo o nosso entendimento, por a cabeça pra funcionar “E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ” ora, observem qual a ansia desses lobos travestidos de cordeiros senão a de dominar o maior número de indivíduos? vejam eles aprendem as técnicas para persuadir, um pouco de pscologia argumentação e outras ciências com o firme propósito de arrebanhar incautos. Em gênesis nos disse “multiplicai enchei a terra sugeitai-a” esta passagem juntamente com o evento da torre de babel esclarece algo significativo que são as denominações ou seja os rótulos para fazer o que é mau perante o SENHOR sendo que ELE deve ser VISTO e não uma placa, quando o povo deu com a planície de sinear disseram façamos para NÓS uma torre cujo topo chegue até o céu para não sermos esplalhados por toda a terra, estavam desobedecendo a vontade do ETERNO levantando um memorial a eles mesmos. O que fez o SENHOR? Todos nós sabemos. a ordem era echer a terra e não ficar concentrados em um determinado ponto como querem muitos que se intitulam líderes. bem falou um irmão nada de matriz ou filiais a igreja é una. Queridos dentro de muitas torres (igrejas) está acontecendo um sistema de pirâmide e não é algo novo mais com efeitos nefastos. há uns doze anos atráz quando oivi falar em igreja em células pensei agora os homens estão querendo acertar vez que até o senhor trabalhou doze pessoas como seres humanos se acham competentes para pastorear dezenas centenas de pessoas? qual não foi minha tristeza ao entender que era apenas mais uma técnica de multiplicar pessoas para si, afinal assim multiplicamos arrecadações. SEJA O SENHOR VERDADEIRO E MENTIROSO TODO HOMEM.

  106. A Paz a Todos em nome do Senhor Jesus ! Corretíssimo este texto ! Tambêm tenho um estudo com 46 paginas sobre este assunto para aqueles que desejam tirar todas as dúvidas. De gênesis ao Novo Testamento. Quem, quiser, me mande um e-mail para: poderosochefao2012@bol.com.br, e eu envio o estudo.

    Cordialmente, seu irmão em Cristo Ricardo

  107. meire figueiredo disse:

    FÁCIL E CÔMODO PARA OS QUE SÃO APEGADOS AO DINHEIRO, CONCORDAR COM ESSE TEXTO, QUE DE BIBLICO POUCO TEM. O AUTOR EXPÕE SEU PONTO DE VISTA SEU ENTENDIMENTO A RESPEITO DE DÍZIMOS E OFERTAS, O QUE NÃO SE PODE AFIRMAR COMO VERDADE. MAS TODOS QUE NÃO GOSTAM DE DEVOLVER OS DÍZIMOS E OFERTAR, CONCORDARAM PRONTAMENTE COM ELE, CUIDADO IRMÃOS COM OS FALSOS PROFETAS, O MUNDO ESTÁ CHEIO DELES. OREM A DEUS E RECEBAM DE DEUS O ESCLARECIMENTO NECESSÁRIO PARA SUAS DECISÕES E ATITUDES NO REINO DE DEUS,NÃO SEJAM MASSAS DE MANOBRA, CONCORDANDO COM ALGO SIMPLESMENTE PORQUE É CONVENIENTE A VCS POIS DEUS NÃO É DEUS DE CONFUSÃO. FIQUEM NA PAZ DO SENHOR. E QUE ELE OS ABEÇOE E OS ILUMINE GRANDEMENTE!

    • Marilane Marçal disse:

      Amém, que assim seja, que o Senhor revele a cada um de nós a sua verdadeira equidade.

    • carlos paulista disse:

      Querida irmã meire figueiredo,
      Creio que todos que postaram aqui seus comentarios respeitam a opinião de todos,inclusive eu.
      Respeito muito tua opinião,mas não concordo com voce.Voce disse que todos que concordam com o pr Dionatan são massa de manobra.
      No seu comentario voce não colocou sequer um versiculo da palavra de Deus para refutar a materia e os comentaristas que concordam com o pr.
      Me perdoe mas quem faz parte da massa de manobra é voce,leia mais a biblia e tire suas proprias conclusões!

  108. Meire Figueiredo disse:

    CARO CARLOS PAULISTA, COM CERTEZA VC É QUEM PRECISA ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS ( BÍBLIA), VC SABIA QUE MAQUIAVEL DIZ NO LIVRO O PRINCIPE, QUE SE ALGUÉM PERDE UM FAMILIAR ASSASSINADO, COM O TEMPO ELE ESQUECE, MAS SE ALGUÉM LHE TIRA O DINHEIRO, JAMAIS PERDOA. ISSO SE ENQUADRA NA VIDA DOS IMPIOS, MAS HÁ CRISTÃOS QUE TRAZEM PARA DENTRO DA IGREJA O APEGO EXAGERADO AO DINHEIRO. VC SABE COMO SE FAZ A OBRA DE DEUS? COM PODER, AMOR E RECURSOS. EU NÃO VOU CITAR NENHUM VERSÍCULO AQUI, MAS JÁ LHE GARANTO QUE SE VC LER A BIBLIA VAI COMPREENDER O QUE ESTOU DIZENDO, MAS LEIA TODA A BIBLIA. AH! EU JÁ TENHO AS MINHAS CONCLUSÕES, E NÃO SOU LEVADA POR NINGUÉM, A NÃO SER PELO SENHOR DA MINHA VIDA: JESUS CRISTO! DEUS TE ILUMINE.

    • carlos paulista disse:

      Cara irmã meire ,vc não colocou nenhum verso biblico para mostrar suas conclusões pela palavra de Deus.
      Não me interessa o que Maquiavel disse,e sim o que Deus diz.
      O conteudo de meus comentarios não revela apego ao dinheiro e sim discordancia em como muitos ensinam em como dizimar na igreja.
      Sou radicalmente contra induzir,intimidar ou pressionar a igreja para dizimar nos moldes da lei citando Ml 3.10,dizendo ate que quem não dizima está roubando e Deus.
      Não sou contra o dizimo,mas defendo que ele tem que ser dado voluntariamente por amor sem esperar algo em troca.
      Se vc é destas pessoas que dizimam e esperam receber retorno material,me desculpe,então é vc que tem apego ao dinheiro.
      Na nova aliança o dizimo não é mais obrigatorio e sim voluntario e vc da ele sem esperar nenhum retorno financeiro,material,pois o mesmo não tem nenhuma promessa ou mandamento na nova aliança,e sem mandamento ou promessa não se precisa de fé e sim voluntariedade.
      Resumindo:o dizmo é como vc dar um presente ao Pai,sem esperar alguma coisa em troca.
      Pense bem:quando vc da um presente a alguem,vc espera algo em troca?
      Fique na paz do Senhor.

      • carlos paulista disse:

        Em tempo gostaria de dizer,pela misericordia de Deus,que leio sempre a biblia,pois sou monitor de teologia(EETAD) e professor de escola dominical.

  109. meire figueiredo disse:

    SENHOR CARLOS PAULISTA, EU NUNCA DEVOLVI O DÍZIMO ESPERANDO ALGO EM TROCA, POIS SEMPRE TIVE A REVELAÇÃO DE DEUS QUE 10% DO QUE GANHO PERTENCE A ELE ( A SUA OBRA), E O SENHOR COMO MONITOR DE TEOLOGIA DEVERIA ESTUDAR MAIS A BIBLIA SAGRADA, E SABER QUE O DÍZIMO EXISTE ANTES DA LEI, E QUE DURANTE A VIGÊNCIA DA LEI ERA UMA OBRIGAÇÃO, MAS COM A VINDA DE JESUS QUE CUMPRIU A LEI E NOS DEU O PRIVILÉGIO DE VIVER PELA GRAÇA HOJE, NÃO QUER DIZER QUE DEVOLVER O DÍZIMO É UMA DECISÃO MINHA.JÁ QUE O SENHOR FAZ TANTA QUESTÃO QUE EU CITE VERSICULOS BÍBLICOS, ESTUDE Gn.14;18-20, E Hb. 7;1-21. E AO MEU VER, NINGUÉM OBRIGA NINGUÉM A DAR DÍZIMO; MAS O DÍZIMO É EXTREMAMENTE NECESSÁRIO PARA REALIZAR A OBRA DE DEUS QUE É REALIZADA COM PODER, AMOR E RECURSOS, SE FALTAR QUALQUER UM DESTES REQUISITOS A OBRA SE TORNA INFRUTÍFERA.NÓS LIDERES E PASTORES, TEMOS O DEVER DE DAR EXEMPLO DO QUE É CERTO PARA OS IRMÃOS. FIQUE NA PAZ TBM.

    • carlos paulista disse:

      Irmã meire figueiredo,a senhora está fazendo uma confusão tremenda;eu nunca disse que sou contra o dizimo e tambem sei que a obra de Deus necessita de recursos.Eu disse em meus comentarios que se deve ensinar a dizimar voluntariamente e não pressionar a igreja a contribuir nos moldes da lei.
      Quanto ao dizimo antes da lei não existe um só verso em que Deus ordena ou dá um mandamento para que ele fosse feito,ou seja,Abraão deu voluntariamente o dizimo a Melquisedeque,e deu do despojo e não de sua riqueza.Depois deste ato não vemos,ou a bilblia não registra ele dizimando novamente.
      Agora te pergunto,querida irmã…a senhora ja ensinou ou viu algum pastor ensinar que nós homens crentes devemos nos circuncidar?Eu acho que não!!..e então… a circuncisão tambem não foi ANTES DA LEI?
      Agora pense:porque se ensina sobre um ato voluntario que foi o de Abraão em dizimar sem haver nenhum mandamento de Deus para ele e não se ensina que se deva fazer a circunscisão sendo esta uma ORDEM de Deus?..veja o que diz as escrituras:
      Gn 17.9-11:”Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações.Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado.E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós.”
      Esta foi uma ordem de Deus para Abraão para que fosse guardada a aliança entre eles.
      Quanto ao texto de Hebreus 7.1-21,a senhora e muitos cometem o erro em não ler todo o contexto e aplicar a hermeneutica correta.Pergunte a si mesma…O contexto está falando de contribuição?esta ensinando como,onde e quando dizimar?É claro que não!…o escritor aos hebreus está mostrando o contraste entre o sacerdocio de Cristo e o sacerdocio levitico,mostrando a superioridade de Cristo,pois Ele não é um sacerdote segundo a lei,mas segundo a ordem de Melquisedeque.´Para mostrar a grandeza de Cristo,o escritor diz aos seus leitores que Abraão,sendo o maior patriarca judeu,deu dizimos a Melquisedeque ja mostrando de antemão a superioridade deste sacerdocio…e olhe que os levitas nem existiam ainda,pois o escritor diz que eles ainda estavam nos lombos de Abraão.
      Para encerrar eu digo que dar o dizimo é uma decisão minha sim!e sua tambem,porque se não for assim,ela já não será voluntario.
      Que Deus te abençoe!

  110. Marilane Marçal disse:

    Irmãos, tenho ficado um tanto triste com o que tenho lido neste blog. Um instrumento que foi criado para descomplicar a palavra do Senhor e nos orientar melhor sobre o contexto bíblico, tem sido um instrumento de respostas inflamadas entre irmãos. Louvo e agradeço ao Senhor pela criação desse blog, pois foi através dele e de muitos outros estudos que muita coisas foram esclarecidas em relação ao meu entendimento da palavra do Senhor. Queridos, vocês que acham correto com ou sem respaldo bíblico a devolução do dízimo, o façam sem argumentar, e vocês que explicam com ou sem respaldo bíblico somente demonstrem suas experiências e entendimentos. Creio que esse blog foi criado para esclarecer e não para dividir opiniões na Igreja do Senhor. Não troquem o que está norteando estes debates e lembrem que a casa dividida não subsiste. Talvez vocês achem que sou uma ignorante em assuntos teológicos, talvez eu seja, mas na minha ignorância lhes peço, explanem seus conhecimentos sem tentar impor o que acham, mostrem com sutileza, com amor. Porque na realidade Quem irá convencer é o Espírito Santo. Quem vier até aqui venha para adquirir conhecimento, e se descordar de algo e são incomodados pelo Espírito Santo para escrever algo o façam para ajudar aos irmãos, façam isso com espírito de brandura. Se magoei alguém com minhas palavras, me perdoem.

  111. meire figueiredo disse:

    QUE BOM QUE TEMOS OPINIÕES PRÓPRIAS A RESPEITO DESSE ASSUNTO. O SENHOR FICA COM SUAS CONCLUSÕES, E EU COM AS MINHAS. MAS NÃO SE ESQUEÇA ENSINE E DE EXEMPLO AOS IRMÃOS A DEVOLVER O DÍZIMO E A OFERTAR. E LEMBRANDO JESUS NÃO VEIO ABOLIR A LEI, MAS CUMPRIR, Mt. 5;17-20. AH! E NÃO ESQUEÇA QUE SE A NOSSA JUSTIÇA NÃO EXCEDER EM MUITO A DOS ESCRIBAS E FARISEUS, NÃO ENTRAREMOS NO REINO DOS CÉUS. SE NÃO PRECISÁSSEMOS OBSERVAR O QUE ESTÁ NO VELHO TESTAMENTO, INCLUSIVE AS LEIS, PORQUE ELE TERIA SIDO ESCRITO? ALÉM DE SER UM CAMINHO PERCORRIDO PELO POVO DE DEUS EM APRENDIZADO E PREPARO PARA A VINDA DE JESUS CRISTO? HUM LEIA TBM Lc.11;42. E ATENTE BEM PARA ” DEVÍEIS, PORÉM, FAZER ESTAS COISAS, SEM OMITIR AQUELAS”. FICA NA PAZ DO SENHOR, E QUE O ESPIRITO SANTO TE REVELE O QUE REALMENTE VC PRECISA APRENDER.

    • carlos paulista disse:

      Querida irmã meire figueiredo,pelas suas palavras a senhora revela não ter muito conhecimento biblico,pois dizer que temos que observar leis do antigo testamento revela isso.Porque que o velho testamento foi escrito com suas leis?qualquer estudante iniciante de escola dominical sabe responder isso.Ele foi escrito,no tocante as leis,para nortear os judeus até que Cristo viesse,pois quando Ele veio tudo se cumpriu.
      A lei com seus cerimoniais e regras eram sombras ate que viesse o Senhor para implantar uma nova aliança no Seu sangue(Hb 10.1)…leia tambem Galatas 3.24.
      Sendo assim,se a senhora diz que temos que observar leis do antigo testamento,não da mais pra conversar com a senhora.
      Seja muitissimo abençoada por Deus e fique com Sua gloriosa paz!!

  112. meire figueiredo disse:

    PREZADO SENHOR CARLOS O SENHOR SÓ REPETIU O QUE ESCREVI NO MEU ÚLTIMO COMENTÁRIO, E COMO O SENHOR FALOU ATÉ UM INICIANTE DE ESCOLA DOMINICAL SABERIA POR QUE AS LEIS FORAM ESCRITAS. MAS O SENHOR É QUE PARECE ESTAR EQUIVOCADO E IRADO. MAS SE ACALME COM O TEMPO VC TBM VAI APRENDER MUITAS COISAS. E NÃO PENSE QUE PORQUE VC É INSTRUTOR DE TEOLOGIA, SABE MAIS QUE OS OUTROS NÃO! DEUS USA OS SIMPLES PARA CONFUNDIR OS QUE ACHAM QUE SABEM ALGUMA COISA( QUE SE DIZEM SÁBIOS).E NÃO SE ESQUEÇA QUE A NOSSA CONVERSÃO É DIÁRIA, PEÇA A DEUS MAIS SABEDORIA PARA TRATAR COM AS PESSOAS! QUE DEUS LHE ABENÇOE MUITÍSSIMO! OBSERVE OS FRUTOS DO ESPÍRITO…MANSIDÃO….

    • carlos paulista disse:

      Querida irmã meire,em nenhum momento lhe ofendi com palavras,apenas disse que a senhora tem pouco conhecimento biblico e isso não revela ira..como a senhora pode saber se estou irado,se não está perto de mim e vendo minha reação?a senhora disse isso só porque eu disse que a senhora conhece pouco de biblia?a senhora julga as pessoas pelas palavras sem ofensa?
      Quando eu disse pra senhora que não conversaria contigo,apenas disse sobre este assunto e não uma coisa continua.
      Eu tambem nunca disse que sei mais que os outros,a senhora presumiu de si mesma.
      Graças a Deus Ele tem me dado sabedoria pra muitas coisas,principalmente em tratar bem as pessoas.
      Todos somos servos de Deus e este espaço é pra um debate sadio e não de contendas.
      Fique na paz do Senhor Jesus!

  113. meire figueiredo- serva do SENHOR! disse:

    QUE BOM IRMÃO! DEUS NOS DÁ SABEDORIA MESMO, POIS O QUE COMEÇOU A BOA OBRA HÁ DE CONCLUÍ-LA…FICA NA PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO! E QUE DEUS TE ABENÇOE GRANDEMENTE.

  114. Manoel Albano dos Santos disse:

    Catalão -GO 05/11/2012 [ 02hs] Amado irmão Carlos Paulista eu estive lendo o estudo o qual você falou fiquei muito feliz em ter aprendido mais sobre a palavra de DEUS . Irmão Carlos você está importunando muitas denominações que pregam a teologia da prosperidade, e eles estão lhe perseguindo porque estão tendo perdas suas arrecadações. Fique tranquilo palavra de diz que . MAIOR é o que está em nós do que está no mundo . Essas denominações que estão enganando ao mesmo tempo estão sendo enganadas; no Evangelho de JO cap- 8:32 Econhecereis a verdade e a verdade vos libertará. E no ves, 36 diz. Se pois o FILHO vos libertar, verdadeiramente sereis livre. No Evangelho LC cap-24:44 JESUS falando com seus discípulos[Edisse-lhes:São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco:Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito Lei de Moisés , e nos Profetas , e nos Salmos. No vs 45 Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras: Na carta de Thiago cap1-5 E,se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a DEUS que a todos da liberalmente, e o não lança em rosto ,e ser-lhe-á dada. Então amado Irmão Carlos Paulista se não for O SENHOR JESUS atraveis do ESPIRITO SANTO ninguem vai entender nada , continui com esses ensinamentos maravilhosos da palavra de DEUS ELHE é contigo , vamos orar por essas Amas Viventes que estão contendendo com você e que O SENHOR JESUS venha abrir as suas mentes e fique na Paz do SENHOR

    • carlos paulista disse:

      Irmão Manoel Albano dos Santos,eu agradeço pelas suas palavras e que a gloria seja para o Senhor Jesus.Tuas palavras pra mim são como incentivo para continuar estudando cada vez mais a Palavra do Senhor e ter mais comprometimento com ela.
      Querido irmão,há 3 coisas que Deus não abre mão de jeito nenhum…A VERDADE DA SUA PALAVRA,A AUTORIDADE DA SUA PALAVRA E O PODER DA SUA PALAVRA,sendo assim todos os crentes tem que falar a Palavra de Deus com verdade,autoridade e poder.
      Não adianta enganar a noiva do Cordeiro com engano ou com erro,ou ate sem conhecimento,pois um dia quem assim o faz,dará conta diante do Senhor Jesus.
      Muitos estão com suas mentes cauterizadas e não quer ver e mostrar a verdade da Palavra.
      Encerro dizendo o que um pastor com sabedoria disse um dia:”Antigamente amavam-se as pessoas e usavam-se as coisas,Hoje amam-se as coisas e usam-se as pessoas”
      Fique na paz do Senhor e dedico-lhe este verso:3 João v 2.

  115. jurandir disse:

    OS PASTORES SÓ DEVEM TER DIREITO A UMA PORÇÃO OU PARTE DOS DÍZIMOS E OFERTAS,QUE É O DÍZIMO DOS DÍZIMOS OU OFERTA ALÇADA.

    Levítico 2:3 Levítico 2:10 “O RESTANTE DA OFERTA de cereal PERTENCE A ARÃO E a SEUS DESCENDENTES;é parte santíssima das ofertas dedicadas ao Senhor,preparadas no fogo”.

    Levítico 5:12 “Ele a TRARÁ AO SACERDOTE,que apanhará UM PUNHADO dela COMO PORÇÃO MEMORIAL e queimará essa porção no altar,em cima das ofertas dedicadas ao Senhor,preparadas no fogo.É oferta pelo pecado.”

    Levítico 7:32 “Vocês deverão DAR A COXA DIREITA DAS OFERTAS de comunhão AO SACERDOTE COMO CONTRIBUIÇÃO.

    Essa é a PARTE DAS OFERTAS dedicadas ao Senhor,preparadas no fogo,destinada A ARÃO E A SEUS FILHOS no dia em que foram apresentados PARA SERVIREM AO SENHOR COMO SACERDOTES.”Levítico 7:35

    Levítico 10:12 Então Moisés disse a Arão e aos seus filhos que ficaram vivos,Eleazar e Itamar:”PEGUEM A OFERTA DE CEREAL QUE SOBROU das ofertas dedicadas ao Senhor,preparadas no fogo,e tratem de comê-la sem fermento junto ao altar,pois é santíssima.

    Números 18:8 “Então o Senhor disse a Arão:”Eu mesmo o tornei responsável pelas CONTRIBUIÇÕES TRAZIDAS a mim; todas as ofertas sagradas que os israelitas me derem,eu as dou como PORÇÃO A VOCÊ E A SEUS FILHOS”.

    Números 18:11 “Também DOU A VOCÊ, E A SEUS FILHOS E FILHAS,por decreto perpétuo,AS CONTRIBUIÇÕES que cabe a vocês de TODAS AS OFERTAS DOS ISRAELITAS e que devem ser ritualmente movidas.TODOS OS DA SUA FAMÍLIA que estiverem cerimonialmente puros PODERÃO COMÊ-LAS.”

    Neemias 10:39 “O povo de Israel,( INCLUSIVE OS LEVITAS,DEVERÃO TRAZER OFERTAS)de cereal, de vinho novo e de azeite aos depósitos onde se guardam os utensílios para o santuário. É onde os sacerdotes ministram e onde os porteiros e os cantores ficam.”Não negligenciaremos o templo de nosso Deus.”

    Neemias 12:47 “Assim, nos dias de Zorobabel e de Neemias, todo o Israel contribuía com OFERTAS DIÁRIAS PARA OS CANTORES E PARA OS PORTEIROS. Também separavam a parte pertencente aos outros levitas,e os levitas separavam a porção dos descendentes de Arão”.

    Joel 1:13 “Ponham vestes de luto, ó sacerdotes,e pranteiem;chorem alto,vocês que ministram perante o altar.Venham,passem a noite vestidos de luto,vocês que ministram perante o meu Deus;pois as ofertas de cereal e as OFERTAS derramadas foram SUPRIMIDAS DO TEMPLO do seu Deus”.

    Neemias 13:5 “e lhe havia cedido uma grande sala,anteriormente utilizada para guardar as OFERTAS de cereal, o incenso, os utensílios do templo e também os dízimos do trigo,do vinho novo e do azeite prescritos PARA OS LEVITAS, PARA OS CANTORES E PARA OS PORTEIROS, ALÉM DAS OFERTAS PARA OS SACERDOTES”.

    Números 18:28 “Vocês apresentarão uma contribuição DE TODOS OS DÍZIMOS RECEBIDOS(Mal 3:10) dos israelitas.DESSES DÍZIMOS VOCÊS(TIRARÃO O DÍZIMO DOS DÍZIMOS)DARÃO ESSA CONTRIBUIÇÃO AO SACERDOTE Arão”.

    Números 18:26 “Também falarás aos levitas, e dir-lhes-ás: Quando receberdes os dízimos dos filhos de Israel, que eu deles vos tenho dado por vossa herança, DELES OFERECEREIS UMA OFERTA ALÇADA AO SENHOR,(OS DÍZIMOS DOS DÍZIMOS)”.

    Neemias 10:38 “O sacerdote,estaria com os levitas(pobres)quando estes (recebessem)dízimos,e que os levitas(SACERDOTES)TRARIAM OS DÍZIMOS DOS DÍZIMOS,À TESOURARIA”.

    Neemias 13:5 “Fizera-lhe câmara,onde se depositavam alimentos,para os levitas(pobres e necessitados)cantores e porteiros,e a OFERTA ALÇADA(DÍZIMO DOS DÍZIMOS)PARA OS SACERDOTES.”

    “Números 18: 26 = “Também falarás aos levitas, e lhes dirás: Quando receberdes(OS DÍZIMOS DA PARTE DOS FILHOS DE ISRAEL),que vos dei por vossa herança,(DELES APRESENTAREIS)uma oferta ao senhor:(OS DÍZIMOS DOS DÍZIMOS)”

    Neemias 10: 38 = “O Sacerdote, filho de Arão, estaria com os levitas quando estes recebessem os dízimos, e os levitas TRARIAM OS DÍZIMOS DOS DÍZIMOS, À CASA do nosso deus, às câmaras da casa DO TESOURO”

    EXISTEM CRISTÃOS E EVANGÉLICOS,DIGNOS,HONESTOS E SINCEROS.

    • carlos paulista disse:

      Querido irmão Jurandir,a paz do Senhor…que vc esteje com saúde e graça de Deus quando ler novamente este post.
      Quando se faz menção do dizimo na igreja,fatalmente se usa Ml 3.10 e consequentemente está se mencionando o dizimo da lei e acontece,ou deveria acontecer,a partilha deles com TODOS os obreiros e não só pastores,porque em via de regra,todos os obreiros seriam os levitas de hoje.
      Estes obreiros ficariam com 90% e repassariam 10% que é o dizimo dos dizimos e sabe porque?…porque não existe hoje o sumo sacerdote e sim só sacerdotes,pois o sumo sacerdote de hoje é o SENHOR JESUS CRISTO.
      Mas mesmo seguindo a tua interpretação,que está correta,os obreiros em geral(evangelistas,presbiteros,diaconos e cooperadores) ficariam com 90% e somente o pastor com 10%.
      Hoje isso não acontece e está errado,pois quando voce interpreta textos biblicos ou uma passagem com seu contexto,vc não pode pegar uma parte que te serve e deixar o resto de lado.Veja este exemplo:

      1Co 8:6 – Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.

      As testemunhas-de-jeova pegam este verso pra dizer que Jesus não é Deus…elas dizem:
      “está vendo?o verso diz que há UM só Deus,o Pai…então Jesus não é Deus”
      Mas se vc pegar só esta parte do verso e deixar o resto de lado está errado e porque?porque o resto do verso diz:…”e um só Senhor,Jesus Cristo”…. aí vc poderia dizer pras testemunhas:”então o Pai não é Senhor,porque o verso diz que só tem UM Senhor,Jesus Cristo…é claro que nós sabemos que tanto o Pai quanto o Filho são Deus e Senhor.

      Partindo daí vc não pode pegar só parte de uma passagem(que te interessa) e deixar o resto de lado…ISTO É GRAVE,POIS ISTO É DISTORÇÃO, e Pedro diz em uma de suas cartas que quem distorce as escrituras,fazem isto pra sua propria condenação(2 Pe 3.16).

      Eu como homem imperfeito não gosto jamais que alguem distorça algo que eu digo,muito menos Deus que é Perfeito e Soberano.

      Fique na paz do Senhor Jesus!

  116. Glória a Deus por esss palavra

  117. GUILHERMINA DA FONSECA NUNES disse:

    sou cristã aproximadamente 20 anos e sempre tive dúvida com relação a dízimos e ofertas e o seu comentário foi esclarecedor, tenho visto muitas igrejas surgirem com divergências diversas no entanto quando se trata de dinheiro quase ou todas falam a mesma coisa. Conheço pastor que viaja quase todo final de semana para não pregar no domingo e praticamente não faz nada, a igreja dizima, oferta, mas quando é para ajudar o irmão necessitado tem que tirar mais oferta. E quando não dizimamos somos chamados de ladrões, avarentos e não podemos dizer nada, quando discordamos em alguma coisa somos taxados de rebeldes e ainda usam a frase que “não podemos falar contra o ungido do Senhor” porque seremos amaldiçoados, e sendo assim aos poucos vamos morrendo espiritualmente e perdemos a vontade de congregar e eles permanecem intocáveis . Alguns pastores querem que sejamos subservientes.
    Que o nosso Deus tenha misericórdia de nossas vidas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: