Por Dionatan Zibetti

A tatuagem, piercing, brincos e outras formas de alteração no corpo (body modification ou simplesmente body mod) estão cada vez mais comuns em nossos dias. O que nos anos 90 era visto como atitude de rebeldia e tratado pela sociedade com reprovação e preconceito, é hoje visto em homens, mulheres, jovens e até mesmo em crianças e aceito pela sociedade com naturalidade como forma de adereço, assim como pulseiras, colares, etc.

A questão da aparência pessoal, é ainda hoje, um assunto de grande polêmica e discutido pela comunidade evangélica, que tratam do assunto com grandes controvérsias entre seus lideres deixando a maioria dos cristãos, principalmente os jovens, confusos sobre o assunto.

Antes de iniciar, devemos ter em mente que aparência pessoal é algo que muda com o tempo e o lugar e está diretamente ligada a cultura e aos fatos sociais de um grupo de pessoas. A cultura é um conjunto de crenças, regras, manifestações artísticas, técnicas, tradições, ensinamentos e costumes produzidos e transmitidos no interior de uma sociedade. Segundo o antropólogo Clyde Kluckholn (1905-1960), a cultura é “a vida total de um povo, a herança social que o indivíduo recebeu do seu grupo, ou pode ser considerada a parte do ambiente que o próprio homem criou.” Já para o antropólogo Bronislaw Malinovski (1884-1942) a cultura compreende “artefatos, bens, processos, técnicas, idéias, hábitos e valores herdados.”

Por ser um processo social, resultante da transmissão da aprendizagem que recebeu de seus antepassados e transmitidos a novas gerações, a cultura é também chamada de “herança social”. Cada sociedade elabora a sua própria cultura que basicamente é formada por três elementos: Cosmovisão (a maneira como o povo vê o mundo), sistema de valores (o que é importante para aquele povo) e normas de conduta (o modo como o povo se comporta, e isso diz respeito tanto ao modo de se vestir, como a maneira de se relacionar com os outros, etc.) e são diferentes de acordo com esses elementos que a formam.

Arrotar em público após uma refeição é totalmente aceitável (e até louvável) em certas culturas, e repugnante em outras. Uma mulher com os seios à mostra é normal em muitos países da África (onde a mesma mulher não pode exibir as pernas acima do tornozelo) enquanto que o mesmo é obsceno em outras partes do mundo. Beijar na boca em público é normal aqui no Brasil, mas pode levar alguém à cadeia em certos países islâmicos. Nestes mesmos países islâmicos, um homem não pode andar de mãos dadas com sua esposa, mas pode andar de mãos dadas com outro homem. No Ocidente tal prática evoca idéias de homossexualismo. E por aí vai.

Todas essas coisas são formas de expressão cultural. Podem ser um insulto ou algo escandaloso para os de fora (que não fazem parte da cultura), mas não são necessariamente erradas para quem é daquela cultura. O fato é que nenhuma cultura é totalmente igual à outra e nenhuma cultura está acima da outra.

João viu no céu povos de todas as tribos, raças, línguas e nações (grupos étnicos). Todas as culturas possuem elementos que precisam ser valorizados e outros que precisam ser transformados pelo Evangelho. Sendo a aparência pessoal uma questão de expressão cultural, esta aparência também muda de acordo com a cultura. Pinturas na face e no corpo estão presentes em diversas culturas. Na Polinésia, os nativos usam a tatuagem para escrever sua história familiar no corpo. A tatuagem e o piercing no umbigo eram comuns no Antigo Egito. Alguns povos usam piercing, brincos e outras formas de alteração do corpo. O fato é que o mundo está ficando pequeno. Estamos nos tornando cada vez mais uma aldeia global. Esta globalização faz com que certos costumes que antes só eram vistos em algumas culturas isoladas e lugares remotos da terra, comecem a se tornar moda em todo o mundo.

Grande parte dos lideres evangélicos condena o uso de piercing e tatuagens por ser uma modificação do corpo, o qual é templo do Espírito Santo, que faz parte do corpo de Cristo e que tais adereços agridem a pele e consideram essa agressão uma ofensa a Deus.

Leornard Sweet, professor metodista e um dos mais interessantes pensadores cristãos de nossa época, comenta sobre tatuagens e piercings em seu e-book recente The Dawn Mistaken For Dusk. Ele diz que a razão pela qual “bod mod” é o assunto no 1 nas listas de discussões e bate-papos de jovens cristãos com menos de 20 anos nos EUA é que isso faz parte da cultura jovem pós-moderna atual (e quase global), uma cultura onde a imagem é altamente valorizada. A ironia disso tudo é que cirurgias plásticas e implante de silicone são coisas cada vez mais aceitas pelos cristãos modernos. Tem personalidades famosas do mundo evangélico brasileiro com o corpo siliconado. Todavia, como diz Sweet, “Cirurgia plástica é uma forma severa de alteração do corpo. Isto é aceito, mas brincos e tatuagens, não são?”

Podemos citar textos na bíblia como na história de Eliezer que deu a Rebeca uma argola de seis gramas de ouro para ser colocada no nariz (piercing?) e, após fazer isto, ajoelhou-se para adorar a Deus (Gn.24.22,47). Os que defendem dizem que se o primeiro ato fosse pecado ou considerado pagão, então Eliezer não teria adorado a Deus em seguida. E acrescentam que no livro de Êxodo, percebemos que as mulheres dos hebreus usavam brincos e argolas, os quais foram oferecidos como oferta dedicada ao Senhor para a construção do Tabernáculo. Novamente, acham que Deus não aceitaria de seu povo ofertas que representassem costumes pagãos. E mais o texto mais intrigante se encontra em Ezequiel 16, onde o próprio Deus diz que adornou Jerusalém com jóias, pulseiras, colares, argolas para o nariz e brincos para as orelhas. Ao que parece, tais adornos não eram uma ofensa ao Senhor.

Uma vez que a Bíblia parece não condenar o uso de piercing e tatuagens, sua condenação pode ser caracterizar um fato social vivido na maioria das congregações cristãs. Segundo o sociólogo Émile Duskhein (1858-1917) os fatos sociais são o modo de pensar, sentir e agir de um grupo social que são introjetados pelo indivíduo e exercem sobre ele um poder coercitivo. A introjeção é um mecanismo neurótico de defesa, inconsciente, que consiste na incorporação imaginaria de um objeto ou pessoa amada ou odiada, isto é, o indivíduo imita inconscientemente certos comportamentos de outro e os integra na sua própria personalidade.

Podemos dizer ainda que os fatos sociais são caracterizados pela Generalidade (o fato social é comum a todos os membros de um grupo ou a sua grande maioria), Exterioridade o fato social é externo ao indivíduo, existe independente da sua vontade), Coercitividade (os indivíduos se sentem pressionados a seguir o comportamento estabelecido).

Além do fato social vivido nas igrejas, sobre piercing, tatuagens, modos de se vestir, comportamentos, etc, podemos dar um exemplo bastante simples que nos ajuda a entender melhor esse conceito formulado por Durkhein. Se um aluno chegasse à escola vestido com roupa de praia, certamente ficaria numa situação desconfortável: os colegas ririam dele, o professor lhe daria uma bronca e provavelmente o diretor o mandaria de volta para casa para por uma roupa adequada.

Existem um modo de se vestir que todos seguem (neste caso, todos os alunos da escola). Isso não é estabelecido pelo indivíduo. Quando ele entrou no grupo, já existia tal norma e, quando ele sair a norma provavelmente permanecerá. Quer a pessoa goste ou não, ver-se-á obrigada a seguir o costume geral. Se não o seguir sofrerá uma punição (que pode ir, conforme o caso, da ridicularizarão e do isolamento social até uma sansão penal. Em virtude dessas características um fato social vai contra os princípios Bíblicos, os ensinos de Jesus e ao livre arbítrio dado por Deus ao homem.

O desafio da igreja, olhando por esta perspectiva, não está em julgar ou condenar, mas orientar as pessoas (principalmente os jovens) para os riscos que existem em fazer estas coisas sem uma orientação profissional e cuidados de higiene e saúde. A pessoa está consciente dos riscos de inflamação, doenças contagiosas e “efeitos colaterais” diante da sociedade? Está consciente de que algumas alterações são irreversíveis e, mesmo diante da possibilidade de reversão, podem deixar marcas para o resto da vida? Mais ainda, precisamos falar sobre questões de identidade, valor pessoal e auto-imagem. Pois são estas as questões mais importantes para quem está considerando qualquer forma de alteração do corpo, seja uma plástica no nariz, implantar silicone nos seios, colocar um piercing ou fazer uma tatuagem.

Ao invés de demonstrar esse tipo de preocupação com o próximo, grandes lideres evangélicos que denunciam essas práticas agem com discriminação e inventam explicações mirabolantes para impor suas idéias de maneira a coagir os indivíduos. Alguns explicam inclusive os significados dos Piercings nas partes do corpo mais comumente utilizadas para sua colocação e seu reflexo no mundo espiritual, visto que as partes do corpo citadas abaixo têm uma influência muito grande na vida das pessoas, na área da fala, visão, gestação, sexualidade, sensualidade e outras, além de denotarem os chamados “chacras energéticos”. segundo estudos feitos por pastores, estes são os significados:

1. O Piercing colocado no NARIZ significa DOMÍNIO e seu sentido no mundo espiritual é uma distorção do caráter e um direcionamento que causam rebeldia e uma autoconfiança muito exacerbada.

2. O Piercing nas SOBRANCELHAS dá vazão para um APRISIONAMENTO DA MENTE, causando um bloqueio na mente de quem os usa. Para essas pessoas nada tem grande importância principalmente na vida espiritual.

3. O Piercing nas ORELHAS, significa APRISIONAMENTOS EM ÁREAS ESPECÍFICAS do corpo.

4. O Piercing no UMBIGO. Um dos piercings que estão mais na “moda” é colocado no umbigo. Este está na área destinada a ALIMENTAÇÃO. Serve como um local de canalização de espíritos satânicos no corpo de quem os usa. Ele representa a exposição do corpo, visto que as pessoas que os usam gostam de deixá-los à mostra.

5. O Piercing nos LÁBIOS, significa um DOMÍNIO NA FALA; assim como o que é colocado na gengiva. As pessoas que os usam estão propensas a ter insegurança nessa área, dificuldades para uma boa comunicação, etc. Seu significado na vida dessas pessoas é como de um cabresto e pode ser representado na forma de gagueira. A diferença entre o colocado nos lábios e o que é colocado na gengiva, é que o segundo representa a LUXÚRIA.

6. O Piercing nos órgãos genitais traz como significa principal a PROSTITUIÇÃO. Ele pode causar um estímulo intra-uterino para atuação de espíritos nessa área causando esterilidade e outros problemas nas mulheres e, também, nos homens. Ele trás uma atuação na área da prostituição na vida das pessoas que o utilizam. Os que denunciam, afirmam que nem sempre as pessoas com esses tipos de piercings estarão manifestando esses sintomas que foram ditos. Não, nem sempre. Mas no mundo espiritual elas estão aprisionadas de alguma forma por essas marcas que elas carregam no corpo. Pois está escrito que “Não farão os sacerdotes calva na cabeça, e não raparão os cantos da barba, nem farão lacerações na sua carne”. (Levíticos 21:5.) E também: “Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor.” (Levíticos 19:28.)

Apesar dessas declarações não terem base bíblica, essa ultima revela uma enorme preocupação pelo grosseiro erro de interpretação do texto de Levíticos ou até mesmo por falta de argumentos. Apesar da Lei ter seu fim com a morte e ressurreição de cristo declaro em Rm 10.4 “Porque o fim da Lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê”, diversos lideres ainda se submetem ao jugo da lei, ignorando a graça oferecida pelo nosso Senhor Jesus Cristo.

Em Gálatas 3.10 diz que os que se apóiam na prática da Lei estão debaixo da maldição, pois está escrito “maldito aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei”. Se a Lei que proibia fazer marcas no corpo deve ser observada, então ainda devemos guardar o sábado, fazer sacrifícios de animais, etc, e os lideres que se colocam no lugar dos sacerdotes, não podem rapar o cabelo e o canto da barba conforme Levíticos 21.5.

Foi para liberdade que Cristo nos libertou. Portanto permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente ao jogo da escravidão. Gálatas 5.1

Usar pircing ou fazer tatuagem não é pecado e tão pouco condenado pela bíblia. Trata-se apenas de aparência pessoal. Usa quem quer, quem gosta ou acha bonito.

Fiquem na Paz.

Referencia de Pesquisa:
Site: http://www.conselhosdoceu.com
Site: http://www.espada.eti.br
Apostila: Introdução a sociologia – um olhar sociológico.

Anúncios

Comentários em: "Piercing e Tatuagens. Pecado, Possessão demoníaca ou Expressão Cultural?" (85)

  1. Júlio C.P. disse:

    Cocordo plenamente com a sua concepção…

    cada dia mais as pessoas tem se apegado as aparencias e ao nosso mundo físico invés de se preocupar com o mundo espiritual….

    nos esquecemos que Deus naum se importa com as aparencias mas sim com o nosso coração….

    espero que possamos concientizarmos de que: como o apostolo Paulo disse devemos amar nossos irmãos sem fazer acepção de pessoal, tipo físico ou qualquer coisa do genero…pois assim demonstraremos nosso amor a Deus e nos mostraremos dignos da sua misericordia….

    • A pessoa que escreveu esse texto precisa de Jesus na vida dela….como dizer que Deus vê o coração e não a aparência, se é do coração que procedem as saídas da vida?? Se uma pessoa deseja fazer tatuagem ou colocar um piercing é porque seu coração deseja isso, logo o que Deus vê no coração são desejos banais e não o desejo da salvação…

      • desejos banais…..blz, mas tem gente q tatua o nome dos filhos,da esposa,de JESUS! mas oq citei? pessoas q tatuaram nome,rosto ou algo do tipo em razão do amor q sentem por outros…Jesus quer q nos respeitamos q nos amamos! respeite a pessoa q escreveu isso e deixe q jesus diga se essa pessoa realmente prescisa de orientação n é vc nem eu nem nenhum humano(q segundo q religião cristã) são todos irmãos q vai dizer oq é certo ou errado! nem jesus nos julga! kem é vc pra fazer isso!? vc q prescisa de jesus ( se ele existe) na sua vida! prq vc acha q é juiz dpo mundo a partir do momento q vc entrou na igreja kom a biblia debaixo do braço e só por isso acha q vai ser salvo iu! ele vai ser salvo!!!! kara! se vc ama jesus faça kom q ele se alegre! ajude seus irmãos e n os julgue!

    • kkkkkkkkkkkkkk…. cada uma só me faltava essa… kkkkkk do resada da cara de quem acredita nisso, o religioso rouba dos pobres, o tatuado não preta porque?

  2. JEAN CARLO disse:

    bom eu gosto de piercing e tattuagen gosto dessa arte mais nunca coloquei na frente de DEUS ele em primeiro lugar acho mais q agente tem se sentir bem de corpo e alma diante do pai…

  3. […] Piercing e Tatuagens. Pecado, Possessão demoníaca ou expressão cultural? Investigações sobre uma seita que prega a poligâmia O pastor que salva vítimas do tráfico Por que eu escrevo? Estudo sobre Dízimo e Oferta   […]

  4. Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor.” (Levíticos 19:28.)pra mim este texto esta claro………não devemos pegar ao pé da letra quando a biblia diz que o fim da lei é Cristo…..então podemos matar roubar adulterar pois a lei condena essas praticas A lei teve seu fim como tutora póis ela não podia salvar Jesus cumpriu a lei e como a lei pedia um sacrificio ele se fez sacrificio e devemos romper com todas as tradições culturais que vem de encontro a palavra de Deus pois o apostolo Pedro fala sobre isso;…….em I Pedro 1 : 18)
    “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,” paulo tambem diz”Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;” (Colossenses 2 : 8)Tudo que esta extremamente focado ao corpo fisico devemos tomar cuidado pois ele é o templo do espirito santo e Deus quando fez o ser humano viu que era bom o que havia feito não cabe a ninguem alterar o que Deus fez pois suas obras são perfeitas a insatisfação com seu próprio corpo é fruto de um pecado que esta todos os dias nas revistas nas novelas nas na midia em geral VAIDADE o conceito de bonito e feio para o mundo não é o mesmo de Deus pois ele mesmo não definiu nada dessas coisas pois ele nos criou a sua imagem e semelhança…………..sejamos zelosos e separados dos conceitos do mundo pois vc é bonito do jeito que é pelo simples fato de Deus te lo criado……..

    • Fala Rodrigo…eu sou Rodrigo também, cara vou ministar uma palestra para os adolescentes da minha igreja e tenho procurando estar sobre o assunto…
      Tenho visto muita igorância das pessoas na internet, inclusive aqui neste site. Mais faço minhas as suas palavras, concordo com exatamente tudo que você disse!

    • rodrigo vc leva ao pé da letra algumas partes da bíblia e outras não????
      reveja seus conceitos amigo.

      A bíblia é INTEIRAMENTE interpretativa(até porque se não fosse não existiria tantas “vertentes” do cristianismo.)

      na bíblia tbm está escrito:
      “Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido,mas não me deixarei escravizar por coisa alguma…”
      (1Cor, 6-12).

  5. I Samuel 16:7 – Porém o Senhor disse: “Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado, porque O SENHOR NÃO VÊ COMO VÊ O HOMEM, POIS O HOMEM VÊ O QUE ESTÁ DIANTE DOS OLHOS, PORÉM O SENHOR OLHA PARA O CORAÇÃO.”

    tenho pircings, varios, hoje menos… mas tive cerca de 10 pircings, e 2 alargadores, creio que Deus continua me usando como instrumento… confesso q me converti com alguns piercings, mas mesmo depois de vigiar em oracao e na palavra, continuei fazendo alguns pircings e mesmo com o alerta dos irm”aos, farei uma tatuagem em breve…
    acho que a preocupacao sobre a motivacao e sobre as consequencias dessas praticas devem ser discutidas e levadas em consideracao, sempre… para que realmente nao vire uma pratica que fere o coracao do nosso senhor Jesus…
    nao acho que essas colocacoes sobre os lugares escolihidos por determinadas pessoas para colocar os piercings sejam verdade… discordo plenamente… e acho isso um verdadeiro sensacionalismo e pseudo moralismo.
    Mas sim, acho errado, quando o piercing ou a tatuagem tem como foco o culto ao corpo, a exploracao do sensualismo e como forma de provocacao sexual… isso definitivamente nao agrada o coracao de Deus, e ‘e pecado!

    acho q o cuidado em escandalizar o irmao deve sempre ser uma preoucupacao, mas discutir esses pontos, requer muito cuidado tb… pois confesso que tb me escandalizo qnd leio textos assim… a questao ‘e se temos o amor de Cristo tatuados no nosso coracao tb… e se isso tranparece nas nossas atitudes, corpo e relacionamentos…

    estamos falando aqui de pessoas, com ou sem a caminhada com Cristo, sao pessoas… nao sao pessoas paisagens… ms pessoas com um coracao, criaturas e filhos de Deus, sedentas pelo amor do Altissimo….

    que Deus nos abencoe, pesso perdao se escrevi demais, ou se minha opniao nao agradou, acho super importante esse debate… e oro para que Deus coloque entendimento em relacao a esse e a outros assuntos.

    somos todos lindos de Deus, com ou sem tatuagem ou piercing.

    • Concordo plenamente com sua opinião Chello!

      Se Deus me condena por causa do piercing ou tatuagem esse não é o MEU Deus, pois para mim Ele é misericordioso e sempre olha a intenção de nossas atitudes, Lembre-se da parábola da viúva que doa pouco mas doa com o coração.

      “Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais no gazofilácio que todos os ofertantes,porque estes deram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, tudo o que tinha para o seu sustento”

  6. Eduardo Mendes disse:

    Desculpa irmão, mas se vc se converteu com pircings, devia te-los tirado, pois “Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor.” (Levíticos 19:28.) é bem claro, e como piercings eram coisas do mundo, delas deveria ter se disfeito, pois qum esta em Cristo nova criatura é, e as coisas antigas se foram, engraçado ver tanta ignorância, alguem sabe o que significa Cristão???
    Cristão = Pequeno Cristo, sejeis santos pois su Santo, alguem ja ouviu dizer que Jesus usava Tatoo ou piercing???

  7. Eliana Santos disse:

    Acho incrível como as pessoas querem nos nossos dias, viver um Evangelho simplista.
    Creio sim que os locais onde os piercings são colocados, realmente são portas abertas para a atuação demoníaca. Se vc não crê, é porque desconhece que existe um reino espiritual e que satanás e seus anjos existem.
    É muito fácil aceitar a Jesus, sem abrir mão de nada. Ele mesmo diz que aquele que quiser vir após Ele, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e o siga. A palavra chave é negar-se a si mesmo, ou seja, abrir mão do EU, do ego humano egoísta e exaltado e se dispor para que Deus transforme a nossa vida.
    Ninguém venha querer me convencer de que quem faz uma tatuagem ou coloca um piercing não tenha no fundo o desejo de se exibir, mas para disfarçar tatuam o nome de Jesus e outras coisas com aparência cristã.
    Mostrar o amor por Jesus e pregar a Palavra, viver uma vida de santidade, amar ao próximo como a si mesmo e deixar a idolatria são alguns dos requisitos de uma vida verdadeiramente cristã. E tem pessoas que na verdade não se prostram diante de imagens de escultura, mas idolatram a si mesmas. Qual a diferença?
    Para ganhar alguém pra Jesus, eu não preciso agir de forma semelhante, mas mostrar que mesmo sendo igual (humano) há uma diferença enorme, Jesus Cristo na vida.

  8. Gabriella disse:

    Eliana, usei seu depoimento para um trabalho de escola apesar de não concordar com alguns pontos dele. Foi proposto a nós que procurássemos o que as pessoas diziam sobre piercing e tatuagem. Cai nesse site e, confesso que fiquei indignada, eu acredito em Deus, sou católica e frequento a igreja, tenho um piercing também e, acredito que não é isso que nos faz sermos bons ou ruins. Deus nos quer ver feliz e bem, independente de como somos por fora. Como foi dito aqui, Deus ve coração. Concordo que não precisamos mostrar nosso amor por Jesus através de mudanças no corpo porém, não é condenando coisas simples como essas que nós conseguiremos mostrar esse amor.

  9. Francisco Oliveira disse:

    Sua intenção foi sutil e demoniaca, vou orar para que nossos jovens nao achem esse seu comentario, ja vivemos serios problemas de rebeldia de varias areas, nao precisariamos mais dessa

    • Deus não é terrorista, e quem convence é o Espírito de Deus, quem somos nós para saber o que entregar no coração de Deus? O que podemos fazer é pedir para ele se revelar em sua essência, pq existem muitos homens bem trajados com seu belos ternos que são tão satânicos com sua atitudes do que um brinco na orelha.

      • Exatamente Luana!

        Vide Parábola do Fariseu e o Publicano!

        Nossas intenções são muito mais avaliadas do que o ato propriamente dito!

  10. EU ACHEI MUITO LEGAL.

  11. GOSTEI MUITO DE LER ESTE COMENTARIO MAS SO QUE EU CONCORDO COM VARIAS PESSOAS DESTE BLOGUE POIS ACHO ISSO UMA GRANDE BESTEIRA USAR PIERCING E FAZER TATUAGENS.

  12. Eliana, me desculpe mas eu descordo com vc completamente, antes de usar versículos da biblía para responder certas coisas vc tem que ter o cuidado de saber o tal siginifica, porém vc falou sobre fazer tatoo ou usar piercirng para se exibir, mas vc também pode estar se exibindo de outra forma, como: um celular novo de última geração, um computador mais avançado, os tipos de roupas que vc usa, comprar um carro bem chamativo sendo do ano ou não, então analiza bem sua vida antes de querer analizar os pontos de vistas ds outras pessoas, cada um tem sua opinião sobre certos assuntos, devemos respeitar, acho que se analizarmos bem a biblía, vc verá que não é pecado, pecado é vc querer fazer para causar sedução. mas sedução não é só em piercings ou em tatoo, mas vc pode estar causando sedução sem saber, no seu jeito de agir, falar, andar, olhar e o principal se vestir, com vc se veste? vc tem ido na sua igreja com roupas bem descentes, que não tem causado sedução em ninguém, conheço muitas pessoas no caso homens, que se sentem atraídos em ver mulheres com roupas longas, um deles é hoje meu esposo, nessa época eu só usava vestidão, saião, e ele se sentia atraído por essase coisas, me confessou que ficava pensando o que teria por baixo das minhas longas roupas, e ai? o vc fala, a santidade não tá na aparência, e sim no seu comportamento perante Deus, será que seu interior é tão puro a fim de vc ofender as opiniões e costumes de outras?.
    Creio sim e muito na palavra de Deus e não preciso citar nenhum versículo aqui, o que eu sei e acho basta pra mim, só acho que vc está se sentindo como se fosse a última bolacha do pacote, Deus não quer embelagem, lá no céu não tem sucata, Deus quer a qualidade nossa perante Ele e aos olhos Dele, e será que isso tem sobrado em vc, e humildade, vc tem tido? Deus manda nós analizarmos a nós mesmos,a salvação é individual, desculpa se te ofendi, não éra minha intenção, mas acho que vc precisa estudar um pouco mais a Biblía e o que Deus quer dizer sobre muitos assuntos que fala lá, inclusive sobre as leis Dele, procure estudar mais sobre esse assunto, ai vc vai ver que o pecado tá na mente e não no corpo e nos usos e costumes…

  13. Israel carvalho disse:

    ” fazer tatuagem ou usar piercing é pecado sim senhor” E falo mais é uma afronta á deus, poís samos imagem e semelhaça de deus!! jesus não agrada de vaidades mundanéasa !! “

  14. iivanisa almeida disse:

    Sou evangelica estou fazendo escola de Lideres e estava a procura a muito tempo de uma materia sobre tatuagem e achei incrivel muito boa esta sua materia pois as pessoas hoje esta preocupada em dizer santo mais isso e tudo faixada pois nern escrever o nome de DEUS sabem acredito que leiam a biblia e nen se atenta para onde esta escrito DEUS E deus, pois nestes comentarios achei as pessoas falando de deus nao de DEUS, pois, nosso DEUS e grande e quando voceis achar o nome de DEUS em letras minusculas este deus e satanas.

    Fiquem com DEUS
    IVANISA ALMEIDA

    • Jesus meu guia é disse:

      esta escola de liderança que frequentas, bem como o escritor deste artigo está cumprindo em sua vida o que é dito em 2 Timóteo 4:3 ► “Porque virá tempo em que NÃO SUPORTARÃO a sã (sadia) doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, AMONTOARÃO para si doutores (MESTRES) conforme as suas próprias concupiscências (DESEJOS)”. Cuidado!

  15. Patrícia Jerônimo da Silva disse:

    De que forma um piercing ou brinco abre espaço para atuação demoníaca???? Isso está escrito aonde???? A Bíblia diz isso em que livro, pois quero saber. Levítico é um livro com as Leis do velho testamento. Apesar de ter o versículo que diz sobre marcas no corpo, como já disseram em um comentário anterior: DEUS não vê a aparencia, e sim, o coração das pessoas. De que adianta não usar nenhum brinco, piercing ou tatuagem e julgar as pessoas? Falar mal da vida alheia? Desejar mal ao próximo, ou até fazer mal ao próximo??? Garanto a vcs que há muitas pessoas que se julgam “santas” por não usarem nenhum desses adornos e fazem coisas bem piores.

  16. Os fariseus criaram mais de mil regras, para seguirem os dez mandamentos de Deus, assim se esqueceram a verdadeira essência de Deus e de seus mandamentos, nos estamos perdendo a simplicidade do evangelho com todos esses paradigmas… a única coisa que Deus quer de nos é um coração aquebrantado, nada além disso, esse foi o único mandamento que cristo nos deixou.

  17. Bom ñ sou contra o uso do piercing,gosto muito,mas sempre temos q ver os dois lados o bom e o ruim,o bom é q podemos nos espressar utilizando o piercing,e o outro lado são os riscos q o piercing pode causar,mas nunca desobedecer primeiramente a DEUS e tbm aos nossos pais,como eu sou menor d idade…

  18. todas as paginas da web. tem os mesmos argumentos contra, citando LEVÍTICOS 19:28 “PELOS MORTOS não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR.”
    -ta mas e se eu nao fizer em forma de luto um brinco na orelha (piercing) ou uma tatuagem, aí eu nao estarei me cortando em forma de luto, dai seria pecado?!

    concordo que nao devemos escandalizar os irmaos e aí está o maior dos cuidados, e esses negocios de chacras que tanto falam??… da onde surgiu isso?? (pergunto porque nao sei mesmo nunca vi na biblia que marcando seu corpo entrarim demonios em voce ou qualquer outra coisa do gênero…)

    eu nao sou nem contra nem a favor porque nao recebi nenhuma resposta definitiva com base bíblica, principalmente em relaçao ao negocio de chacras… mas na verdade eu acho que Deus usa quem ele quer e ele conhece o coraçao das pessoas, eu tenho 3 furos na orelha e isso nunca me impediu de chegar na presença de Deus, nem de ouvir a sua voz… olhe para cantores, servos de Deus, muitos deles usam brincos e tatoos e mesmo assim eles sao tao usados que quando ouço suas musica sinto a unçao de Deus sobre suas vidas…

    ta aí minha opinião e dúvidas 🙂

  19. Eu concordo que cristão verdadeiro que vive na unção do espíto santo não deva usar pircing e fazer tatuagens.Mas a minha pergunta é: e quem conheceu jesus depois de ter feito uma tatuagem que é o meu caso,eu sei que Jesus me ama do mesmo jeito,mas eu tenho pavor testa tatuagem gostaria que ela sumisse do meu corpo,acho que isso não combina com cristão,o que devo fazer? esconde-la?Alguém com conhecimento nas escrituras me responda.Obrigada.

  20. Anderson disse:

    Lisiane:

    Quem está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo. A tua tatuagem já era,morreu com a Lisiane velha. nada significa. Voce é nova criatura em Cristo. Se ela te encomoda por motivos estéticos há a possibilidade de retirar por meios clinicos. Mas não esquenta, voce é salva em Cristo. Dizer que voce não é salva por causa de uma tatuagem é dizer que o sangue de Jesus derramado na crus cobre todos os pecados, menos o fato de voce ter uma tatoo. Isso é ridículo.
    Caso voce não consiga retirar, que ela sirva para testemunhar a mudança que Cristo fez na sua vida, o antes e o depois.
    Fique em paz.

  21. Olha pessoal, sera que vcs estão interpretando os versiculos da maneira correta.
    Tentar provar nossa opinião não vai mudar nada, escrevendo aqui também não vai mudar nada.
    Mas, as vezes nos preferimos acreditar em opiniões que batem mais com o que achamos que é mais certo, e não queremos saber se é certo ou errado.
    Só porque alguém é formado não devemos acreditar, e só por que tem um diploma ou algo do genero muito menos.
    Tenta descobrir a verdade não para encaixar com o melhor para nós mas do jeito que ela é.
    Não vemos as coisas do jeito que elas são, mas do jeito que queremos ver( não sei quem falou mas é plagio)valeu……

  22. Emanuell Libório disse:

    É incrivel a cauterização da mente do “povo de Deus”…
    Criam fontes de poder para o diabo sem nem ao menos perceberem…isso é do diabo, aquilo é do diabo…
    vão dando tudo pro diabo que eu vou glorificando à Deus…

    E com tatto e tudo!!!

    “Recosturando o véu que a cruz já rasgou, ressucitando a lei, pisando na graça…

    Soli Deo Gloria!

    • Jesus meu guia é disse:

      Porque estás despreocupado com o diabo?! Pedro advertiu-nos assim: “Sede sóbrios; VIGIAI; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (1 Pedro 5:8). Não sabes que o apóstolo Paulo disse: “Porque não ignoramos os seus ardis. 2 Coríntios 2:11″ .”O fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que SÃO SEUS, e qualquer que profere o nome de Cristo APARTE-SE (afaste-se) da iniqüidade” (2 Timóteo 2:19). Soli Deo Gloria!

  23. Alguém tem algo convincente ai?

  24. Bom eu acho que somos sim todos filhos de DEUS sim, só que esse negócio de tatuagens, penso que nós não podemos fazer uma tatuagem de demonio ou coisas que são do mal, pois isso realmente não agrada á DEUS, só que eu fiz uma tattoo com a letra inicial da minha filha que á A um coraçãozinho e um D, que é meu marido pai de minha filha, tenho sim um piercing no meu nariz e tenho no meu umbigo, fazem mais de 5 anos.. nunca nem afetou meu corpo, nem minha gavidez, claro que tive que tirar, pois a barriga estica, pois minha filha nasceu e coloquei novamente. Só que tenho uma dúvida, somos sim todos filhos de DEUS, mais não entendo se é a alma que vai para o céu? o que o nosso corpo tem de ver com a nosso espirito e a nossa fé..?
    Claro que cabe á nós termos a conciência de que desenho iremos fazer e qual será o significado dele…
    Desde já agradeço…
    Fiqem com DEUS.. E ATÉ MAIS..
    PAMELA…
    30/05/2009

  25. Formiguinha de Jesus disse:

    Mensagem – 10/10/87 Aparição de Nossa Senhora em Goiania
    Sou a Rainha da Paz e quero que todos os meus filhos estejam ao meu lado, PARA VENCERMOS UM GRANDE MAL QUE PODE ABATER-SE SOBRE O MUNDO. Mas para que esse mal não aconteça, deveis rezar e ter fé. Meus filhos, DESEJO A CONVERSÃO DE TODOS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. O MUNDO CORRE GRANDES PERIGOS e, para livrar-vos desses perigos, deveis rezar, converter-vos e crer na palavra do criador, pois rezando encontrareis a paz para o mundo. Meus filhos: muitos de vós vão à igreja, mas não vão de coração limpo, vão sem fé. Muitos vão apenas para mostrar-se católicos e estão em grave erro. Deveis seguir só um caminho, O DA VERDADE. HÁ FILHOS QUE NÃO APRENDERAM A PERDOAR, mas deveis perdoar o vosso próximo. A INIMIZADE É OBRA DE SATANÁS, E ELE SENTE-SE FELIZ QUANDO CONSEGUE SEPARAR UM IRMÃO DO OUTRO. Por isso, peço de todo o meu coração que arde em chamas: CONVERTEI-VOS, REZAI, E APREDEI A PERDOAR O VOSSO PRÓXIMO.Sensualidade posar nua fazer filme porno não é da vontade de Deus e temos que fazer apenas a vontade de Deus para nos sermos dignos de suas promessas.Leia a Biblia Sagrada Deus ilumine todos que vão ler essa mensagem.

  26. luis augusto disse:

    somos feitos a imagem e semelhança de Deus. nao somos gado para andarmos marcados. Santificai em tudo vosoo corpo alma e espirito.nao fareis marcas em vossa carne. nao profaneis o vosso corpo que e´ templo do Espirito de Deus. lembren-se queridos; daremos conta à Deus de tudo o que fizermos nesta vida, inclusive com nosso corpo.

  27. Em vez das pessoas perderem seu tempo julgando as atitudes e gostos alheios, porque não param e olhem pra dentro de sí? Eu não acho que um piercing ou tatto condene. O que condena é a prepotência e esse julgamente que se vê empreguinada em alguns desses post’s. O dono da verdade é Deus, e ninguém mais. Sejam felizes e vivam suas vidas da maneira que lhe for conviniente.

    • Jesus meu guia é disse:

      prepotência é rejeitar a palavra de Deus e querer seguir seus próprios caminhos. Cristo é Rei e Senhor queiras ou não, quem não se humilhar, e se converter dos seus maus caminhos não será atendido por Deus e perecerá a morte eterna. Cristo tem vida a te dar, confie nele. Comece com o arrependimento, depois gire 180º e volte para Deus.

  28. John Lennon Gabriel da Silva disse:

    Amados, que o Senhor venha ter misericórdia de todos que usam esses bregueços mundanos pois a Palavra do Senhor fala em filipenses 5.23 que Deus requer corpo, alma e espírito irrepreencíveis para a sua vinda. E não adianta estar usando versículo da Bíblia para defender pecado que Deus não quer apenas o coração…

    Um abraço e fiquem na Paz do Senhor.

  29. Maria Laura disse:

    Oii eu me chamo Maria Laura e tenhu 15 Anos .
    Pois eu Não acho que o Piercing e a Tatuagen pode ser um disrespeito a Igreja não , Porque Cada um tem sua vida e faz dela o que quer .. n é msmo ..
    e essas pessoas que são contra ..~fiquem sabendo que isso que vc fazem é preconceito Vioo..
    eu tenhu um Piercing na orelha e um nos labios e adoro mto ,,
    e qndo eu ficar de maior eu vo concerteza fazer uma tattoo..

    espero que vcs tenham gostado ,. e qm n gostou o Problema é seu eu n te devo nada Mesmo .

    Ahun..

    Beijos.

    By : MáhH

    OBS: e Alem disso n é um piercing e uma Tatuagen que vai mudar a pessos , não é porque a pessoa tem um piercing e uma Tatuagen que é malandro .. Blzz

  30. Primeiramente Deus ve os nossos corações,o que realemnte vale e sua fé em Deus,tatuagens,piercing, e coisa de momento… quando uma pessoa se vai dessa vida para a “vida eterna”, o que pra la e sua almaa e nos o seu corpo tatuado, o seu corpo com um furo.Logico que antes de tudo vem a Fé e o amor em Deus. Eu acho que nao tem nada a ver ter um corpo tatuado, ou o corpo com o furo, Deus realmente ver os nossos corações nossas Fe…essa e minha opiniao…
    “Fe em Deus q ele e justo”

  31. vinde como estas nao vai ser um pircing ou uma tatuagem que vai nos separar do amor de Deus quando aceitamos a jesus mos tornamos nova criatura e tudo passa a ser novo em nossas vidas muitos desejos da carne desaparecem dos nossos coraçoes e nos preocupamos mais em crescer na graça e no conhecimento se vc veio para o pai tatuado ou com pircing tudo bem ele te aceita e te ama como vc e as mudanças em sua vida tem que começar de dentro para fora e se vc que tem desejo de fazer conselho nao faça

  32. vc pode ate se arrepender mais tarde ,certas tatugens principalmente as mais exageradas como por ex dragoes e cobras na minha opiniao sao horriveis ,certos paises como o japao nao dao emprego para pessoas com tatuagens a nao ser que ele esteja bem escondida ,a pele tatuada quando jovem ate parece interessante mas ao envelhecer fica pior ainda. entao nao vejo vantagens nenhuma em se tatuar vc e lindo como e e so minha piniao agora cada um faz o que quiser com seu corpo nao podemos julgar e nem descriminar ninguem beijos fiquem DEUS

  33. Lirion Deivid Reif disse:

    enquanto discutem sobre isso, pessoas estão morrendo de fome nos países pobres.
    muitas estão indo para o inferno!!!

    Jesus que sejamos puros de coração, e a bíblia diz que bem aventurado o homem que não se condena segundo os atos que aprova…..
    analisem isto!!!
    abraço irmãos

    • Jesus meu guia é disse:

      essa conversa de pessoas morrendo de fome em países pobres foi proferida também por Judas Iscariotes (aquele que traiu Jesus – como se “preocupasse com os aflitos”). Pureza de coração inclui não se contaminar com o ideal mundano ilusionista propagado em filmes, etc. Não se conforme com o mundo, acorde. [Efésios 5:1► Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá].

  34. AYLTON PASCOAL disse:

    Sinceramente ! eu sou catolico mas acho o seguinte. Sou contra a tatuagens e piercing ,mas vejo o seguinte nas igrejas evangelicas,tem ,muitas gente que se diz ser evangelicos e protestantes , mas no final de tudo nem todos que estão nas igrejas que se diz servos ao Senhor será salvos.Portanto fazemos cada um a sua parte e seguir o seus coração ao nosso DEUS não é porque seu irmão que está ao seu lado numa igreja que poderá ser salvo.Como diz a garota ai em baixo no texto foi batizada com seus piercing, ela não deixou as coisas suja do mundo fora da igreja . DEUS SEJA LOUVADO.

  35. maria clara disse:

    com certeza expressão odeio crentes amo a pitty

  36. Não estou certo de que o papel da igreja seja “aceitar”. Sejamos prudentes para não fazermos uma propaganda enganosa do tão precioso evangelho. Deus não faz acepção de pessoas e não está interessado em seu visual, mas no que ele expressa, que é um aspecto do coração.
    Entendo que a intenção da imagem é ressaltar que Deus não te rejeita pela sua aparência, mas da maneira como foi colocado, para um incrédulo, ganha outras conotações e coloridos. Sabemos, por exemplo, que Deus não rejeita o homossexual, e por isso, não deve a igreja também rejeitá-lo. Contudo, sabemos que Deus condena a prática homossexual, e a igreja também deve condená-la. Quando anunciamos o evangelho, deve ficar claro, como nos tempos da igreja primitiva, que o cristianismo não é uma aventura ou ideologia, mas o exercício da fé em Deus conforme a sua santidade.
    Como dito, o visual não é o importante para Deus, mas o que esse visual expressa pode sim ser algo importante para Deus. Se o teu visual expressa rebeldia contra os teus pais, afronta contra irmãos cristãos conservadores, adesão ou simpatia a movimento anticristão, entre outras coisas semelhantes, tais motivações e sentimentos, e não o visual em sí, estão contrários a Deus. Contudo, se o teu visual é apenas uma maneira legítima de expressão de arte, protesto contra valores mundanos, manifestação pura de um simples estilo (de vestir, ornamentar), não há nada para se condenar.
    Considero isto uma questão muito complicada para um recém-convertido. Alguns, ao se converterem, observam na música, nas bandas e no visual a aparência do mal, a lembrança de que tais coisas estavam antes diretamente ligadas a uma vida contra Deus. Dessa forma, quando se convertem, abdicam da música, das bandas e do visual para viverem uma vida totalmente nova, dissociados das coisas (visual, música) que antes estavam diretamente associadas a valores anticristãos e que o novel convertido agora quer se ver livre e distante.
    Outros, contudo, quando se convertem, conseguem também “converter” seu estilo, sua música e seu visual, sem que com isso estejam assombrados pela aparência do mal. Conseguem ouvir música extrema e vestir um visual carregado e ainda assim possuírem corações puros e integros diante de Deus.
    Tanto o primeiro caso quanto o segundo são obras do Espírito Santo de Deus. Devemos dar liberdade a ele para que ele mude ou não nossa aparência exterior, conforme sua vontade.

    Que o visual não seja barreira para a salvação, seja para aquele que tem visual, seja para aceitação na igreja.

  37. Mateus Caires S. disse:

    Eu sou evangelico so que sou de uma igreja mais liberal
    so que o Pastor ja falou que quando a pessoa entra com essas coisas ela eah muito bem vinda so que la dentro ele aconselha a não por pela visão dele, so que tipo eu gosto dessas coisas eu tinha um so que tirei pora lgum motivo eu acho que isso não influencia em nada não, porque Deus ele quer saber da sua atitude da intenção de seu coração, foi como um cara que tava dando testemunho la na minha igreja ele é de uma banda de rap e antes dele se converter ele chegou pra deus e falou:”Mais como eu vou ser crente se eu me visto desse geito uso brincos? ai Deus respondeu pra ele:eu quero seu coração não as suas vestes e tipo também acho que depende do plano que Deus tem pra cada um ai o Espirito Santo de Deus falará ao coração de cada um o que fazer..

  38. A materia e excelente, pena que o autor aceita o uso desta marcações no corpo que é condenavel, não por mim mas por Deus: segundo a materia, tatuagem e piercing é uma cultura, e isso não é, e nunca foi cultura brasileira, então meus irmão,deixe o Espirito Santos ser o guia das sua vidas, façam de vossos corpos um verdadeiro templo do Espirito Santo, ” O amor de Deus Pai, a graça do Senhor Jesus Cristo, e a eterna consolação do Espirito Santos estejam com vosco até a consumação dos seculos. Amém.

  39. Johnes César disse:

    Essas são pessoas que vivem uma vida sem sentido, pessoas que não se parecem seres humanos a imagem e semelhança de Deus, mas sim crias do demônio desfaçadas de seres humanos, chello, você deveria se olhar no espelho e ver que com tantas tatuagens, pincings e brincos no seu corpo você ficará igualsinho a um demônio da fenicia enfurecido que escapou do inferno para Terra, você é um ser humano a imagem e semelhança de Deus e não uma cria do Demônio, você focaria sendo igual a um homossexual ou um bandido ou traficante, saia disso enquanto ainda é tempo, ou mas tarde você ficará igual a um leproso e se arrependerar de ter profanado o seu corpo, e quanto a todas essas pessoas, isso é só uma fase, precisam dessa gente agora, quando não forem mas úteis, serão espulsos, como um leproso é espulso de um lugar, essas pessoas estão sendo igais a satan, quando caiu do céu feito um raio, arrependam-se disso agora ou aguentem as consequências. E para essas pessoas adeptas de tatuagem, pincings e brincos, eu só tenho 7 palavras: Desapareçam, vocês não são mais seres humanos.

    • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…

      Q CARA DUENTE, MANO!!!

      VC SE CONSIDERA DE DEUS MESMO???
      NA VERDADE VC SE CONSIDERA DEUS NÉ? AFINAL ESTÁ SE ACHANDO NA POSIÇÃO DE PODER DEFINIR QUEM É OU NÃO SER HUMANO.

      Tenta não condenar os outros.
      Comparar um homossexual à um bandido é um preconceito ridículo que só comprova a sua falta de capacidade de raciocinar.
      Deus sonda os corações e só ele pode afirmar quem está ou não condenado.
      Não cabe a você julgar. Crente ou não, católico ou não…

      Tenta ser mais amoroso com os outros, afinal, Deus é amor.

    • Sr. Johnes, vc anda na vontade real do Senhor? plena verdade?? Pq vc julga tanto, pq da mesma maneira que julgar será julgado, e acabou infelizmente julgando e tomou o partido do preconceito, com essas palavras vc poderia ser processado judicialmente, pq uma coisa não tem nda a ver com a outra. Não seja demasiadamente justo, mas que seja limpo de coração, o que Jesus faria em seu lugar? Aposto que não argumentaria dessa forma grosseria e nem com falta de sabedoria. E a questão desapareçam quem é vc pra desejar isto?Um bruxo ou feiticeiro? Pense nessa questão!!

    • Sr. Johnes, vc anda na vontade real do Senhor? plena verdade?? Pq vc julga tanto, pq da mesma maneira que julgar será julgado, e acabou infelizmente julgando e tomou o partido do preconceito, com essas palavras vc poderia ser processado judicialmente, pq uma coisa não tem nda a ver com a outra. Não seja demasiadamente justo, mas que seja limpo de coração, o que Jesus faria em seu lugar? Aposto que não argumentaria dessa forma grosseria e nem com falta de sabedoria. E a questão desapareçam quem é vc pra desejar isto?Um bruxo ou feiticeiro? Pense nessa questão!!

  40. breinco, piercing e tatuagem é sentido de vaidade e tem pessoas diz que se sente muito avontade, más quando você põe, está dando sentido á vaidade exterior, ou seja, furando o seu próprio corpo para dá sentido á vaidade.
    Levítico 19:28 Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR.

    não podemos dá origem á fazer marca sobre nós mesmo para entrar na vaidade.

    Fiquem com Deus.

  41. Priscilla disse:

    nossa quanta porcaria temos que ler!!!quem ai não tem pecado que atire a primeira pedra!Tatuagem e piercing,não julga coração,quantas pessoas são limpinhas(sem tatoo),sem furos,e são totalmente insanas,planejam o mal o tempo todo,julgam as pessoas pela aparência,pela voz,pelo jeito!!!são um bando de vermes que vão todos pra debaixo da terra um dia!!!o espirito o coração é que será julgado!!pense nas barbaridades que vc julga pois com a medida que julgas serás julgado!!!tatuagem nao é pecado,não está escrito isso na biblia!!acordem pra realidade!

  42. pra mim essas pessoas que vivi fazendo tatoo e pondo piercing esta se lembrando do tempo do velho egito e esta se contentando com as velhas praticas de la, as marcas que o apostolo paulo tinha no corpo nao era de piercing e nem de tatuagens mas de stigmas por causa do evangelho, quer marcas no corpo? quer ser diferente? entao seja cheio do ESPIRITO SANTO e pregue o evangelho.

  43. Quero deixar meu intenso descontentamento com o que foi colocado neste texto, pois a palavra de Deus verdadeiramente não deixa dúvidas sobre nada, e ao contrário do que está relatado a interpretação errônea da palavra de Deus está naqueles que acham que podem fazer tudo o que lhes convém. Quero lembrar aos senhores, que Deus deixa claro que o nosso corpo ¨È TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO¨, portanto aqueles que de alguma forma estiver deformando o corpo com piercing, tatuagens, alargadores, etc… estão desagradando diretamente a Deus, pois a palavra diz ainda: ¨Nós somos a imagem e a semelhança de Deus¨, por um acaso Deus se apresentou a vc com piercing ou tatuagens??Seja racional, gostaria de saber se vc é realmente um servo do Senhor…

  44. Amados quero dizer que devemos arrepender de nossos pecados seja o qual for,pois apartir do momento que conhecemos DEUS,e entregamos nossa vida a ele nova criatura somos,se somos nova criatura tudo muda na nossa vida,para isto devemos deixar a vontade da carne,se estiver na presença do ESPIRITO SANTO,a carne vai ficar fraca,ai tudo vai ficar mas facil!
    Devemos saber quais as leis que foi abolida,oque e ser luz nas trevas,ser o sal da terra,ser a diferença em tudo em nossa vida,a palavra de DEUS diz!!!
    Precisamos da lei ,pois e ela que nós mostra no que pecamos.
    Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas,
    1 Timóteo 1:9
    Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
    Romanos 3:20
    Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
    1 João 2:1
    Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.
    João 14:24
    Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
    João 12:46
    E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa.
    1 Coríntios 7:31
    A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
    Romanos 13:8
    Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
    1 João 2:15

    Fique na paz do SENHOR,vamos fazer a diferença,pois o coração e DEUS que julgara,pelos pensamentos bons e ruins,nossa aparência tem que fazer a diferença aonde passarmos,aonde andarmos,DEUS e que limpa e tira tudo aquilo que tem nós feito de escravo.Amém

  45. Olha eu achei esse texto um absurdo somos imagem e semelhança de Deus,está na Bíblia,como também está na mesma que o Senhor diz TUDO É LÍCITO MAS NEM TUDO NOS CONVÉM..temos que andar conforme abíblia diz e outra TEMOS QUE FAZER A DIFERENÇA COMO CRISTÃOS QUE SOMOS…As pessoas tem que nos reconhecer quando andarmos na rua e dizer “olha lá essa sim é uma verdadeira crente” Então irmãos sabemos que Deus muda primeiro o coração,depois ele vai lipando tudo que desagrada a Ele…Fiquem na Paz

  46. Tatoo e Piercing não é pecado e ponto final!!!
    Se vcs não podem provar na palavra de Deus
    que é pecado, então não fica falando por si mesmo!!!

  47. mesmo você lendo a Palavra de Deus não compreende a verdade contida, nela mas você já é bem crescidinha, e como a Bíblia diz: Tens livre arbítrio, pode usar a tatuagem que você desejar, mas não se arrependa, quando vier a mão do Senhor contra ti, e tem mais quer usar use mas não incentive, ninguém a usar erre sozinha, não leve ninguém contigo, respeitar a Deus é um dever e uma obrigação do crente, se Deus te libertar verdadeiramente sereis livre se Jesus te libertou pra que voltar ao lamaçal, Tatuagem é sim uma afronta contra Deus, uma coisa é você fazer antes de se converter outra é você fazer depois de se converter, sabendo da verdade, quando não sabes não é pecado mas quando sabes responderá por eles fica com Deus e que Ele tenha misericórdia de você.

  48. Marcos Vinicius disse:

    Parabéns ao autor do texto que esclarece um assunto tão polêmico, por ser tão preconceituoso, e confronta ignorantes que perdem seu tempo discutindo particularidades de culturas quando podiam ocupar seu tempo com tantos outros assuntos decorrentes do Reino!!
    “encorajar outros pela sã doutrina e refutar os que se opõem a ela.” Tito 1

  49. amados, esse lançe de tatu e pierçing é simples. o pessoal complica atoa. Quando aceitamos Jesus Cristo e resolvemos seguílo;temos que entender que Jesus nos convida e nos ordena a deixar a vida velha, mundo, pecado etc.. É abandonar o deus desse mundo e seguir o SENHOR JESUS e isto requer de nós RENÚNÇIA. Esses aparatos todos tem a ver com o ego, com o eu com a vaidade, auto estima. Sabe o que Jesus nos manda fazer com o eu? matá-lo. Mate seu eu se quiser servir a Deus queridos. Só o fato de ser polemico, já seria suficiente para deixarmos isso de lado; porém em nome do eu, essa briga vai continuar até???? Cristãos são o SAL da terra a LUZ do mundo. A marca é que somos diferente dos costumes mundanos e pronto. é claro que essa mudança tem que ser de dentro para fora senão também não tem efeito nenhum para Deus. A palavra é radical amados: aqueles que são de Cristo CRUCIFICARAM O MUNDO COM AS SUAS CARNALIDADES. Vamos continuar amando esses irmãos, discordando mas respeitando sempre.Fiquem na paz.

  50. Somos templo vivo do Espirito Santo de Deus, mais tambem humanos e pecadores.
    Quando acho errado algo oro a Deus para que Ele amenize algumas decisões de nossa mente.
    Nem sempre o que está em nossa cabeça esta no coração, pois o ser humano em certas cituações age pela razão, então, as vezes quando a razão nos bate fazemos coisas que talvez para “a igreja” não tenha sentido, mas para a nossa razão faça todo.
    Mas Deus vê o profundo do nosso coração e sabe bem quando esses momentos nos ocorrem, Ele nos ama e se nós o chamarmos Ele não vai deixar de nos atender porcausa de uma tatuagem ou de um pircing, e nem vai fazer difeneça de você para com o outro que não os tem. Deus é misericórdia Infinita…
    Se você fez uma tatuagem ou um pircing depois de sua conversão, isso só provará que você continua sendo humano como qualquer outro, e que como TODO humano tem pecados como qualquer outro, mais isso não quer dizer que o perdão não chegue até você.
    Então, devemos julgar as atitudes alheias as nossas deixemos isso p DEUS.

  51. * NAO DEVEMOS JULGAR AS ATITUDES ALHEIAS AS NOSSAS DEIXEM ISSO PARA DEUS*

  52. Pessoal, quem faz tatoo ou coloca um piercin esta fazendo uma alianca de sangue com o proprio diabo, e so estudar a biblia um pouco pra saber isso. se um cristao diz q faz tatoo esta na hora de nascer de novo.

  53. a verdade é uma só, meu povo está perecendo por falta de conhecimento, informação, estudar a palavra de DEUS, eu curti muito e através do seu estudo quero ir um pouco mais fundo nesse assunto cara valeu a palavra de DEUS não traz confusão , abraços fraternos a todos que querem a verdade em JESUS

  54. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    SÓ RINDO MESMO.

  55. Victor Rabelo disse:

    Alô povo Cristão, ta na hora de parar de deturpar a Biblia por conta das suas regras denominacionais ! É incrivel como as pessoas tem o hábito de refletir nas outras o que não agrada elas. Não dá pra dizer que usar piercing, brinco e tatuagem é pecado, não tem respaldo Bíblico(não mesmo). Seu corpo é templo do Espirito Santo sim, mas fisicamente falando, Deus não olha o exterior e sim o interior (O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração. 1Sm 16:7). É muito facil pegar leis do antigo testamento(como Lv 19:29) para condenar o que lhe convém né? Não somos mais prisioneiros da lei, somos aceitos por Deus por meio da nossa fé!

    “Mas, antes que chegasse o tempo da fé, nós éramos prisioneiros da lei, até que fosse revelada a fé que devia vir;
    Assim, a lei ficou tomando conta de nós até que Cristo viesse para podermos ser aceitos por Deus por meio da fé;
    Agora que chegou o tempo da fé, não precisamos mais da lei para tomar conta de nós.” Gálatas 3:23-25

  56. Eu Concordo com o Chello e não Concordo com o Rodrigo do segundo comentário.
    se Deus não olha pro coração da pessoa. ele vai condenar todos ao inferno, pois seu corpo é templo e morada do espirito santo. então, pessoas acima do peso, não são dignas da morada celestial.

    • Vcs tem q parar e julgar, tem gente q ouve uma besteira e transforma em verdade, sabe telefone sem fiu? Pq vcs não buscam o Senhor com toda intimidade, e veja o seu irmão como uma criança vê, sem preconceito. Pq dai viveram um verdadeiro cristianismo.

  57. Na Bíblia não temos apenas ensinamentos sobre marcações corporais, também temos sobre fofoca, semear contenda, mentira, entre outras praticas “comuns” para uns, mas quando se trata de algo do tipo tatuagem, todos se rebelam e criticam, não se esqueçam não existe pecadinho ou pecadão,se for pra ser pecado, tudo vai ser de qualquer jeito, agora não nos esqueçamos, que a Bíblia nos afirmar que devemos ter sabedoria para agir, não e a tatuagem que vai te condenar, mas sim suas atitudes com o reino, o importante é saber o que esta fazendo, saber o que é ou na enganação, é não fazer uma tatuagem de desenhos que abrem brechas como símbolos demoníacos, mas saber que este desenho é sobre algo realmente positivo a sua vida, esse é o ponto X. Mas quem é tão alguém pra chamar outro de ninguém? Qual é o ser humano qualificado para julgar e condenar o outro? Julgue a ti mesmo antes de condenar o ser. Deus sabe de todas as coisas, e Ele é o único que conhece cada um por COMPLETO, e ele sabe as intenções do nosso coração e o que esta em nossa mente e em nossa alma, mais nenhum ser é capaz disto. Para usar a Bíblia como instrumento não se esqueça é necessário CONHECE-LA e muito bem. E cuidado, quem julga o próximo, logo sera julgado, e por Deus, olhe primeiro cada um de seus atos, antes de condenar o dos outros ao inferno. A nenhum ser humano foi dado o passe de ida pro céu ou pro inferno, quem o dá é Deus.

  58. Samuel Vieira disse:

    Paulo disse: Tudo me é lícito, mais nem tudo me convém, tudo me é lícito, mais nem tudo me edifica.
    O que temos que procurar é nossa edificação, pergunto, quando alguém faz uma tatuagem qual em que está se edificando? Em nada. Quando uma pessoa coloca um piercing qual a edificação? Nenhuma, somente modismo. O que temos de fato e de verdade é procurarmos a cada dia sermos igual a Jesus Cristo, claro que isto é muito difícil mas o difícil mesmo era naquela época, onde por tudo morria apedrejado, onde Jesus por várias vezes teve que ser sábio para que sua crucificação acontecesse e tudo fosse consumado, e nossos pecados lavados. Hoje basta amar uns aos outros e a Cristo sobre todas as coisas. Então amados, basta que todos os dias, e a cada dia nosso testemunho cristão seja exemplo para cada pessoa, elas têm que olhar para um cristão e ver nosso corpo através do Espirito Santo que habita em nós, revertidos em glória, em glória em glória… As pessoas têm que ver nossas mudanças e entender que Cristo, nos aceita como estamos, mas depende de nós se vamos testemunhar e dizer que Nova Criatura eu sou. Eis que tudo se fez novo, inclusive nossa aparência. Queridos a tatuagem é como uma imagem (não esculpir e nem adorar imagem algumas nem no céu e na terra), mesmo que seja o nome de filhos ou do próprio Jesus, pois o tipo de adoração que Jesus quer de nós é o louvor Genuíno, é a oração Genuína, precisamos entender isso queridos.
    E lembrem-se amados, que Satanás veio, pra roubar, matar e destruir, (ROUBAR NOSSAS VIDAS, MATAR NOSSA Fé e DESTRUIR NOSSA ESPERANÇA EM CRISTO JESUS). ELE é ASTUTO, devemos sempre estar vigiando.

    Fiquem na Paz do Senhor Jesus!!!

    • Preceba como Paulo escreve no singular:
      Tudo ME é lícito, mais nem tudo ME convém, tudo ME é lícito, mais nem tudo ME edifica.

      Isso no minimo significa que existe variações entre a percpção moral de cada individuo, e que elas devem nos guiar através de nossas decisões.
      A percepção de que tatuagem e piercings são “modismo” e que não edifica é TOTALMENTE pessoal, não cabe a ninguém sequer achar isso errado, cabe aos cristão ignorar as aparências, assim como Deus nos ensinou e ensina até hoje.

      “Seu corpo é templo do Espirito Santo sim, mas fisicamente falando, Deus não olha o exterior e sim o interior (O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração. 1Sm 16:7).”

      • Jesus meu guia é disse:

        “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (1 João 2:15). Disse Jesus: “Loucos! Quem fez o exterior não fez também o interior?” (Lucas 11:40). Chega de relativismo incrédulo.

    • Jesus meu guia é disse:

      Certamente o escritor deste texto não conhece o Deus da Bíblia. Somos chamados a não “nos conformar com este mundo” (Rm 12:2). Conformar = tomar a mesma forma ou imagem, ser conforme, concordar; condescender (dicionárioweb). Arrependei-vos e convertei-vos para que sejam apagados os vossos pecados! “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tiago 4:4). “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (1 João 2:15).

  59. Será que uma tatuagem ainda que seja o nome de JESUS no nosso corpo glorifica a Deus?
    Não causa escândalo para a igreja? A palavra de Deus nos ensina que devemos glorificar a Deus no nosso corpo, isto significa que devemos nos santificar, e para mostrar o nosso amor a Deus o devemos fazer com a nossa vida e não escrevendo no nosso corpo que eu o amo: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” Rom. 12.1. Os fariseus faziam isso, ou seja, alargavam os seus filactérios para mostrarem a todos que eram religiosos que cumpriam a lei (Mateus 23.5) e Jesus os repreendeu, pois por fora mostravam que amavam a Deus mas suas atitudes eram contrarias. E sobre o escândalo diz o apostolo Paulo : “Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus” (1 Cor.10.32). Sem contar que tudo o que não é pecado não convém ao crente fazer. O apostolo Paulo nos dá uma aula de Ética Cristã em 1 Corintios 6.12 : “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convém. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.” Nem tudo o que não é pecado convém ao crente fazer, ao membro, ao diácono, ao pastor etc.

  60. Izobel menezes disse:

    Eu tenho 4 pircing tres nos labios i um na lingua

  61. Izobel menezes disse:

    Eu sou uma nina de 14 anos
    q quer ser apenas feliz
    com os amigos i familia

    vim aq nessi siti pra descobri um pouco mais sobri pirsig eh tattuagens
    nao encontrei oq eu queria mais tudo bem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: