Por Dionatan Zibetti

Uma pesquisa da Organização Européia de Pesquisa Nuclear Cern, na Suíça, pode ter identificado uma das partículas mais procuradas por físicos em todo o mundo, conhecida como “bóson de Higgs” ou “partícula de Deus”, por ser supostamente a origem de toda a massa do universo.

Segundo a teoria elaborada em 1960 pelo físico Peter Higgs, da Universidade de Edimburgo, na Escócia, todas as partículas de matéria na verdade não têm massa própria. Elas só receberiam essa massa por meio de interações com uma outra partícula, que ficou conhecida como “bóson de Higgs”.

De acordo com a teoria, sua massa é muito alta, e são necessárias energias até 100 mil vezes maiores do que energias nucleares para detectá-la. Peter Renton, cientista da Universidade de Oxford, afirma que o bóson de Higgs pode ter sido detectado no acelerador de partículas do Cern.

“Há indícios, mas ainda é questionável se estamos falando realmente do bóson de Higgs”, declarou o cientista à BBC. Os resultados “são compatíveis com a teoria do bóson de Higgs, mas só uma observação direta pode demonstrá-la.”


Simulação da desintegração do bóson de Higgs

Paciência

Um artigo sobre o experimento será publicado pela revista Nature nesta quinta-feira.

Os cientistas, no entanto, terão que ter paciência para dar continuidade aos experimentos.

O acelerador de partículas do Cern, que forma uma circunferência de 27 km de perímetro, foi desmontado para dar lugar a um equipamento maior e mais potente, que ficará pronto em 2007 e poderá dar mais velocidade e conseqüentemente mais energia às partículas.

A probabilidade de que os indícios encontrados pelos pesquisadores sejam na verdade apenas “ruídos” é de 9%.

Nas colisões feitas anteriormente no Cern, foram observadas 16 partículas que, de acordo com a teoria, formam toda a matéria do universo.

Mas, contrariando as expectativas, essas partículas observadas não tinham massa. Isso contraria as teorias básicas da física, mas seria explicado pela teoria do “bóson de Higgs”. Fonte: BBC Brasil

Acredito ter lido alguma coisa a respeito num dos livros de Ficção de Dan Brow, se não me engano era “Anjos e Demônios”.

Dionatan Zibetti

 

Anúncios

Comentários em: "Físico diz que “partícula de Deus” será encontrada em breve" (1)

  1. ricardo disse:

    nota 10

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: