Por Dionatan Zibetti

No mês de Janeiro 28 fiés da Igreja Universal de diversos lugares do Brasil moveram uma ação contra o jornal Folha de S. Paulo. As petições movidas pelos autores são praticamente iguais, com citações bíblicas e parágrafos idênticos em que os fiéis sustentam que a reportagem “Universal chega aos 30 anos com império empresarial”, publicada pela em 15 de dezembro de 2007, insinuou que os membros da igreja são pessoas inidôneas por citar que os dízimos deles eram esquentados em paraísos fiscais por empresas  ligadas à Igreja, registrada no paraíso fiscal da ilha de Jersey.

As sentenças entendem que a ação dos fiéis tem o objetivo de “tolher a atividade jornalística” e “promover a intimidação e retaliação da imprensa”. Para o juiz Valeriano Cazário Bolzan, da comarca de Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo, “a matéria jornalística não ofende a liberdade religiosa ou sequer critica o ato de fé daqueles que entregam o dízimo”.

Em Conceição de Macabu (RJ), o juiz Livingstone dos Santos Silva Filho constata que o réu não provou ter havido ofensa. Ele destaca que o jornal Folha de S. Paulo não tem distribuição na cidade e que os moradores não têm acesso ao seu conteúdo pela Internet.

Segundo a Folha, até quinta-feira (10/04), foram ajuizadas 85 ações, das quais 28 sentenças foram proferidas a favor do jornal.

Informações do http://portalimprensa.uol.com.br/

Dionatan Zibetti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: