Por Dionatan Zibetti

Moisés pode não ter existido, sugere pesquisa arqueológica

A saga de Moisés, o profeta que teria arrancado seu povo da escravidão no Egito e fundado a nação de Israel, tem bases muito tênues na realidade, segundo as “pesquisas arqueológicas mais recentes”. É praticamente certo que, em sua maioria, os israelitas tenham se originado dentro da própria Palestina, e não fugido do Egito. O próprio Moisés tem chances de ser um personagem fictício, ou tão alterado pelas lendas que se acumularam ao redor de seu nome que hoje é quase impossível saber qual foi seu papel histórico original.

®®®®®®®®®

Hã sim claro, será que ninguém mostrou as “pesquisas arqueológicas mais recentes” para esses caras?

Assistam abaixo uns trechos de um documentário produzido pela History Channal e a Discovery Channal Canadá, com as mais recentes decobertas arqueológicas e como elas provam que de fato o Êxodo aconteceu.

Dirigido pelo canadense Simcha Jacobovici, o documentário tem a produção executiva do diretor James Camerone e apresenta revelações bombásticas sobre o êxodo bíblico, que culmina com a descoberta de uma imagem de ouro da arca da aliança esculpida a 3.500 anos atrás e que está disponível hoje no Museu Arqueológico Nacional em Atenas Grécia. Download do documenátio completo AQUI.

Fiquem na Paz

Dionatan Zibetti

Anúncios

Comentários em: "O absurdos publicado no G1: Moisés pode não ter existido…" (31)

  1. vc é estranho cristão… sugiro que para de ver filminhos da disney

  2. É muito estranho acreditar em fábulas *aliás, note que a disney de fato fez aquele filme “Principe do Egito”* criadas a mais de mil anos como se fossem verdades históricas *assunto do qual entendo, pois faço faculdade de História na USP* e ainda mais, achar que é sério isso de profetas abrindo o mar, pragas e hebreus vagando no deserto… Mais estranho é publicar uma reportagem séria, de um site de noticías SÉRIO como se fosse mentira… Acho muita graça de como envolvidos na cegueira da fé, cristão, você e os seus não medem esforços prar por na fogueira todo conhecimento humano que demonstra a grande falácia da religião.

    • WALTER MANOCCHI disse:

      AS MENTIRAS DO EXODO E DO HOLOCAUTO
      Segundo estudo arqueológicos e antropologicos e paleontologico, o exodo não passa de outra deslavada mentira dos religiosos. Foi feito um estudo profundo do suposto trajeto do exodo e nada foi encontrado que indique passagens de humanos pelos locais decristos na biblia e outros. Ora! quando uma tribo antiga passava ou se fixavam em determinados locais, seria humanamente impossivel de não deixar vestigios, como; cacos de cerâmica, pedaços de carvão, restos de madeira queimada, armas quebradas ou não, restos de tecidos, ossos etc., e os estudos mostraram que nada foi encontrados.
      A ABERTURA E TRAVESSIA DO MAR VERMELHO, JAMAIS FOI VERDADE. NA VERDADE TALVES ELES ATRAVESSARAM O MAR DE JUNGOS. NÃO HAVIA 600 MIL JUDEUS NO EGITO E SIM ALGUNS POUCOS MILHARES. COMO MOISES ERA TRATADO COMO UM PRINCIPE PELO FARAÓ, NÃO SE PODE CONCEBER QUE SEU POVO ERA ESCRAVO DOS EGIPCIOS?
      Lamentavelmente os judeus tem por habito criar essas lenda para que o mundo se apiede delesenquanto massacra e assassina milhares de homens, mulheres, jovens, crianças e velhos na Palestina. Vejam o holocausto! disseram 6 milhões de judeus, enquanto em toda a Europa em 1944, não havia mais 5,5 milhões de judeus. Onde eles acharam 6 milhões? Até agora, familias das supostas vitimas que recorreram a Organização de Direitos Humanos para receberem indenizações, não passaram de 450 mil, podendo chegar talvez á 550 mil. Repito! onde arrumaram 6 milhões? Onde está os restantes do familiares que até o momento não se manifestaram?
      (EXODO 7,21) QUANDO É DITO:
      Os peixes do rio morreram, o rio ficou poluído, e os egípcios não podiam beber a água do rio. E houve sangue por todo o país do Egito
      RESPOSTA= Ora! Este fenômeno natural aconteceu em todo ciclo da terra, e não tem nada de Deus.
      (EXODO 9,24) QUANDO É DITO:
      Caiu granizo acompanhado de raios; era tão violento que nada houve de semelhante em toda a terra do Egito, desde que começou a ser nação.
      RESPOSTA= É MAIS UM FENOMENO QUE PODE ACONTECER EM QUALQUER PARTE DA TERRA
      (EXODO 10,4) QUANDO É DITO:
      E os gafanhotos invadiram todo o território egípcio, e eram tão numerosos como nunca houve antes e nunca mais haverá.
      RESPOSTA= Imensas nuvens de gafanhoto e de outros insetos acontecem até hoje em países não desenvolvidos, e com o evento dos inseticidas, isto está terminando.
      (Êxodo 19,16)
      Três dias depois, pela manhã, houve trovões e relâmpagos e uma nuvem espessa desceu sobre a montanha, enquanto o toque da trombeta soava fortemente. O povo que estava no acampamento começou a tremer.
      RESPOSTA= Será que esses caras que escreveram essa idiotice, nunca veio a São Paulo no mês de janeiro, para verem nuvens espessas, raios, e trovões e todo povo cagando de medo?

      • Tentando negar o o holocausto seu canalha? O holocausto é fato. Supostas vítimas? Tem depoimentos de pessoas que já viveram isso.

  3. Rodrigo disse:

    Essas “Fabulas”tem transformado vidas e é normal perceber que as pessoas muitas vezes se dotam de ceticismo para com esse tipo de assunto apenas para encobrir suas escolhas mundanas e contrarias a fé cristã João 3: 16-21

    16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
    17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
    18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
    19 E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
    20 Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
    21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.

  4. dionatan.zibetti disse:

    Poxa.. to vendo que o post esquentou… vou abrir um parenteses aqui.

    Bom, assim como disse William Shakespeare, “não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados” por isso,não dá pra rejeitar o conhecimento trazido pelo documentário da History Channal e a Discovery Channal Canadá dirigido por Simcha Jacobovici e James Camerone. Da mesma forma que não dá para regeitar o conhecimento de uma acadêmica da faculdade de História na USP. Somos donos de nossas próprias verdades, e essas verdades constróem nossos futuros.

    Ainda citando Shakespeare, “as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.”

    Um professor na faculdade de Teologia que eu curso disse uma vez que, “só há conhecimento, onde existe pessoas que pensam de maneiras diferentes”.

    Fico feliz pela participação da Ana B no meu blog, espero mais comentários seus, e também do Rodrigo, que sempre tem deixado seu posto de vista sobre minhas postagens.

    Fiquem na Paz
    Dionatan Zibetti

    • Israel Finkelstein, Zahi HAwas e até mesmo o brasileiro André Chevitarese são historiadores e afirmam peremptoriamente que o Êxodo é mentira. Jacobovic e Cameron não são historiadores. Um deles é jornalista e o outro é diretor de cinema. Não estão abalizados para falar qualquer coisa sobre história.

      History Channel não é reconhecido como publicação com revisão por pares, ou seja, não tem NENHUM valor acadêmico. É uma empresa comercial que visa lucro puramente. Vc tem alguma publicação indexada, que tenha passado por revisão por pares, que sustente toda esta baboseira?

      Citar Shakespeare não fará Moisés ser mais real que Hamlet.

  5. “suas escolhas mundanas e contrarias a fé cristã João 3: 16-21

    E a fé cristã é a verdade absoluta, meu bem???
    hahaha

    Não pe questão de ofender, sabe… eu não acredito em nada disso, tenho explicações melhores e mais bem resolvidas que essa mitologia toda… não preciso disso para ter moral e valores… É um pressuposto humano, e eu sou humanista =]

  6. Sem falar que usar a bíblia como argumento não é válido… ela só serve para você… mas não para: mulçumanos, judeus, hindus, budistas, xintoístas, xamãs, candomblés, etc… E eles estão errados e vão para o inferno porque não seguem o SEU deus??? Puxa, muito petulante você, hein…

    Sem falar nos ateus, como eu, que não acreditamos em livro sagrado algum… E não é por isso que sou uma pessoa triste e vazia… E amo minha familía, meus amigos e sou muito feliz em tê-los como parte da minha existência, amo o conhecimento que adiquiro estudando… Admiro o processo evolutivo que de formas simples contruiu criaturas complexas como as libélulas e os peixes, acho belas as leis gravitacionais e a relatividade que regem o universo e de como seres humanos comuns foram capazes de perceber esses mecanismos e explicá-los através de experimentos, caulculos e teoremas… Tenho fé na humanidade, de que um dia as pessoas perceberão os abusos que cometem em nome de coisa alguma e aprendam a viver de forma pacifíca e racional. Me fascinam os processos históricos, as mudanças sutis ao longo do tempo, que vistas longe a longe parecem imensas: de quando os homens temiam o abismo do horizonte e de como hoje viajam pelo espaço. Gosto de conhecer as Revoluções, as mudanças repentinas e grandiosas… As escolas de pensamento e as doutrinas e crenças que vêm e vão e enchem de ideais as mentes de seus tempos. Admiro os grandes pensadores e suas mentes privilegiadas, dos gregos nas pólis até Stephen Hawking falando de quântica (Aliás, sabia que pesquisas com células tronco, que muitos religiosos querem impedir, poderiam curar pessoas como o Hawking?) O conhecimento é belo e me alegra, caro Rodrigo…
    Se isso te incomoda, se você acha que isso faz de mim uma criatura mundana *termo muito capicioso, aliás* diga por si mesmo, e não em nome de um deus.

  7. “Achar que o mundo não tem um criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia.”
    Benjamin Franklin

  8. Rodrigo disse:

    meu filho me perguntou esses dias se Deus existe,fiquei atonito com a pergunta pois ele com sua pequena e fragil idade e seu limitado conhecimento estava havido por uma reposta vinda daquele que pressupoem se saber a resposta……DEUS somente DEUS me deu uma revelação na linguagem dele sem “mitologia” e sem experimento cientifico nenhum …Estavamos em nossa sala e pedi a ele que observasse tudo ao seu redor disse a ele que tudo que estava vendo era fruto do trabalho de alguem os quadros ,os livros,a televisão,as paredes mas afimei que ele não conhecia essas pessoas e não viu elas fazerem mais estava tudo ali e logo em seguida pedi que ele fosse la fora e percebesse a harmonia da natureza o sol,a chuva,as flores os animais e dessa forma ele em sua limitada inteligencia e inocencia pode ter uma resposta na medida da sua duvida………….

  9. oi eu dei uma olhada na Bíblia sagrada e pelo que vi ela nos ensina a respeitarmos uns aos outros e algo sobre uma marca na mão direita ou na testa e que após 2000 anos acontece. o mondex exatamente como está escrito ,eu não tenho estudo religião mas como as pessoas podem acreditar em exú, em anjo de luz sendo que temos que acender velas aos anjos de luz estranho se é de luz praque vela e tudo é questão de puxar sardinha pro seu lado mas a verdade pertence a Deus cada um vai dar conta de sí ,mundo inteligente mas ninguém para a violência,a corrupição filho contra pai e pai contra filho e tem gente que pensa que os filhos são santos o caso da suzana e os irmãos cravinhos tanto estudo tanto dinheiro mas não tinham comunhão com DEUS
    VIRAM NO QUE DEU SE DEUS NÃO ESTIVER NO COMANDO NADA VAI BEM

    • A Bíblia diz para matar homossexuais, apedrejar adúlteros, Jesus falou pra odiar os pais e executar quem não concordava com eles. Foi tudo isso que cauisou a Idade das Trevas e a barbárie chamada de Cruzadas.

      • Idade das trevas? Uma idade com vários avanços como a criação de letras minusculas? Uma idade com melhora em um monte de coisas? Primeiro que as cruzadas aconteceram justamente por causa de invasões islâmicas pelo mundo e as cruzadas forma só uma resposta a isso. Tanto é que antes delas aconteciam vários ataques islâmicos.

  10. Ermano Rengner Sousa Ferreira disse:

    Olhe atravez da historia e tornara evidente que tudo que existe há um ótimo progeto. A ciência é incapas de dar uma esplicação sobre “O PROJETO” onde tudo surgil.
    Ou você tem uma explicação
    Não perderei tempo em vela,pois,você tem as mesmas oportunidades que tenho então.

  11. carlos eduardo da silva disse:

    só sei que deus tirou seu povo do exito e lhe deu a terra prometida
    a ciencia nao diz nada tanto que jesus falou a 2000 mil anos atraz
    que quando a ciencia quizer ser mais do que deus ai sim destruirei
    a ciencia com seus seguidores deus é deus

    • Israel Finkelstein da Universidade de Tel-Aviv provou que nada disso foi verdade. Ah, e ele é judeu.

  12. Moises nunca existiu na vida real, e todas as evidencias historicas e arqueologicas indicam isso.

  13. Quem nunca comeu melado quando come se lambuza. Ninguém reparou que a matéria contém os termos “pode não ter existido”, e “sugere”? Não “não existiu” e “atesta”, até porque não teria como provar negativa.

    Aliás, tanta gente que se lambuzou aí está convidada a examinar essa crítica educada e centrada, ponto por ponto da matéria que escrevi:
    http://informadordeopiniao.blogspot.com/2009/07/moises-pode-ter-existido-sugere.html

  14. Lourival Pereira disse:

    (Ana B. Agosto 2008) Concordo com você em tudo que disse Ana, infelizmente existem poucas pessoas inteligentes, com você que pensa como eu também. Os crentes querem que a gente acredite na bíblia com se fossemos papagaios. Sem direito de discernir, de colocar alguma coisa em dúvida, por não achar plausível ou evidente. Ora! respeitem pelo menos a inteligência das pessoas que a têm. Ninguém é obrigado a acreditar no que está escrito na tal de bíblia, que para mim não passa de uma literatura feita à moldes de interesses. Ser ateu não é o fim do mundo, afinal pra que tenho cérebro? Acho ´que é para usar, por isso não é necessário viver à luz de ídolos, mitos e crenças. Todo cérebro tem capacidade de agir sózinho, basta usar. A igreja quer que a gente se sinta o ser mais insignificante sobre o planeta, que não pense, que só obedeça, e que acredite que exista o diabo, o inferno e outras coisas tétricas. Coitado dos que não possuem vontade de pensar. Abrs.

  15. As pessoas têm que entender que a Bíblia, apenas convencionalmente é Um livro; ela é um tomo de livros, os quais muitas vezes são uma antologia de textos. E contém diversos estilos literários, diversos extratos de diversas camadas de tradições de diversos períodos; e diversos níveis de historicidade (e não adoto o critério “manifestação extraordinária dos atos de Deus na História como critério de descrença).

    Agora, realmente, esta matéria foi precipitada. O conteúdo não condiz com o título.

    Escrevi uma resposta completa, com observações a respeito do perfil das divulgações de matérias afins, aqui:
    “Moisés pode ter existido, sugere pesquisa arqueológica”
    http://informadordeopiniao.blogspot.com … ugere.html

  16. Pessoinha insuportável essa tal de Ana heim?
    incrédula, medíocre. credo!!!!!!!!
    vai queimar no fogo do inferno!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  17. Lourival Pereira disse:

    Eu não acho a Ana “pessoinha insuportável” pelo contrário, eu acho a Ana pessoa muito inteligente, que PENSA, que argumenta; quer encontrar respostas concretas, com evidências comprovadas e não se borrar de medo como algumas pessoas que conheço que só vão à igreja com medo de fritar no inferno (coisa que ninguém pode provar que existe).
    Frequentemente me pergunto: como pode o ser humano em pleno século XXI viver à luz de divindades (não comprovadas) que existem somente na imaginação e na maquiavelação de espertos. Claro que tem muita coisa bonita na bíblia. Mas também era de se esperar, afinal em mais de dois mil anos já dá para as pessoas viverem episódios e adquirirem experiencias e práticas para escreverem todas essas coisas na biblia.
    Pra mim a biblia conta a história do ser humano, suas labutas sobre o planeta terra para sobreviverem, suas guerras, suas falcratuas, sua sede de poder, exemplos Reis despóticos, imperadores achando que eram donos do mundo, idiotas adorando ídolos e por aí uma infinidade de histórias, que pra mim nada soma para nós que vivemos agora. Não se pode impor leis, regras e costumes de quem viveu hà 2 mil anos atrás num contingente de seres humanos com costumes e praticas da atualidade. Isso para mim é uma tremenda regressão e atraso de mentalidade. Ainda bem que nunca caio de cabeças nessas crenças. Tomara que chova….

    • eu tbm ñ acho a Ana insuportável,mas usa do subjetivismo…não existe uma realidade nq ela disse …estaria ela certa e os teístas errados…então o pensamento dela é oque deve ser seguido,é a verdade?E ateus como Stalin,estão errados?pq ???como estabelecer certo ou errado …somos processos do acaso,da sorte,da coincidência e deitaremos na eterna inexistência ,então que valor real tem as idéias da Ana,ou as suas,ou as minhas?Deus não existe…isso é um fato,isso ñ é um mito,essa é uma verdade,Deus é um produto criado pelo cérebro de alguns humanos,qm sabe milhões ou bilhões…então já q Deus ñ existe oq importa a nossa existência?O que importa ser moral,se é q existe moralidade objetiva … eu posso seguir meus próprios desejos,e qm tem haver com isso ,qual o problema em ser pedófilo ou assassino,qual o erro nisso?pq é justo prender um pedófilo,ou um assassino?pq é imoral?imoral pra qm ?pro pedófilo ñ é !então pq ele está errado e qm é contra pedofilia está certo?somos meros animais nesse gigantesco universo,então qual a diferença em outra espécies comerem filhotes de outros animais,e uma mãe comer o filho de uma outra pessoa?ñ importa qnto sofrimento um individuo cause a outro ;ambos deitarão na eterna inexistência; e isso será infinitamente irrelevante,existir é completamente irrelevante…opiniões são irrelevantes,a ci~encia é irrelevante …inexistir é uma realidade permanente…então pq combater a inexistência, se esse é o destino eterno de todos os seres vivos???

  18. Não sei por que tantas dúvidas pela a existência de Moisés, basta ir ao Museu do Cairo e falar diretamente com o Diretor responsável, que lhe mostrará todas evidências dos originais, e que se trata de um romance, MOISÉS NUNCA EXISTIU, e foi tudo copilado pela IGREJA, e ainda alterando uma parte do texto, onde se diz 6000 nômades, a Igreja assinala 600 mil, pois ela não tem nenhum original, é cópia da cópia. E os dez mandamentos escritos na letra hebraica teria que ser uma pedra enorme, maior que Moisés.

  19. Eu não posso afirmar que Moisés existiu ou não. Mas vamos analisar friamente um detalhe. Quando os bandeirantes iniciaram sua saga pelo interior do nosso Brasil, criaram povoados, estabeleceram convivencia com indígenas, miscigeraram com os nativos. Exploraram minas de ouro, diamantes, elaboraram mapas geográficos, conquistaram possessões, construiram igrejas, capelas, enfim iam deixando em seu rastro uma infinade de sinais e evidencias reais de sua passagem.
    Agora me digam: o que acharam no caminho percorrido por moises que comprove sua real saga pelo deserto? Mesmo que fosse o deserto, árido e sem vida, deveriam haver quaisquer indicios de sua passagem.
    Os supostos indícios que dizem existir pra veridicar sua existência, não são claros e nem evidentes.
    Naquela época não existia a fotografia, mas se Moisés realmente gozava de tanto pretigio e fama (pra sua época) fatalmente existiria um quadro pintado, ou uma éstátua sua ou várias estátuas,que equivalia na época o registro de pessoas influentes que marcaram a história.
    Fica aí pra vocês analisarem. Abrs.

  20. Marcos Fernandes disse:

    Oi! Respeito todos os pontos de vista, mas deixarei de acreditar na biblia apartir do momento que a arqueologia e a ciência conseguir provar com provas irrefutáveis e que não sucite duvidas a ninguém desde o ateu ao religioso a nossa origem e falibilidade da bíblia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: